Festival da Pinga de Paraty/RJ

O festival acontece há mais de 30 anos e recebe turistas do Brasil inteiro

Foto: Wikipedia

Todos os anos acontece em Paraty/RJ o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, realizado desde 1982, quando começou com o nome Festival da Pinga.

O Festival da Pinga

Popularmente conhecido como Festival da Pinga, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty recebe vários turistas do Brasil inteiro para participar da festa e neste ano de 2014 ela acontecerá entre os dias 21 a 24 de agosto, a partir das 17h.

Quando acontece

O Festival acontece sempre no mês de agosto e os visitantes podem degustar as cachaças e saborear os pratos feitos especialmente para os visitantes que estiverem em Paraty.

Entrada Festival da Pinga
Entrada Festival da Pinga

Além de participar do Festival da Pinga, os turistas podem aproveitar a visita à cidade para conhecer outras atrações como o riquíssimo Centro Histórico de Paraty, considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”e Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.

Nossa Senhora do Rosário. Foto: Paraty.com.br
Nossa Senhora do Rosário. Foto: Paraty.com.br
Igreja de Santa Rita. Foto: Paraty.com.br
Igreja de Santa Rita. Foto: Paraty.com.br
Casa da Cultura de Paraty. Foto: Paraty.com.br
Casa da Cultura de Paraty. Foto: Paraty.com.br

festival_da_pinga_cachaça_cultura_e_sabores_paraty_rj (5)

Recebemos o relato de uma leitora que participou do Festival da Pinga no ano de 2013. Ela dá algumas dicas de passeios, dicas para curtir a festa e uma opção de hospedagem.

Relato – Por Ana Flávia Nogueira

Em agosto de 2013 estive em Paraty – RJ, para conhecer o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores. Fui com uma excursão de amigos de Niterói – RJ. Ficamos hospedados na Pousada Provence, fechada para excursão. Excelente atendimento, comida e serviços impecáveis.

A cidade de Paraty é linda, vale a pena a visita, principalmente o Centro Histórico, que é belíssimo. As praias da cidade não são ideais para banho, mas em compensação, tem a praia de Trindade, coladinha a Paraty, um paraíso alternativo.

festival_da_pinga_cachaça_cultura_e_sabores_paraty_rj (7)

festival_da_pinga_cachaça_cultura_e_sabores_paraty_rj (4)

festival_da_pinga_cachaça_cultura_e_sabores_paraty_rj (2)

Praia de Trindade
Praia de Trindade

Em 2013, o festival aconteceu em 3 dias, de sexta a domingo, e foi o tempo que fiquei em Paraty. Como a programação do festival é noturna, aproveitamos o dia para curtir a cidade. A parte histórica foi a que mais me encantou.

Na sexta durante o dia rolou uma Beach Party. No sábado, fiz o passeio de escuna, com uma festa all incluse, organizada pela excursão. A escuna visita 3 praias, e possibilita o mergulho nas proximidades de uma das ilhas. É lindo.

Passeio de Escuna
Passeio de Escuna
Passeio de Escuna
Passeio de Escuna

Sobre o festival, é uma das maiores festas dedicadas a aguardente no país. Já na entrada da festa, tem os stands que contam a história da cachaça através de fotos, garrafas e rótulos. Nos jardins da festa fica o espaço de degustação das cachaças, todo decorado e o set list composto por músicas de artistas regionais. No espaço Cachaça e Cultura, acontecem os shows.

festival_da_pinga_cachaça_cultura_e_sabores_paraty_rj (10)

festival_da_pinga_cachaça_cultura_e_sabores_paraty_rj (1)

E se eu gostei do festival? Amei! Cultura e cachaça, tem como não gostar?
Sem dúvidas voltarei a Paraty, e espero que em breve!

Quem se interessar a saber mais sobre o festival, clique aqui.

Leia Também

Festival Sabores de Santa Catarina, Blumenau-SC
Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica-MG
Fest Verão Sergipe-SE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

3 COMENTÁRIOS

Comente!