O que fazer em São João Del Rei – MG

Com um belo e conservado centro histórico, a cidade se destaca pelas belas igrejas que possui

Fundada no final do século XVII, São João Del Rei é uma importante cidade de Minas Gerais e pertence ao Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. A cidade é conhecida como “Terra onde os sinos falam” pois, pelo toque do sino, os moradores sabem o que se passa na cidade, se haverá procissão, onde será a missa e quem será o celebrante. A cidade é terra natal de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e de Tancredo Neves, ex-presidente do Brasil.

História de São João Del Rei

Graças ao ouro, a pecuária e a agricultura, a vila, que já recebia o nome de São João Del Rei, se elevou à categoria de cidade, participando de importantes decisões e inclusive participando das revoluções de 1930 e 1964.

Ruas de Pedra de São João Del Rei
Ruas de Pedra de São João Del Rei

sao_joao_del_rei_mg (2)

Como chegar

São João Del Rei fica a 220km de Belo Horizonte e para chegar até lá à partir da capital mineira, siga a BR 040 até a cidade de Congonhas, no primeiro trevo após a cidade, vire à direita sentido São Brás do Suaçuí. Se preferir pode seguir pela BR 040 até Barbacena, entrar na cidade e seguir até a BR 265 (há placas na cidade).

Hospedagem

Recomendamos se hospedar no Garden Hill Small Resort, que fica na entrada de São João Del Rei. O resort é muito confortável e possui um campo de golfe em suas dependências.

garden_hill_small_resort_sao_joao_del_rei_mg-22

Campo de golfe do Gardel Hill
Campo de golfe do Gardel Hill

Igreja São Francisco de Assis

A Igreja São Francisco de Assis fica na belíssima Praça Frei Orlando cercada por palmeiras imperiais. Esta igreja é um dos marcos na arquitetura colonial mineira e um dos mais belos atrativos da cidade.

A construção desta igreja teve início em 1774, uma obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No fundo desta igreja está o Cemitério da Ordem Terceira, onde foi sepultado em 1985 o ex-presidente Tancredo Neves.

No interior da igreja, há um conjunto de talhas na capela-mor representando a Santíssima Trindade e seis altares. Nas paredes laterais, pinturas representam a Traição de Judas e a Santa Ceia. A igreja fica aberta diariamente.

Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis

igreja_sao_francisco_de_assis_sao_joao_del_rei_mg (2)

Bem ao lado da Igreja São Francisco de Assis está a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) onde há um exemplar de Pau Brasil.

pau_brasil__sao_joao_del_rei_mg
Exemplar de Pau Brasil na UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei)

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

A Igreja de Nossa Senhora do Pilar teve sua construção iniciada em 1721 em substituição a uma antiga capela, incendiada durante a Guerra dos Emboabas.

O interior da igreja é belíssimo com várias obras em talha e pinturas barrocas. A Igreja fica na Rua Getúlio Vargas e fica aberta diariamente.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

catedral_nossa_senhora_pilar_sao_joao_del_rei_mg (2)

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

A igreja de Nossa Senhora das Mercês foi reconstruída em 1877, de cantaria de pedra revestida, substituindo uma antiga capela já existente no local, datada de 1751.

O altar-mor possui uma belíssima imagem da padroeira, que atrai vários fiéis durante a festa da santa. A igreja fica na Praça D. Pedro II e fica aberta diariamente.

Igreja Nossa Senhora das Mercês
Igreja Nossa Senhora das Mercês

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Construída a partir de 1733, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo traz inovações do estilo: A portada com elementos escultórios e as torres octogonais recuadas. O interior desta igreja apresenta obras em talha com a cor branca predominando, diferente do douramento encontrado nas outras igrejas.

Há também um bonito portão de ferro forjado ao lado da igreja. A igreja fica no Largo do Carmo e fica aberta diariamente.

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga construção religiosa de São João Del Rei, iniciada em 1719 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos.

Em 1936, a fachada que possuía apenas uma torre que ameaçava cair foi modificada, construindo-se mais duas torres.

No altar-mor, há uma belíssima imagem de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja fica na Praça Embaixador Gastão da Cunha e fica aberta de terça à domingo na parte da manhã.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário

Memorial Tancredo Neves

O Memorial Tancredo Neves está localizado ao lado da Ponte do Rosário na Rua Padre José Maria Xavier e possui nove salas de exposição que reconstituem toda a vida do ex-presidente, desde sua infância até a sua morte em 1985.

É possível, ouvir alguns discursos, ver imagens, fotos, matérias em jornais, objetos da campanha para presidente, e há uma sala onde todos os objetos usados por Tancredo em sua sala da presidência foram preservados. O museu abre de sexta à domingo e aos feriados.

Memorial Tancredo Neves
Memorial Tancredo Neves
Ponte do Rosário
Ponte do Rosário
Foto Jacú: Conversa com Tancredo Neves
Foto Jacú: Conversa com Tancredo Neves
Memorial Tancredo Neves
Memorial Tancredo Neves

Morro do Cristo

O Morro do Cristo possui uma belíssima vista para a cidade de São João Del Rei e há uma grande área aberta ao público com parquinho. Porém esta área está abandonada e o acesso até o Morro não é dos mais seguros. Para os que quiserem uma vista do alto da cidade vale a pena ir até lá mas é só isso que irá encontrar por lá.

Morro do Cristo
Morro do Cristo

Gastronomia

Brics Butiquim Cultural

Uma opção noturna é o Brics Butiquim Cultural, que fica no Centro Histórico de São João Del Rei. O bar fica em um casarão antigo e possui alguns ambientes. Sempre com boa música, o Brics possui um ótimo atendimento, ambiente agradável, e cardápio com ênfase na comida mineira.

Brics Butiquim Cultural
Brics Butiquim Cultural

brics_sao_joao_del_rei_mg

Restaurante Villeiros

O Restaurante Villeiros fica próximo à Igreja de São Francisco de Assis no Centro Histórico, e trabalha com buffet à quilo. Muito aconchegante, o restaurante funciona em um antigo casarão.

Dicas

A cidade possui vários outros atrativos turísticos e recomendamos contratar um guia.
Para caminhar pela cidade use roupas leves e sapatos confortáveis. As ruas possuem calçamento de pedra. Salto alto, jamais!
Colabore com a limpeza da cidade, jogue lixo no lixo.
Bom passeio!

Viagem realizada em outubro de 2013

+ São João Del Rei e arredores no Blog Meu Destino

Hospedagem: Garden Hill Small Resort
O que fazer em São João Del Rei
Restaurante Villeiros
Bichinho
- Museu do Automóvel
- Alambique Velho Ferreira
- Saiba o que visitar em Bichinho
Tiradentes
Centro Histórico de Tiradentes
Hospedagem - Pousada 21 de Abril (econômica)
Onde comer em TiradentesBar do CelsoRestaurante Atrás da MatrizDoce de Leite do BolotaRestaurante Estalagem do Sabor
Chico Doceiro
Hambúrguer do Zé
Santa Cruz de Minas
- Cachoeira do Bom Despacho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!!!

    Linda as igrejas… tenho uma dúvida… você conseguiu entrar e fotografar o interior das igrejas de boa??
    Porque já me disseram que é proibido…
    Abraço!!

    • Olá Ricardo.
      Em São João Del Rei a grande maioria das igrejas permite fotografar por dentro da mesma, mas sempre pergunte antes de fotografar, nem todas permitem.

  2. Olá boa tarde, estou em BH e gostaria de visitar Ouro Preto e aproveitar p visitar o memorial de TANCREDO NEVES, os lugares são próximos, consigo visitar em 1 dia?
    Obrigado pelo retorno.

    • Olá Edilamar!
      Ouro Preto está a 163Km de São João Del Rei, cidade onde está o Memorial Tancredo Neves. A visita ao memorial é bem rápida, creio que em 40 minutos você consegue curtir todo o memorial. A questão que pesa no roteiro é Ouro Preto e o memorial no mesmo dia, acho que fica bem corrido pois Ouro Preto exige um tempo maior para que possa curtir as várias igrejas, museus e outras atrações da cidade. Acho bem improvável conhecer Ouro Preto e São João Del Rei em um mesmo dia, mas claro, tudo depende do seu roteiro.

Comente!