Basílica Velha de Aparecida, a Basílica Matriz – SP

Ligada ao novo Santuário Nacional pela Passarela da Fé, a Basílica Velha é um passeio imperdível e tem grande importância para a história da santa padroeira do Brasil

Símbolo da Capital Mariana do País, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Basílica Velha de Aparecida é um símbolo de fé e religiosidade dos romeiros que visitam Aparecida/SP. A Basílica é uma construção no estilo barroco tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico localizada em Aparecida, a Capital Mariana do País.

Seu estilo barroco é marcado por duas torres e sinos e seu altar-mor e retábulo foram esculpidos em mármore de Carrara, na Itália. O som de seus carrilhões emociona devotos e turistas às 12h e às 18h. Um belíssima imagem de Nossa Senhora Aparecida está localizada ao centro do altar-mor.

Basílica Velha de Aparecida - SP

Imagem - Basílica Velha de Aparecida - SP
Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Basílica Velha de Aparecida - SP

Basílica Velha de Aparecida

Construída em 1745, a Basílica Velha foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sendo considerada símbolo de fé e devoção. É um dos locais mais visitados em Aparecida. Para ir de carro até a Basílica Velha de Aparecida, há uma entrada à direita, logo após a entrada principal da cidade. Assim que avistar o Hotel Faenician, vire à direita e siga as placas para chegar até lá.

Muitas pessoas optam por chegar até lá atravessando pela Passarela da Fé. Esta é a melhor opção e faz parte do passeio. A Passarela da Fé liga o Santuário Nacional de Aparecida à Basílica e possui 500 metros de extensão.

Basílica Velha de Aparecida - SP
Passarela da Fé

Um pouco da História

A primeira igreja foi construída em 1745 no Morro dos Coqueiros, hoje conhecido como Praça Nossa Senhora Aparecida, e acolheu multidões durante 145 anos. Era de taipa e pilão. A Basílica já recebeu várias reformas ao longo de sua história e as datas são cravadas em suas imponentes paredes externas. Duas grandes reformas foram realizadas nos anos de 1760-1780  e 1824-1834.

Basílica Velha de Aparecida - SP

A atual Matriz Basílica foi inaugurada em julho de 1888, sendo um acréscimo a primeira construção. Em 1908, a Basílica Velha recebeu do Vaticano o título de Basílica de Aparecida. A última reforma começou no ano de 2004 e foi concluída em fevereiro de 2015, onde foram reparados detalhes internos e externos da Matriz, além da recuperação de janelas e peças de mármore do presbitério e altar. Pisos, paredes e telhados também foram reformados.

Feirinhas

Na rua que dá acesso à Basílica Velha, há diversas feirinhas de artesanato, que vendem diversos produtos, desde imagens sacras à lembranças da cidade. São dezenas de lojinhas que ficam lado a lado em um “morro íngrime”. Muitas pessoas descem ladeira abaixo passando pelas lojas e seguindo rumo à Igreja de São Benedito, outro importante ponto turístico de Aparecida.

Feirinhas e lojinhas - Basílica Velha de Aparecida - SP
Feirinhas e lojinhas

Dica: Não deixe de visitar a Basílica Velha de Aparecida, um dos símbolos de fé e devoção na cidade. Você pode realizar esta visita no mesmo dia em que visitar o Santuário Nacional de Aparecida e chegar até lá pela Passarela da Fé. Depois você pode retornar ao Santuário Nacional pela Passarela, e continuar a sua visita a este grandioso templo mariano. Outras informações sobre a Basílica Velha como horário de missas podem ser encontradas no portal A12.

Basílica Velha de Aparecida - SP

Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida – Basílica Velha
Praça Nossa Senhora Aparecida 01
Centro – Aparecida/SP
(12) 3105-1517
www.paroquiadeaparecida.com.br

Viagem realizada em outubro de 2015

+ Aparecida no Blog Meu Destino

Santuário Nacional de AparecidaBondinho Aparecida (Teleférico)
Basílica Velha de Aparecida (Matriz)
Hospedagem - Hotel Rainha do Brasil

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

4 COMENTÁRIOS

  1. Apenas uma pequena correção: a Basílica Velha não recebeu o título de Basílica pelo Vaticano, pois o Vaticano não existia na época, foi criado apenas em 1929 pelo Mussolini.

    • Oi Lucca.
      A sua informação é verídica, pesquisei aqui e vi que realmente o Vaticano foi criado em 1929.
      Esta informação que publiquei no blog foi retirada de fontes confiáveis como Canção Nova, mas vou verificar a informação correta e atualizar o post.
      Muito obrigado.

  2. Olá, amigo, tudo bem ? Ainda não consegui visitar a “basílica velha”, mas olhando as fotos, os padrões externos e até mesmo o ano de construção da matriz, devo dizer que é um equivoco enorme dizer que essa igreja segue estilo barroco, quando tudo indica que é neoclássica. Abraço e parabéns pelo texto.

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.