Circuito Cultural Praça da Liberdade, um ótimo passeio em BH

Uma linda praça rodeada de museus instalados em casarões históricos é passeio obrigatório para turistas que visitam a capital mineira

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um projeto desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais em parceria com empresas da iniciativa privada, que reúne doze museus e espaços culturais, sendo o maior conjunto integrado de cultura do Brasil.

Praça da Liberdade

Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior complexo cultural do país, e foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural. O circuito está em uma área nobre de Belo Horizonte, com enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico. Como a sede do governo de Minas Gerais se transferiu para a Cidade Administrativa (outra belíssima obra de Oscar Niemeyer), os antigos prédios e casarões passaram a abrigar museus e espaços culturais.

Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Foto: Divulgação
Edifício Niemeyer - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Edifício Niemeyer

Localizada no coração de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade (que abriga o circuito) fica no final da Avenida Bias Fortes. Chegando pela Avenida Amazonas sentido Centro, vá até a Praça Raul Soares e pegue a segunda saída, a AV. Bias Fortes e siga até o final da rua, chegando à Praça da Liberdade. Quase todas as atrações estão ao redor da Praça da Liberdade e as que ficam um pouco mais longe, não passam de 3 quadras. Basta encontrar um lugar para estacionar e dá pra percorrer todo o circuito a pé.

Reserve já o seu hotel em Belo Horizonte

A Praça da Liberdade é um lindíssimo lugar, cartão postal da cidade de Belo Horizonte, com várias palmeiras espalhadas por toda a sua extensão, deixando o lugar muito agradável. Além disso, jardins, coretos, repuxos, estátuas em mármore e os prédios antigos dão um toque especial à Praça.

Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG

Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG

Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG

Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG

Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG

Por estar em uma localização central, a praça é ponto de passagem de muitos trabalhadores da cidade, e os bancos viram bons locais para descanso no horário de almoço. É comum encontrar famílias ou grupos de amigos fazendo piquenique na Praça.

Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Piquenique

O Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é fácil de ser percorrido, podendo ser feito a pé mesmo. Tudo fica bem perto, ao redor da praça. Saiba quais são os museus e espaços que integram o circuito:

Memorial Minas Gerais Vale: Enfoca a história geral de Minas Gerais, reunindo a riqueza cultural desde o século XVIII até o cenário contemporâneo. Reúne histórias, moda, literatura e o patrimônio do estado. Funciona terça, quarta, sexta e sábado das 10h às 17h30, quinta das 10h às 21h e domingo das 10h às 15h30. Entrada gratuita.

Memorial Minas Gerais Vale - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale - Belo Horizonte-MG
Memorial Minas Gerais Vale

Museu das Minas e do Metal: Retrata o legado do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado, colocando a mineração e a metalurgia em perspectiva histórica. Funciona de terça à domingo, das 12h às 18h e quinta das 12h às 22h. A entrada custa R$6,00, exceto às quintas e no último domingo do mês, quando a entrada é gratuita.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal - Belo Horizonte-MG
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Arquivo Público Mineiro: É a instituição mais antiga de Minas Gerais (118 anos) e possui milhares de documentos de origem pública e privada como manuscritos, impressos, mapas, fotografias e filmes dos períodos colonial, imperial e republicano. Funciona de segunda à sexta feira, das 9h às 17h.

Palácio da Liberdade: Um dos principais cartões postais da cidade, o palácio foi construído em estilo eclético com influência neoclássica. Foi inaugurado em 1897 e serviu de moradia a vários governadores. Foi restaurado em 2006 onde recebeu nova pintura e um belo pátio interno. Funciona todos os domingos, das 9h às 13h.

Palácio da Liberdade - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Palácio da Liberdade

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: Outra obra de Niemeyer, esta biblioteca abriga cerca de 260 mil títulos. Recebe cerca de 1500 pessoas por dia e reúne obras de escritores brasileiros, obras de autores mineiros de várias épocas e obras raras de coleções especiais. Funciona de segunda à sexta feira, das 8h às 18h.

Centro de Arte Popular Cemig: Privilegia a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares. O trabalho dos artistas traduzem no barro, madeira e outros materias, o universo em que vivem. Funciona terça, quarta e sexta feira, das 10h às 19h, quinta das 12h às 21h, sábado e domingo de 12h às 19h. Entrada Gratuita.

Espaço UFMG do Conhecimento: Um dos destaques do circuito, que abriga um observatório astronômico, um conjunto de exposições temáticas interativas e até um planetário de último geração, o único no estado de Minas Gerais. São abordados vários assuntos como o a vida na Terra, o meio ambiente e o universo, com cenários interativos e muita tecnologia. Funciona de terça à domingo, das 10h às 17h, quinta das 10h às 21h. Entrada Gratuita, exceto planetário que custa R$6,00.

Espaço TIM UFMG do Conhecimento - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Espaço UFMG do Conhecimento

Além desta atrações citadas acima, ainda há o Inhotim Escola, o Museu Mineiro, a Casa Fiat de Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae e o Museu do Automóvel. Ao visitar Belo Horizonte, não deixe de visitar o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Centro Cultural Banco do Brasil - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
Centro Cultural Banco do Brasil
CENA - Centro de Ensaio Aberto - Circuito Cultural Praça da Liberdade - Belo Horizonte-MG
CENA – Centro de Ensaio Aberto

Belo Horizonte-MG

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Praça da Liberdade s/nº, Belo Horizonte/MG
(31) 3272-9584
www.circuitoculturalliberdade.com.br

Viagem realizada em junho de 2015

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e aproveite. 
💵 Precisa fazer CÂMBIO para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio.
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your Guide e Tour On.
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo de Belo Horizonte:

📝 O que fazer em Belo Horizonte
- Praça da Liberdade
Pampulha
- Mineirão (Visita Guiada)
- Zoológico (Fundação Zoo Botânica)
- Mirante do Mangabeiras
- Mercado Central
- Space Kart
- Bairro Palmares
🍔 Onde comer em Belo Horizonte
- Cervejaria Backer
- Mercado da Boca
- A Pão de Queijaria
- Restaurante Chopp da Fábrica
- Ali Ba Bar
- Restaurante Casa Cheia
- Choperia Albanos
- Restaurante Villa Giannina
- Fiorella Gelato
🏨 Onde se hospedar
- Hilton Garden Inn
- Radisson Blu Savassi
- Nobile Inn
- Clarion Hotel Lourdes
- Go Inn Del Rey
- Nacional Inn
✈️ Estacionamento no Aeroporto de Confins
- B Park
- Pare Bem (antigo Air Park)

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

6 COMENTÁRIOS

  1. Ai que lindo, André!! Fiz muito esse circuíto. Quando morava em Sete Lagoas íamos muito para BH nos finais de semana. Nossos pontos preferidos eram o Mercado, claro! E depois um rolezinho pela Praça da Liberdade. Pra almoçar, íamos muito no Redentor,restaurante muito bom! Adorei o post. Beijos

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.