Dicas para fugir da fila da Balsa para Ilhabela-SP

Dependendo do dia e da época a fila pode durar por horas e nossas dicas podem evitar que isso aconteça

Ilhabela é um paraíso que fica no estado de São Paulo, uma ilha maravilhosa com uma bonita orla, praias lindíssimas, muita segurança, ótimos restaurantes, enfim, um lugar muito gostoso para passar alguns dias. A dificuldade de se chegar a Ilhabela se resume a um problema: a fila da balsa.

Para chegar até a ilha, não tem outro jeito, somente pela balsa. No período de baixa temporada, as filas não costumam ficar grandes e a travessia não demora, porém, na alta temporada, grandes filas podem se formar e o tempo de espera para a travessia pode ser de 2h ou mais. Mas esse problema pode ser resolvido, no conforto de sua casa.

Dicas para fugir da fila da balsa para Ilhabela-SP
Balsa DERSA

Fugindo da fila da balsa

A DERSA, empresa responsável pelas balsas que fazem a travessia, possui um sistema de agendamento online chamado HORA MARCADA que permite que você agende um horário para realizar a travessia sem precisar pegar a fila comum, é só chegar e entrar na balsa, direto. Mas claro, tudo tem seu preço, e isso eu vou explicar mais detalhadamente.

Dicas para fugir da fila da balsa para Ilhabela-SP

Como utilizar o serviço?

Tudo é feito pela internet. Basta você acessar o site da DERSA, fazer um cadastro com seus dados e em seguida realizar a sua reserva. Fique atento na hora de escolher qual o local da travessia já que a DERSA opera outros trechos também. Para Ilhabela, a travessia correta é São Sebastião/Ilhabela.

A reserva pode ser feita somente para entrada na ilha, somente para a saída da ilha ou para os dois trechos. De acordo com a hora marcada, você tem 30 minutos de tolerância para mais ou para menos. Resumindo: se você agendar a sua travessia para as 9h, de 8h30 às 9h30 é só chegar e entrar.

Dicas para fugir da fila da balsa para Ilhabela-SP

Dicas para fugir da fila da balsa para Ilhabela-SP
Fila de espera em Ilhabela

Assim que estiver próximo da fila da balsa, procure as placas mostrando HORA MARCADA e cuidado para não entrar na fila comum. Essa foi uma de minhas preocupações, porém, há várias placas indicando por onde ir, é super tranquilo. Ah, é bom levar o comprovante da compra impresso (você receberá no e-mail). Talvez nem precise, mas, como diz o ditado, “o seguro morreu de velho”.

Dicas para fugir da fila da balsa para Ilhabela-SP

Quanto custa e como pagar?

O pagamento do serviço HORA MARCADA é feito somente via cartão de crédito e existem diferentes valores de acordo com o dia da semana e o tipo de veículo. Para você comparar os preços e ver se vale a pena pagar o serviço, vamos mostrar os preços para balsa na fila comum e com o serviço HORA MARCADA. Os valores estão atualizados até janeiro/2016.

Dicas para fugir da fila da balsa para Ilhabela-SP

Se você optar pela balsa na fila comum, pagará apenas a ida, sendo que a volta você pagará apenas a TAXA AMBIENTAL da ilha, que atualmente custa R$7,50.

Caso você opte pela HORA MARCADA, pagará uma taxa para ida e outra para a volta, porém, não será necessário pagar a TAXA AMBIENTAL.

Dicas para fugir da fila da balsa para Ilhabela-SP

Agora é só fazer as contas e ver se vale a pena pagar pelo serviço. Eu fiz a travessia durante a semana e paguei somente a ida com HORA MARCADA. Neste caso não precisei pagar a balsa de volta, somente a TAXA AMBIENTAL, mas entrei na fila da balsa as 10h30 e consegui finalizar a travessia as 12h30, sendo 1h40 de espera na fila e 20 minutos de travessia.

E se eu não usar o HORA MARCADA?

Pode acontecer de você chegar e não haver fila ou ela estar pequena e você não precisar usar o HORA MARCADA. Neste caso você pode optar por utilizar a fila comum e pagar a taxa comum, deixando o seu HORA MARCADA de crédito para uma futura travessia.

Dicas para fugir da fila da balsa para Ilhabela-SP

Você terá 12 meses (da data da compra) para reagendar e utilizar o seu crédito, sendo necessário o agendamento do mesmo veículo e no mesmo trecho, de acordo com o período da semana comprado (dia útil ou sab/dom/feriado). E você não precisa informar nada à DERSA, basta passar na fila comum e não utilizar o serviço que, automaticamente, o crédito será gerado.

Vale a pena usar o serviço?

No meu caso valeu muito a pena na ida, já que marquei o serviço para as 9h e pude agilizar o meu check-in no hotel e aproveitar melhor o primeiro dia. Como haviam filas grandes, talvez eu chegasse bem mais tarde e perderia 1 dia.

Dicas para fugir da fila da balsa para Ilhabela-SP

Já para a volta, como eu iria regressar à minha cidade sem outros compromissos, não me preocupei com a hora e enfrentei 1h30 de fila para economizar uns trocados.

Veja quais são suas prioridades para saber se vai valer a pena ou não utilizar o serviço de HORA MARCADA. E aproveite Ilhabela, eita lugarzinho lindo!

Balsa São Sebastião -> Ilha Bela
Av. Antonio Januário do Nascimento, s/n
São Sebastião/SP
Balsa Ilhabela -> São Sebastião
Av. Princesa Izabel, s/n
Ilhabela/SP
www.dersa.sp.gov.br

Viagem realizada em janeiro de 2016

+  Ilhabela no Blog Meu Destino:

Saiba Tudo Sobre Ilhabela
As melhores praias
Dicas para fugir da fila da balsa
Centro Histórico (Vila)
Mergulho na Ilha das Cabras
Praia de Castelhanos
- Como chegar / O que fazer
- Cachoeira do Gato
Hospedagem
- Ilha Deck Hotel
Gastronomia
- Ilha Deck Bar e Restaurante - Pizzabela
- Creperia Nareia

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

8 COMENTÁRIOS

  1. Prezado Sr. André, bom dia !! Caso eu compre a travessia com hora marcada, e não a use, ao invés de deixar como crédito, posso solicitar o reembolso? Obrigado pela atenção.

  2. Boa noite!! estou indo a ilha bela agora dia 12/01 chego a São Sebastião por volta das 14:00 horas o que vc me indica hora marcada ou não?

    • Oi Joildes.
      Então, é difícil cravar o que deve ser feito, pode ser que você chegue lá e tenham poucos carros, mas como é alta temporada na ilha a tendência é que tenham grandes filas. Se tiver condições, é melhor prevenir e comprar o hora marcada, pra não correr o risco de perder boa parte de um dia.

Comente!