Relato de Viagem Marrocos, final do Mundial FIFA

Confira o relato de Wilton Júnior e Angélica que acompanharam a equipe do coração na final do mundial FIFA em Marrocos

Recebemos o relato de viagem Marrocos da leitora Angélica Gontijo contando sobre sua viagem durante a disputa do Mundial de Clubes da FIFA.

Relato de Viagem Marrocos
Relato de Viagem Marrocos

Relato de Viagem Marrocos

Dia 16 de dezembro lá fomos nós, #partiumarrocos, finalmente. Embarcamos então eu, pai, mãe, namorado e a Kombi, que na verdade era uma caixa de som, na qual só tocava uma coletânea de músicas, hinos e narrações de gols históricos do Galo, aproximadamente 40 minutos de gravações se repetiram inúmeras e inúmeras vezes nos aeroportos pelos quais passamos, dentro dos aviões, na rua, em todos os lugares.

Rumo ao Marrocos!
Rumo ao Marrocos!

marrakech_marrocos_ (13)

A nossa saga área começou no aeroporto de Confins rumo ao Galeão no Rio, do Galeão rumo ao Fumichino em Roma para, enfim, embarcarmos rumo ao Marrocos. Após 36 horas de viagem chegamos ao aeroporto de Casa Blanca, Mohamed V.

Durante o pouco período em que ficamos por lá pudemos sentir que eles estavam, de fato, preparados para nos receber e dispostos a não deixar que nada incomodasse os turistas que ali estavam (segundo nos informaram, essas foram as ordens do Rei Mohamed VI). Digo isso porque na fila para trocar os ingressos para o jogo um pequeno grupo de torcedores do time rival, Raja Casablanca, foi impedido pelo polícia (que estava em toda parte) de entrar na fila e de se aproximarem dos turistas que ali estavam.

marrakech_marrocos_ (10)

Após aproximadamente mais 3 horas de ônibus é que chegamos em Marrakesh, cidade onde aconteceriam os jogos do Galão. E que lugar, surpreendentemente, fantástico.

O mais surpreendente de Marrakesh, sem dúvidas, foram as pessoas. Um lugar onde uma mulher na fila do Carrefour (sim, lá tinha um Carrefour, salvação em muitos momentos) se sente na obrigação de ceder seu lugar a qualquer homem que chegar na fila depois dela. Um lugar onde as pessoas andam com a foto do Rei em seus carros e bolsos, respeito e amor ao país, é o que transparece em cada marroquino.

Mas também um lugar onde os “Raja Casablanca” paravam o carro no meio da rua pra tirar uma foto com os torcedores do time rival. Que hospitalidade, que exemplo cordialidade e humildade.

marrakech_marrocos_ (12)

marrakech_marrocos_ (9)

Torcidas adversárias se uniram pela festa do futebol!
Torcidas adversárias se uniram pela festa do futebol!

Quando acabou o jogo da semi final pensamos que a hospitalidade e simpatia acabariam ali. Qual não foi a minha surpresa ao sair do estádio, as torcidas andando lado a lado, nenhuma confusão. Zoações sim, é claro! Mas de maneira respeitosa.

Um grupo grande de torcedores do Raja indo de encontro a um grupo também grande de torcedores do Galo, o que aqui acabaria em confusão na certa, acabou com as duas torcidas se saudando com uma salva de palmas. Essa cena, nem eu nem os que comigo estavam, esqueceremos.

marrakech_marrocos_ (11)

marrakech_marrocos_ (6)

marrakech_marrocos_ (5)

marrakech_marrocos_ (4)

No dia seguinte, torcedores do Galo com bonés e bandeiras do Raja, e vice versa. Acabávamos de nos tornar, como os marroquinos cantaram no dia da final, os “Raja Mineiros”. Emocionante.

Além da receptividade incomparável dos marroquinos, nos encantamos com a cultura tão diferente, com passeios em lugares lindíssimos, como os que fizemos nas montanhas (High Atlas Mountains) e no Vale de Ourika.

Dois passeios inesquecíveis, recomendo a todos que tiverem a oportunidade, não deixem de conhecer.

Esfregando a lâmpada mágica!
Esfregando a lâmpada mágica!

marrakech_marrocos_ (2)

Outro fato curioso e interessante é a clara diferença existente entre a parte nova e a parte mais antiga da cidade.

A parte mais nova é lindíssima, ruas largas, fontes, canteiros de flores, oliveiras e pés de laranja em quase toda esquina.

Já a parte mais antiga, especialmente a Medina, é um outro mundo, um lugar excepcional, cercada por muros, diferente de qualquer coisa que já tínhamos visto: ruelas estreitas e que mais pareciam labirintos, por onde trafegam inexplicavelmente juntos pedestres, motos, carros e até caminhões de pequeno porte.

Uma loucura o trânsito. Na praça Djemma encontramos encantadores de serpente, macacos, cegonhas, mercados e barracas que vendem de tudo, tudo mesmo.

Enfim, não voltamos do Marrocos com a taça do Mundial, mas voltamos apaixonados pelas pessoas e por esse lugar incrível.

Outros Relatos

Cidades históricas de Minas Gerais
Os parques de Orlando
Conhecendo Buenos Aires

Envie você também o seu relato de viagem para ser publicado aqui no blog. Basta enviar o relato com as fotos próprias para andremorato@blogmeudestino.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

1 COMENTÁRIO

  1. Ola, chamo-me Lara Salomon, e vivo no Rio de Janeiro, Brazil…recentemente, eu e meu marido planejamos uma viagem ao Marrocos, ficamos apreensivos em confirmar a viagem, mas, pesquisando e tendo a referencia, principalmente, dos membros do TRIPADVISOR(meu marido ja era membro), encorajamo-nos, e, tendo como referencia principal os rewiews dos membros, decidimos confirmar a viagem e contactar Visitas Guiadas de Marrakech, na pessoa do Sr. Mourad….foi entao que percebemos que tudo iria correr bem, como ocorreu….fechamos um pacote de uma Noite para o Deserto Branco ,,,,inesquecivel,,,,,o Sr. Mourad, alem de contactar todo o tempo via internet, nos dando todas informacoes que precisavamos, e olhe, nao foram poucas nossas duvidas, cada vez nos encorajava mais e quando la chegamos, ele, pessoalmente nos acompanhou nesta linda aventura, e em 4 dias / 3 noites, se tornou um amigo do qual jamais esqueceremos, na medida em que tornou nossa estadia completamente maravilhosa, juntamente com os motoristas Sr. Badr, que nos levou do Desert para o ponto em que trocariamos para o veiculo 4×4, e Sr. Hamza, motorista local, que alem de sua simpatia e cordialidade, cozinhava maravilhosamente bem,,,,nao tivemos que nos preocupar com absolutamente com nada, a nao ser contemplar aqueles maravilhosos por do sol e nascer do sol ….impressionante…e tirar muitas fotos… recomendo o Sr. Mourad e sua companhia, porque eu e meu marido vivemos pessoalmente esta experiencia, que, no comeco, parecia preocupante, mas que, la, com a dedicacao full time da equipe dele, se tornou o passeio mais maravilhoso de nossas vidas…..grato Sr. Mourad, Sr. Badr, Sr. Hamza e Visitas Guiadas de Marrakech Day tours , jamais esqueceremos voces…

Comente!