Cruzeiro pelo Vale do Reno, na Alemanha

Através de um mini cruzeiro é possível conhecer a região dos Rochedos de Loreley que possui belas paisagens

A região do Vale do Reno possui belas paisagens e uma ótima maneira de conhecê-la é através de um Cruzeiro pelo Vale do Reno.

O Rio Reno

Com mais de 1200km de extensão, o Rio Reno nasce nos Alpes, no leste da Suíça e atravessa seis países (Suíça, Liechtenstein, Áustria, Alemanha, França e Holanda), tendo entre 14.000 e 17.000 anos de idade.

O Rio possui águas azuis, e sua beleza maior está em terra firme. Calma que eu explico! As regiões ao redor do Rio Reno são lindas, principalmente na parte que corta a Alemanha, parecem até um conto de fadas. Isso porque às margens do Rio Reno podemos encontrar castelos no alto de penhascos, pequenas vilas com arquitetura encantadora e um cenário maravilhoso.

Cruzeiro pelo Vale do Reno

A melhor maneira para conhecer melhor esta região é através de um mini cruzeiro pelo Vale do Reno. Uma opção para a embarcação é o “Loreley Elegance”, um mini cruzeiro de luxo que passeia pelo Rio Reno com uma vista privilegiada da região, conhecida como Rochedos de Loreley.

Loreley Elegance - Cruzeiro pelo Vale do Reno
Loreley Elegance – Cruzeiro pelo Vale do Reno
Cruzeiro pelo Rio Reno
Cruzeiro pelo Rio Reno

Segundo a lenda, Loreley era uma bela jovem que ficava sentada às margens do rio,  penteando seus longos cabelos enquanto entoava uma triste canção. Sua beleza encantava os navegantes que, hipnotizados, acabavam naufragando.

No rochedo onde ela ficava, foi construída uma estátua em sua homenagem. Ainda bem que durante o meu passeio eu não encontrei nenhuma Loreley cantando, assim minha embarcação não naufragou.

Castelo construído em um penhasco
Castelo construído em um penhasco
Castelo Medieval construído às margens do Rio Reno
Castelo Medieval construído às margens do Rio Reno
Castelo Medieval construído às margens do Rio Reno
Castelo Medieval construído às margens do Rio Reno

Loreley Elegance

Existem várias opções de passeios de cruzeiros pela região e partem de várias cidades como Mainz, Bonn, Colônia e St. Goar, nesta última embarquei no “Loreley Elegance” para conhecer a região.

O barco é muito luxuoso e confortável, serve refeições, bebidas e possui uma parte externa a céu aberto. Mais detalhes podem ser encontrados no site da embarcação

Loreley Elegance
Loreley Elegance
Rochedos de Loreley - Rio Reno
Rochedos de Loreley – Rio Reno

Há uma opção muito interessante para conhecer o Vale do Reno, comprar o KD Rhein Passe, que dá direito ao turista viajar sem limites em várias embarcações, durante um dia. Você pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser, aonde quiser e depois seguir viagem. Vale lembrar que o Vale do Reno é Patrimônio Mundial da UNESCO. 

st_goar_oberwesel_bacharach_rochedos_loreley_rio_reno_alemanha (20) st_goar_oberwesel_bacharach_rochedos_loreley_rio_reno_alemanha (10)

Oberwesel

Após embarcar em St. Goar, comecei o passeio curtindo as incríveis paisagens às margens do Reno, em ambos os lados. A primeira cidade visitada foi Oberwesel, cidade onde há duas atrações famosas do Vale do Reno, os castelos Schoenburg e a Igreja San Martin.

Oberwesel
Oberwesel
Oberwesel. Foto: Wikipedia
Oberwesel. Foto: Wikipedia

st_goar_oberwesel_bacharach_rochedos_loreley_rio_reno_alemanha (3)

O Schoenburg é um castelo medieval construído no século X, um dos mais antigos. Este castelo foi restaurado e hoje funciona como um hotel. Uma bela opção de hospedagem, pernoitar em um castelo medieval. Não tive esse prazer!

A Igreja San Martin é uma belíssima igreja e vale a pena visitá-la. Construída no ano de 1303, a Igreja possui uma enorme torre e se destaca por ficar na parte mais alta da cidade. Além destas duas atrações, aproveite para desfrutar as belíssimas paisagens da cidade de Oberwesel e passear pelas várias lojas de artesanato.

Castelo Schoenburg. Foto: Reprodução / Hotel Schoenburg
Castelo Schoenburg. Foto: Reprodução / Hotel Schoenburg
Igreja San Martin
Igreja San Martin

Bacharach

A outra cidade visitada foi Bacharach, uma pequena e belíssima cidade medieval, uma das mais belas do Vale do Reno.

Ao caminhar pela cidade, tudo é perfeito, não se vê um papel no chão, ruas bem conservadas, casas que parecem aquelas de conto de fadas, de tão lindas. Não se sabe ao certo quantos anos Bacharach possui, porém há um documento evidenciando sua existência no ano de 923.

O centro histórico de Bacharach está muito bem conservado e destaco a capela Werner e o castelos Stahlec, construído no século XII, que hoje funciona como um albergue.

Desembarque em Bacharach
Desembarque em Bacharach
Bacharach
Bacharach
Bacharach
Bacharach

Vale a pena ir?

O Rio Reno por si só, é apenas um rio, mas o que encanta os visitantes é o conjunto da obra, o rio e a natureza ao seu redor. Várias cidades, vilas, vinhedos, castelos medievais, castelos históricos construídos em penhascos, teleféricos, e vários outros atrativos.

Assim, o Cruzeiro pelo Vale do Reno é um passeio imperdível, já que a região do Vale do Reno é uma das mais bonitas da Alemanha, Patrimônio Mundial da UNESCO.

st_goar_oberwesel_bacharach_rochedos_loreley_rio_reno_alemanha (5)
Com uma amiga brasileira (Carol) e uma argentina no Loreley Elegance
Visite o Vale do Reno!
Visite o Vale do Reno!

Viagem realizada em dezembro de 2010

+ Europa

Um passeio pela linda cidade de Delft, Holanda
Conhecendo a Torre Eifel por vários ângulos
A cidade medieval de Gante, Bélgica

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi André, adorei seu post. Li sobre esse passeio na revista Viagem há muito tempo atrás. Gostaria de saber quanto tempo levou seu passeio. É possível fazê-lo num dia só? E a volta como se faz? Agradecida,
    Edina

    • Olá Edina. Este passeio fiz durante um dia inteiro e comprei o passeio com a Surland. Eles me pegaram no hotel e depois buscaram no local onde o cruzeiro desembarcou. Valeu muito a pena!
      Qualquer outra dúvida entre em contato.
      Grande abraço!

  2. Caro Andre
    Antes de mais nada, parabéns pelo seu blog. Muito útil e explicativo
    Gostaria de saber, se é possível acesso de cadeirantes nas embarcações do rio Reno, já que minha esposa usa cadeira de rodas
    Grato pela atenção

    • Oi Paulo.
      Obrigado pelos elogios.
      A embarcação citada no post continha rampa para acesso ao barco e boa parte da área interna é plana, podendo receber cadeirantes.
      O problema são as paradas, pois as cidades possuem ruelas de pedra, dificultando o deslocamento da cadeira de rodas.
      Fica a seu critério avaliar se vale a pena ou não realizar o passeio.
      Um abraço!

Comente!