Projeto Pôr do Sol de Aracaju-SE, um lindo cenário, um ótimo passeio!

O Projeto Pôr do Sol de Aracaju acontece em um dos cartões postais da cidade, a Orla Pôr do Sol

O recém criado Projeto Pôr do Sol de Aracaju já se tornou um dos principais atrativos para turistas e moradores da capital de Sergipe. Idealizado pela SEMICT – Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo – o projeto existe há dois anos e acontece todos os sábados na chamada Orla Pôr do Sol, atraindo vários turistas que se encantam pela beleza e pelas atrações do local.

Orla Pôr do Sol, onde acontece o Projeto Pôr do Sol de Aracaju
Orla Pôr do Sol, onde acontece o Projeto Pôr do Sol de Aracaju
Orla Pôr do Sol, onde acontece o Projeto Pôr do Sol de Aracaju
Orla Pôr do Sol, onde acontece o Projeto Pôr do Sol de Aracaju
Orla Pôr do Sol
Orla Pôr do Sol

Para os leitores que já estiveram em João Pessoa, o Projeto Pôr do Sol de Aracaju na Praia do Mosqueiro lembra o já consolidado Bolero de Ravel na Praia do Jacaré.

A Orla Pôr do Sol, onde acontece o projeto, fica na Praia do Mosqueiro, litoral sul da cidade. A partir da Orla de Atalaia, siga pela Av. Santos Dumont (beira mar) por toda a vida até chegar em um trevo que dá acesso à Orla Pôr do Sol, há placas por lá.

Atrações do Projeto Pôr do Sol de Aracaju

Todos os sábados, a partir das 15h, o projeto se inicia com a abertura das feiras. É montada uma estrutura na Orla Por do Sol com várias barracas que vendem artesanato e comidas típicas, tudo feito pela comunidade local. Eles receberam cursos de qualificação e estão faturando com o projeto, agregando oportunidade de trabalho e renda com o desenvolvimento do turismo local e da comunidade.

Através do projeto, muitas famílias puderam crescer profissionalmente e hoje são donas do próprio negócio. É notável a felicidade dos moradores em receber os turistas, ver a Orla Por do Sol lotada e ainda garantir o sustento da família com as vendas.

Barracas que vendem artesanato e comidas típicas, tudo feito pelos moradores locais
Barracas que vendem artesanato e comidas típicas, tudo feito pelos moradores locais

projeto-por-do-sol-de-aracaju-orla-por-do-sol-aracaju-sergipe (14)

Entre 15h e 17h diferentes atrações se apresentam em um palco montado sobre o calçadão. No sábado em que estive presente, houve uma apresentação de um saxofonista por cerca de 1h.

projeto-por-do-sol-de-aracaju-orla-por-do-sol-aracaju-sergipe (1)

A partir das 17h, há uma atração fixa, a principal do Projeto Pôr do Sol de Aracaju. O simpático Valtinho do Acordeon rouba a cena, tocando sanfona e cantando músicas clássicas como “Ave Maria”, em um pequeno barco sobre as águas do Rio Vaza Barris. O público acompanha a apresentação do calçadão da orla e aprecia o lindo pôr do sol ao fundo, um cenário deslumbrante. A apresentação segue até o sol se pôr por completo. Confira em nosso canal do Youtube o vídeo da apresentação de Valtinho no Orla Pôr do Sol.

Valtinho do Acordeon
Valtinho do Acordeon
O Rio Vaza Barris com o lindo pôr do sol ao fundo
O Rio Vaza Barris com o lindo pôr do sol ao fundo

projeto-por-do-sol-de-aracaju-orla-por-do-sol-aracaju-sergipe (7) projeto-por-do-sol-de-aracaju-orla-por-do-sol-aracaju-sergipe (10) projeto-por-do-sol-de-aracaju-orla-por-do-sol-aracaju-sergipe (4)

Os visitantes ainda curtem uma apresentação de danças típicas da comunidade. Eu pude acompanhar a apresentação do grupo Samba de Coco com os moradores se divertindo na folclórica dança “Coco de Roda”, dança típica da região nordeste, muito interessante.

Moradores se divertindo na folclórica dança "Coco de Roda"
Moradores se divertindo na folclórica dança “Coco de Roda”
Grupo Samba de Coco se apresentando no Projeto Orla Pôr do Sol
Grupo Samba de Coco se apresentando no Projeto Orla Pôr do Sol

Entre uma apresentação e outra, aproveite para experimentar as delícias da culinária sergipana, como o pastel de aratu e de camarão, tapioca, doce de coco e amendoim, castanha, queijada, ahhh, só de falar já me dá vontade! As feirinhas de artesanato possuem presentas e lembranças (bem bacanas) de Aracaju como porta retratos, chinelos, chapéus e pinturas, vale a pena conferir.

projeto-por-do-sol-de-aracaju-orla-por-do-sol-aracaju-sergipe (17) projeto-por-do-sol-de-aracaju-orla-por-do-sol-aracaju-sergipe (16)

Comidas típicas, preparada pelos moradores locais
Comidas típicas, preparada pelos moradores locais

projeto-por-do-sol-de-aracaju-orla-por-do-sol-aracaju-sergipe (23)

Artesanato local
Artesanato local
Artesanato local
Artesanato local
Artesanato local
Artesanato local

Se você gosta de praticar stand up paddle, a Orla Por do Sol é um ótimo lugar para a prática do esporte. É possível alugar o equipamento com o pessoal do SUP Amigos, procure o Otávio. Além da locação, o Otávio realiza um trabalho social com as crianças da comunidade, retirando lixo dos rios e ao mesmo tempo ensinando o esporte a elas. Praticar SUP em um lindo cenário com o pôr do sol ao fundo e ainda ajudar um projeto social, precisa de mais algum motivo para ir conhecer o SUP Amigos?

Stand up paddle na Orla Pôr do Sol
Stand up paddle na Orla Pôr do Sol

Dica: Reserve um sábado de seu roteiro para curtir o Projeto Pôr do Sol de Aracaju. Se o roteiro estiver apertado, chegue à partir das 17h. Lembre-se que o sol se põe mais cedo no Nordeste.

projeto-por-do-sol-de-aracaju-orla-por-do-sol-aracaju-sergipe (6)

Os #BlogueirosEmAracaju e todos os acolhedores moradores locais do Mosqueiro
Os #BlogueirosEmAracaju e todos os acolhedores moradores locais do Mosqueiro

Quero agradecer aos moradores locais por nos acolher com várias comidas típicas, preparadas por eles. (Adeus dieta!). E parabéns à SEMICT pelo excelente trabalho realizado junto aos moradores locais, dando oportunidade de crescimento profissional e promovendo o turismo local.

Viagem realizada em abril de 2016

+  Aracaju no Blog Meu Destino:

Saiba tudo sobre Aracaju
Roteiro de 3, 5 e 8 dias em AracajuOrla de Atalaia: A mais bonita do Brasil
Oceanário e Projeto TAMAR
Marinete do Forró
Cariri
Centro Histórico de Aracaju
Mirante da 13 de Julho
Teleférico de Aracaju
Praia do Mosqueiro:
Pôr do Sol de Aracaju
Croa do Goré
SUP Amigos (stand up paddle)
Praia de Aruana
Onde se hospedar em Aracaju
Onde comer em Aracaju
Delícias da Culinária Sergipana
Passeios nos arredores:
Parque dos Falcões
Praia do Saco
Mangue Seco
Cânion do Xingó
São Cristóvão
Boa Luz Hotel Fazenda

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016
Realização:
Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

2 COMENTÁRIOS

Comente!