Circuito Cultural Praça da Liberdade, um ótimo passeio em BH

Uma linda praça rodeada de museus instalados em casarões históricos é passeio obrigatório para turistas que visitam a capital mineira

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um projeto desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais em parceria com empresas da iniciativa privada, que reúne doze museus e espaços culturais, sendo o maior conjunto integrado de cultura do Brasil.

Circuito Cultural Praça da Liberdade. Foto aérea: Site oficial do circuito
Circuito Cultural Praça da Liberdade. Foto aérea: Site oficial do circuito

Um pouco da história

Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior complexo cultural do país, e foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural.

O circuito está em uma área nobre de Belo Horizonte, com enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico.

Como a sede do governo de Minas Gerais se transferiu para a Cidade Administrativa (outra belíssima obra de Oscar Niemeyer), os antigos prédios e casarões passaram a abrigar museus e espaços culturais.

Edifício Niemeyer
Edifício Niemeyer

Como chegar

Localizada no coração de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade (que abriga o circuito) fica no final da Avenida Bias Fortes.

Chegando pela Avenida Amazonas sentido Centro, vá até a Praça Raul Soares e pegue a segunda saída, a AV. Bias Fortes e siga até o final da rua, chegando à Praça da Liberdade.

Palmeiras da Praça da Liberdade
Palmeiras da Praça da Liberdade

Quase todas as atrações estão ao redor da Praça da Liberdade e as que ficam um pouco mais longe, não passam de 3 quadras.

Basta encontrar um lugar para estacionar e dá pra percorrer todo o circuito a pé.

A Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é um lindíssimo lugar, cartão postal da cidade de Belo Horizonte, com várias palmeiras espalhadas por toda a sua extensão, deixando o lugar muito agradável.

Praça da Liberdade
Praça da Liberdade

Além disso, jardins, coretos, repuxos, estátuas em mármore e os prédios antigos dão um toque especial à Praça.

Jardins da Praça da Liberdade
Jardins da Praça da Liberdade

circuito-cultural-praca-liberdade-belo-horizonte-minas-gerais (3)

circuito-cultural-praca-liberdade-belo-horizonte-minas-gerais (4)

Por estar em uma localização central, a praça é ponto de passagem de muitos trabalhadores da cidade, e os bancos viram bons locais para descanso no horário de almoço.

É comum encontrar famílias ou grupos de amigos fazendo piquenique na Praça.

Piquenique na Praça da Liberdade
Piquenique na Praça da Liberdade

O Circuito

Saiba quais são os museus e espaços que integram o circuito:

Mapa do Circuito. Clique para ampliar
Mapa do Circuito. Clique para ampliar

Memorial Minas Gerais Vale: Enfoca a história geral de Minas Gerais, reunindo a riqueza cultural desde o século XVIII até o cenário contemporâneo. Reúne histórias, moda, literatura e o patrimônio do estado. Funciona terça, quarta, sexta e sábado das 10h às 17h30, quinta das 10h às 21h e domingo das 10h às 15h30. Entrada gratuita.

Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale
Memorial Minas Gerais Vale

Museu das Minas e do Metal: Retrata o legado do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado, colocando a mineração e a metalurgia em perspectiva histórica. Funciona de terça à domingo, das 12h às 18h e quinta das 12h às 22h. A entrada custa R$6,00, exceto às quintas e no último domingo do mês, quando a entrada é gratuita.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Arquivo Público Mineiro: É a instituição mais antiga de Minas Gerais (118 anos) e possui milhares de documentos de origem pública e privada como manuscritos, impressos, mapas, fotografias e filmes dos períodos colonial, imperial e republicano. Funciona de segunda à sexta feira, das 9h às 17h.

Palácio da Liberdade: Um dos principais cartões postais da cidade, o palácio foi construído em estilo eclético com influência neoclássica. Foi inaugurado em 1897 e serviu de moradia a vários governadores. Foi restaurado em 2006 onde recebeu nova pintura e um belo pátio interno. Funciona todos os domingos, das 9h às 13h.

Palácio da Liberdade
Palácio da Liberdade

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: Outra obra de Niemeyer, esta biblioteca abriga cerca de 260 mil títulos. Recebe cerca de 1500 pessoas por dia e reúne obras de escritores brasileiros, obras de autores mineiros de várias épocas e obras raras de coleções especiais. Funciona de segunda à sexta feira, das 8h às 18h.

Centro de Arte Popular Cemig: Privilegia a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares. O trabalho dos artistas traduzem no barro, madeira e outros materias, o universo em que vivem. Funciona terça, quarta e sexta feira, das 10h às 19h, quinta das 12h às 21h, sábado e domingo de 12h às 19h. Entrada Gratuita.

Espaço TIM UFMG do Conhecimento: Um dos destaques do circuito, que abriga um observatório astronômico, um conjunto de exposições temáticas interativas e até um planetário de último geração, o único no estado de Minas Gerais. São abordados vários assuntos como o a vida na Terra, o meio ambiente e o universo, com cenários interativos e muita tecnologia. Funciona de terça à domingo, das 10h às 17h, quinta das 10h às 21h. Entrada Gratuita, exceto planetário que custa R$6,00.

Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Além desta atrações citadas acima, ainda há o Inhotim Escola, o Museu Mineiro, a Casa Fiat de Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae e o Museu do Automóvel.

Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil
CENA - Centro de Ensaio Aberto
CENA – Centro de Ensaio Aberto

Ao visitar Belo Horizonte, não deixe de visitar o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

circuito-cultural-praca-liberdade-belo-horizonte-minas-gerais (20)

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Praça da Liberdade s/nº, Belo Horizonte/MG
(31) 3272-9584
www.circuitoculturalliberdade.com.br

Viagem realizada em junho de 2015

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

5 COMENTÁRIOS

  1. Ai que lindo, André!! Fiz muito esse circuíto. Quando morava em Sete Lagoas íamos muito para BH nos finais de semana. Nossos pontos preferidos eram o Mercado, claro! E depois um rolezinho pela Praça da Liberdade. Pra almoçar, íamos muito no Redentor,restaurante muito bom! Adorei o post. Beijos

Comente!