Visitando o Museu Histórico de Divinópolis – MG

O museu possui peças e fotos que contam um pouco da história do município

O Museu Histórico de Divinópolis funciona em um casarão, o último remanescente da arquitetura do século XIX na cidade e possui algumas peças históricas, além de exposições. O Museu funciona em um importante imóvel da cidade, o mais antigo casarão do município que serviu à muitas autoridades e pessoas da elite que visitavam o arraial. O imóvel está localizado no Largo da Matriz (atual Praça Dom Cristiano), local onde aconteceram importantes momentos de Divinópolis, como o seu surgimento.

O Museu Histórico de Divinópolis

Construído em 1830 por Capitão Domingos, o “sobrado do Largo da Matriz” (atual museu) contou com cerca de 200 escravos para sua construção, hoje um dos modelos arquitetônicos mais interessantes do município. O casarão teve muitas outras serventias tais como, residência dos padres, posto de saúde, escola, colégio, além de servir como a primeira sala de exibição de filmes da cidade.

Museu Histórico de Divinópolis - MG

Museu Histórico de Divinópolis - MG
Antigo casarão onde funciona o Museu

Museu Histórico de Divinópolis - MG

Museu Histórico de Divinópolis - MG

Recentemente restaurado, o casarão recebeu nova pintura, retornando às origens e recebendo suas cores originais (azul mar nas madeiras e paredes brancas). O casarão foi tombado como patrimônio histórico da cidade, em virtude dos valores histórico e arquitetônico, abrigando hoje o Museu Histórico de Divinópolis.

No museu, peças como máquinas de costura, pinturas, o primeiro telefone e a primeira máquina de escrever da cidade, algumas obras de G.T.O. (Geraldo Teles de Oliveira) e várias fotos antigas da cidade podem ser observadas de perto, mergulhando na história de Divinópolis. O museu possui dois andares e as peças estão divididas em quatro ambientes.

A entrada é gratuita. Grupos escolares podem solicitar agendamento, onde um guia é disponibilizado. O museu funciona de terça à sexta-feira, das 8h às 17h30 e domingo de 9h às 13h.

Museu Histórico de Divinópolis - MG
Primeira máquina de escrever de Divinópolis

Museu Histórico de Divinópolis - MG

Museu Histórico de Divinópolis - MG

Museu Histórico de Divinópolis - MG

Museu Histórico de Divinópolis - MG
Praça Dom Cristiano

Eu como cidadão e morador de Divinópolis achei interessante visitar este museu, que conta um pouco da história de minha cidade. Posso dizer que a parte mais interessante é o próprio imóvel, muito importante para a cidade e exemplo de arquitetura do século XIX.

Eu esperava mais do museu, alguma interatividade, talvez mais modernidade onde as peças estão expostas, uma divulgação mais eficiente, um encarte para os visitantes levarem, um site oficial, detalhes que estamos acostumados a ver em museus de outras cidades. Contudo, acho que vale a pena visitar, caso você esteja na cidade.

Museu Histórico de Divinópolis - MG

Museu Histórico de Divinópolis
Praça Dom Cristiano nº 238, Centro
Divinópolis/MG
(37)3222-7629

Viagem realizada em julho de 2015

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

 💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
➡ Reserve o seu hotel com o Booking
➡ Alugue um carro com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em Reais, sem IOF
➡ Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Um pequeno problema de saúde pode se transformar em um grande problema.
➡ Precisa fazer câmbio para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio
➡ Quer evitar filas para comprar ingressos? Compre online com a Get Your Guide e Tour On

+ Divinópolis no Blog Meu Destino

O que fazer
Igrejas e Museus
 - Museu Histórico de Divinópolis
 - Museu GTO (Geraldo Teles de Oliveira)
Mega Malte - Cervejas Artesanais
Onde comer em Divinópolis
Onde ficar em Divinópolis

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

2 COMENTÁRIOS

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.