Orla de Atalaia, Aracaju-SE, a orla mais bonita do Brasil!

A Orla de Atalaia é considerada a orla mais bonita do Brasil e está localizada na cidade de Aracaju-SE. De todas as orlas que conheço, de fato Atalaia é a mais bonita por uma série de fatores e você vai saber tudo sobre ela agora.

Durante o mês de abril participei do Projeto #BlogueirosEmAracaju que visa divulgar os atrativos turísticos de Aracaju e arredores e pude conhecer esta orla, que é um verdadeiro complexo de atrações para todas as idades.

Atualização: Em janeiro de 2017 voltei à Aracaju e conheci outros pontos da Orla de Atalaia, o post está atualizado.

Orla de Atalaia
Orla de Atalaia
Orla de Atalaia
Orla de Atalaia

Estrutura da Orla de Atalaia

Com 6km de extensão e a 9km do centro de Aracaju, a Orla de Atalaia é totalmente preparada para o turismo, lazer e entretenimento, com iluminação para banhos noturnos e uma grande variedade de bares e restaurantes.

Tem quadras poliesportivas, praça de eventos, uma infinidade de hotéis e pousadas, diversos quiosques, academias ao ar livre, banheiros, ciclovia em quase toda a sua extensão, pista de cooper, parques infantis, campos de futebol de areia, quadras de tênis e vôlei de praia, rampas de skate, parede de escaladas, centro de arte e cultura, feiras de artesanato, bancas de revista, totens de informações, fontes luminosas e lagos para passeio de pedalinho.

E como a faixa de areia é muito grande, passarelas foram construídas entre o calçadão da orla e as areias da praia para acesso ao mar. Ah, e a orla ainda tem estacionamento para 1400 veículos. Ah, e ainda tem delegacia especial para o turista. Ah, e ainda tem um kartódromo. Bom, esse tanto de “Ah” foi só pra descontrair com essa infinidade de atrativos.

Passarelas foram construídas, facilitando o acesso até as areias da praia
Passarelas foram construídas, facilitando o acesso até as areias da praia
Orla de Atalaia

A praia

Com extensa faixa de areia, a Praia de Atalaia possui águas limpas e mornas, em tom perolado e boas para banho. Como as areias da praia são planas, dá pra curtir boa parte da água e ainda estar na parte rasa, ideal para famílias com crianças. A praia possui boa estrutura e mesmo assim, não costuma estar cheia, é uma coisa que fiquei por entender.

A extensa faixa de areia da Praia de Atalaia
A extensa faixa de areia da Praia de Atalaia

Onde se hospedar na Orla de Atalaia

Já me hospedei em vários hotéis em Aracaju, cada um tem suas particularidades, pontos positivos e negativos, então cada hotel tem um post, contando como foi a experiência.

Hotel da Costa localiza-se de frente para a Orla de Atalaia. Com confortáveis acomodações e ótima localização, o hotel possui um preço justo, de acordo com toda a estrutura oferecida.

Hotel da Costa
Hotel da Costa

O Jatobá Praia Hotel fica no início da Passarela do Caranguejo, também de frente pra Orla de Atalaia. Tem piscina com vista panorâmica pra orla, quartos com vista parcial para o mar e um café da manhã com deliciosas opções regionais.

Café da Manhã do Jatobá Praia Hotel

O Ibis Budget Aracaju é uma opção pra quem deseja se hospedar pertinho da Orla, pagando um valor mais em conta. Economia com o padrão Ibis de qualidade, uma boa combinação. O hotel está novinho.

Quarto do Ibis Budget Aracaju
Ibis Budget Aracaju

O Radisson Hotel Aracaju é o hotel mais bem avaliado de Aracaju e atende aqueles que procuram hospedagem luxuosa. Com uma piscina charmosa e quartos amplos e confortáveis, o hotel fica de frente pra Orla, pertinho do Projeto Tamar e Oceanário.

Acomodação Business Class do Radisson Hotel Aracaju
Radisson Hotel Aracaju

O Comfort Hotel Aracaju é o mais novo hotel da cidade. Inaugurado em janeiro de 2017, tive uma ótima experiência neste hotel, está tudo novinho, os quartos são amplos e bastante funcionais. Ele está a duas quadras da Orla.

Comfort Hotel Aracaju
Comfort Hotel Aracaju

O Mar do Farol está oficialmente na Coroa do Meio, mas é praticamente Atalaia, já que está a duas quadras do início da Orla. O hotel possui um café da manhã baseado na culinária regional e os preços são atraentes.

Mar do Farol Praia Hotel
Mar do Farol Praia Hotel

Passarela do Caranguejo – Onde comer

A Passarela do Caranguejo é o grande “point” da Orla de Atalaia. Você vai caminhando pela orla e de repente vê um caranguejo gigante, com mais de 2 metros de altura, pronto, você já está na Passarela do Caranguejo. Por ali tem restaurantes e bares pra todos os gostos e com os mais diversos cardápios, não é só caranguejo não.

O famoso "caranguejo gigante", onde se inicia a Passarela do Caranguejo
O famoso “caranguejo gigante”, onde se inicia a Passarela do Caranguejo

O Pastel da Jane possui deliciosos pastéis de diversos sabores e faz um escondidinho de charque divino. O Cariri também possui um cardápio diversificado, porém o grande destaque do local é o animado forró, que vai até altas horas da madrugada. Tem o Bada Grill, local que curti demais, ambiente muito gostoso e bem decorado, música ao vivo, bom atendimento e a deliciosa Tábua de 4 frutos do mar.

Restaurante Bada Grill
Restaurante Bada Grill

O Rei da Sopa possui preços mais em conta e serve o delicioso creme de macaxeira com charque. O Algo Mais Beach fica coladinho ao Rei da Sopa e possui opções interessantes como o Camarão Crocante, que vem com creme de queijo.

Macaxeira ao Forno de Charque, Rei da Sopa
Macaxeira ao Forno de Charque do Rei da Sopa

A diversidade de opções gastronômicas vai além da Passarela do Caranguejo, há bares e quiosques por toda a orla com musica ao vivo e ambientes agradáveis.

Alguns Atrativos

A Orla de Atalaia está recheada de atrativos, tem atividades pra todos os gostos e todas as idades:

Região dos Lagos

A região dos lagos é uma das mais belas da Orla de Atalaia e reúne centenas de pessoas todos os dias que buscam a prática de esportes ou apenas curtir o visual. O passeio de pedalinho também e muito tradicional por lá, o local é muito agradável. O pôr do sol visto da região dos lagos também é lindo.

Belíssimos lagos na Orla de Atalaia
Belíssimos lagos na Orla de Atalaia

orla-atalaia-aracaju-se (6)

Mundo da Criança

Um complexo com vários brinquedos infantis que recebe centenas de pessoas todos os dias. Possui a famosa fachada de arco íris e iluminação noturna. Um espaço perfeito para que tem criança.

Mundo Maravilhoso da Criança, Orla de Atalaia
Mundo Maravilhoso da Criança

Arcos da orla

O local mais procurado pelos turistas para fotos. Os arcos ao fundo são revestidos em pastilhas azuis e cada um representa uma fase da construção da orla. O “Eu amo Aracaju” foi recentemente introduzido à frente dos arcos.

Arcos da Orla de Atalaia, Aracaju-SE
Arcos da Orla de Atalaia

Centro de Arte e Cultura J. Inácio

O Centro de Arte e Cultura J. Inácio é um grande espaço para exposições de algumas obras de arte e venda de artesanatos em palha, redes, rendas, panelas de barro e esculturas. O local tem capacidade para 48 boxes.

Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla de Atalaia
Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla de Atalaia
Artesanato vendido no Centro de Arte e Cultura J. Inácio
Artesanato vendido no Centro de Arte e Cultura J. Inácio

Feiras de Artesanato

São mais de dez. Conheci a Feira do Turista, que fica a 1 quadra do Hotel da Costa e possui diversas lojas com venda de artesanatos, doces, pimentas, frutas típicas, lembranças, espaço kids e forró ao vivo (bem animado). O local ainda possui um bar que serve petiscos e bebidas enquanto você curte as apresentações no palco.

Feira do Turista, na Orla de Atalaia
Feira do Turista, na Orla de Atalaia
Um pouco do artesanato e as atrações da Feira do Turista
Um pouco do artesanato e as atrações da Feira do Turista

Passeio de Trenzinho

O passeio de trenzinho é um dos mais tradicionais da Orla de Atalaia. Custa R$5,00 e tem diversos pontos de embarque, percorrendo a orla de ponta a ponta.

Trenzinho que realiza o passeio por toda a Orla de Atalaia
Trenzinho que realiza o passeio por toda a Orla de Atalaia

Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR

O Oceanário de Aracaju e Projeto TAMAR é um passeio imperdível. Dá pra participar da soltura de tartarugas marinhas ao mar, alimentar tubarões e aprender mais sobre a vida de vários animais marinhos.

Projeto TAMAR e Oceanário de Aracaju
Projeto TAMAR e Oceanário de Aracaju

oceanario-de-aracaju-projeto-tamar-aracaju-sergipe (13)

Porque é a orla mais bonita do Brasil?

Não é por acaso que eu considero a Orla de Atalaia como a mais bonita do Brasil. A orla é totalmente segura, bem estruturada, sem flanelinhas, com trânsito educado e moradores conscientes. Dá pra curtir a orla durante o dia e a noite, já que ela é toda iluminada.

Se as águas do mar não tem aquele tom azulado de Maceió nem o esverdeado de João Pessoa, Aracaju compensa com um grande complexo de atrações por toda a orla.

Passarela do Caranguejo
Passarela do Caranguejo

Viagens realizadas em abril de 2016 e janeiro de 2017

+  Aracaju no Blog Meu Destino:

Saiba tudo sobre Aracaju
Roteiro de 3, 5 e 8 dias em AracajuOrla de Atalaia: A mais bonita do Brasil
Oceanário e Projeto TAMAR
Marinete do Forró
Cariri
Centro Histórico de Aracaju
Mirante da 13 de Julho
Teleférico de Aracaju
Praia do Mosqueiro:
Pôr do Sol de Aracaju
Croa do Goré
SUP Amigos (stand up paddle)
Praia de Aruana
Onde se hospedar em Aracaju
Onde comer em Aracaju
Delícias da Culinária Sergipana
Passeios nos arredores:
Parque dos Falcões
Praia do Saco
Mangue Seco
Cânion do Xingó
São Cristóvão
Boa Luz Hotel Fazenda

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.