O charmoso Centro Histórico de Ilhabela (Vila)

A Vila é o principal point de Ilhabela, onde há lojas, bares, restaurantes e o centro histórico

O Centro Histórico de Ilhabela é um charme e recebe muitos turistas durante o dia e principalmente a noite, devido à grande quantidade de lojas e atrativos históricos que o local possui.

Como chegar

Ilhabela como o próprio nome diz é uma ilha que fica próxima à cidade de São Sebastião, no estado de São Paulo. Para chegar lá, somente através de balsa e os detalhes desta travessia, eu explico neste post.

O Centro Histórico de Ilhabela, também conhecido como Vila, está a 6km da balsa. Assim que sair da balsa, pegue à esquerda, sentido norte da ilha a passará pelas Praias do Perequê, Itaguaçu, Engenho D’água e Saco da Capela. Assim que chegar a uma praça central, você já estará na Vila.

Centro Histórico de Ilhabela

O Centro Histórico de Ilhabela possui várias construções históricas e vamos destacar duas delas: a Igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bom Sucesso e a Antiga Cadeia e Fórum.

A Igreja de Nossa Senhora D’ajuda e Bom Sucesso está situada no Morro do Baepi e foi construída em pedras, conchas e óleo de baleia pelos escravos entre 1697 e 1718. O prédio possui 40 metros de comprimento e 10 metros de largura, possui piso de mármore e uma belíssima imagem de Nossa Senhora D’ajuda no forro do teto.

Igreja de Nossa Senhora D'ajuda no Centro Histórico de Ilhabela-SP.
Igreja de Nossa Senhora D’ajuda no Centro Histórico de Ilhabela-SP.
Interior da Igreja de Nossa Senhora D'ajuda
Interior da Igreja de Nossa Senhora D’ajuda

Do topo das escadarias, têm-se uma belíssima visão panorâmica da Vila. Ao redor da igreja, jardins bem cuidados e muito verde, além de uma obra plástica de Jesus Crucificado, feita por Gilma Pinna.

Vista panorâmica da Vila
Vista panorâmica da Vila
Obra plástica de Jesus Crucificado com a Igreja ao fundo
Obra plástica de Jesus Crucificado com a Igreja ao fundo

Ao lado da igreja está a Antiga Cadeia e Fórum, que hoje abriga a sede do Parque Estadual de Ilhabela.

Antiga Cadeia e Fórum e atual sede do Parque Estadual de Ilhabela
Antiga Cadeia e Fórum e atual sede do Parque Estadual de Ilhabela

Construído entre os anos de 1805 e 1806, o prédio foi desenhado em estilo militar com torre e escadarias, mesclando os estilos neo clássico, barroco e traços coloniais. O prédio foi declarado Patrimônio Histórico pelo CONDEPHAAT em 2001.

Nas antigas celas da cadeia, o local costuma receber exposições e trabalhos regionais.

centro-historico-vila-ilhabela-sp (14)

Passeando pela Vila

A Vila de Ilhabela possui diversas lojas, galerias comerciais, restaurantes e até shopping, tudo bonitinho e organizado. O movimento de pessoas por lá é intenso, principalmente durante a noite, quando restaurantes e lojas ficam lotados de turistas.

Além de abrigar o Centro Histórico, a Vila possui uma praça com fontes e diversos tipos de comércio ao redor. A noite, a praça fica toda iluminada.

Praça da Vila
Praça da Vila
Praça da Vila
Praça da Vila

Um dos locais mais tradicionais da Vila é a Rua do Meio, que possui um grande espaço para o trânsito de pessoas, diversas lojinhas e um clima delicioso, com bancos e lustres.

Rua do Meio, na Vila de Ilhabela
Rua do Meio, na Vila de Ilhabela
Rua do Meio, na Vila de Ilhabela
Rua do Meio, na Vila de Ilhabela

Na Vila há um píer muito utilizado pelos pescadores locais que fica no final da Rua do Meio. A ida ao local é gratuita sendo necessário passar por dentro de uma mini galeria. As fotos neste píer ficam legais e vale a pena dar um pulinho lá para conhecer.

Pier da Vila
Pier da Vila
Pier da Vila
Pier da Vila

Por toda a orla da Vila há ciclovias e calçadões para caminhadas e há um ponto de ônibus em frente à praça. Durante o ano, a Vila costuma receber diversos shows e eventos.

Orla da Vila
Orla da Vila

Um dos comércios em destaque na Vila é a Creperia Nareia, que faz deliciosos crepes de diversos sabores.

Crepe das Creperia Nareia
Crepe das Creperia Nareia

Passear pela vila é atração obrigatória de todo o turista que visita a ilha, seja para comer, para compras, para conhecer o Centro Histórico de Ilhabela ou simplesmente para caminhar pelas charmosas ruas que a vila possui.

O Centro Histórico e Vila de Ilhabela é pequeno, as atrações ficam próximas e dá pra conhecer tudo em poucas horas. Dá pra encaixar o passeio em um final de tarde e já emendar com um passeio à noite pela Vila, o melhor local para compras de artesanato em Ilhabela. A grande variedade de lojas e os preços justos fazem do local, visita obrigatória para os turistas.

Este blogueiro metido a percador no Pier da Vila
Este blogueiro metido a percador no Pier da Vila

Aproveite para jantar por lá nos diversos restaurantes que a Vila possui. A Vila é linda, principalmente à noite, quando ela fica toda iluminada, não deixe de conhecer!

Viagem realizada em janeiro de 2016

+  Ilhabela no Blog Meu Destino:

Saiba Tudo Sobre Ilhabela
As melhores praias
Dicas para fugir da fila da balsa
Centro Histórico (Vila)
Mergulho na Ilha das Cabras
Praia de Castelhanos
- Como chegar / O que fazer
- Cachoeira do Gato
Hospedagem
- Ilha Deck Hotel
Gastronomia
- Ilha Deck Bar e Restaurante - Pizzabela
- Creperia Nareia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

3 COMENTÁRIOS

Comente!