Desvendando o Centro Histórico de Tiradentes/MG

A charmosa cidade mineira é repleta de construções históricas e possui um conservado centro histórico, que atrai visitantes do mundo inteiro

Uma das cidades mais importantes de Minas Gerais, Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José. Durante todo o século XVIII, a cidade que era chamada na época de Vila de São José viveu de exploração de ouro, sendo um dos mais importantes centros produtores de Minas Gerais. Mesmo após tanto tempo, a cidade ainda possui excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII.

A partir de 1889, a cidade passou a se chamar Tiradentes, em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier. Hoje, a maior fonte de renda da cidade é o turismo, tendo em vista que o conjunto arquitetônico colonial da cidade está muito bem preservado, quase inalterado. A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938 pelo IPHAN.

Centro Histórico de Tiradentes

A melhor maneira de conhecer o centro histórico de Tiradentes é caminhando, mas, se você não quiser caminhar, poderá alugar uma carroça, que percorrerá por todo o Centro Histórico com um “carroceiro guia”. Ao perguntar valores para conhecer o centro histórico com este serviço, nos ofereceram R$60,00, o que eu achei bem caro pois as atrações são bem próximas umas das outras.

Centro Histórico de Tiradentes - MG

Largo das Forras

O ponto de partida de quase todos os turistas em Tiradentes é o Largo das Forras, que fica bem no centro de toda a parte histórica. O local é ponto de encontro de turistas e viajantes e possui vários restaurantes e lojas de artesanato nos casarões ao redor. No Largo das Forras está o Centro de Turismo, onde você poderá pegar algumas informações sobre a cidade e também um mapa, para facilitar a realização do roteiro.

Largo das Forras - Tiradentes - MG

Museu Padre Toledo

O Museu Padre Toledo fica na Rua Padre Toledo 190 e possui uma coleção de móveis, imagens e pinturas da época, destacando uma tela de São Mateus e um armário, pintados por Ataíde, importante pintor do período colonial. O museu fica em um antigo casarão onde morou Padre Toledo. O museu não abre às terças-feira.

Museu Padre Toledo - Tiradentes - MG

Matriz de Santo Antônio

A Matriz de Santo Antônio é um dos mais belos templos de Minas Gerais e a 2ª igreja mais rica em ouro do País. O interior da igreja é surpreendente, com ricos detalhes em ouro e belíssimas pinturas. No lado de fora, há um relógio de sol que já se tornou símbolo da cidade. A Matriz de Santo Antônio fica na Rua da Câmara.

Igreja Matriz de Santo Antônio - Tiradentes - MG

Santuário da Santíssima Trindade

Construída em 1810, a Capela da Santíssima Trindade sofreu diversas alterações ao longo dos anos, transformando-se em centro da romaria em 1923. O altar-mor possui uma belíssima imagem do Pai Eterno. Aproveite para pegar água em frente a igreja. A Capela da Santíssima Trindade fica na Praça Padre José Bernardino.

Santuário da Santíssima Trindade - Tiradentes - MG

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A mais antiga igreja da cidade foi erguida pela Irmandade dos Homens Pretos, em 1708. Na capela-mor, há uma pintura retratando a Virgem entregando o Rosário a São Francisco de Assis e a São Domingos Gusmão. Como a igreja estava em reforma, nos autorizaram fotografar o interior da mesma. Ufa, pelo menos uma! A Igreja de Nossa Senhora do Rosário fica na Rua Direita e não abre às terças-feira.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Tiradentes - MG

Chafariz de São José

O Chafariz de São José foi construído pela Câmara Municipal em 1749 para abastecer a cidade com água potável. O chafariz possui três carrancas esculpidas em pedra, que jorram água em um tanque. É um dos mais belos exemplares do período colonial e até hoje jorra água potável. O Chafariz fica no Largo do Chafariz.

Chafariz de São José - Tiradentes - MG

Capela de São Francisco de Paula

Fica no alto de uma colina e possui uma belíssima vista para o Centro Histórico de Tiradentes. Em nossa visita, esta estava em reforma. Ela possui uma imagem de São Francisco de Paula e um painel com habitantes da cidade em uma cerimônia religiosa. A capela fica no Largo de São Francisco.

Igreja de São Francisco de Paula - Tiradentes - MG Igreja de São Francisco de Paula - Tiradentes - MG

 Capela de Nossa Senhora das Mercês

A  Capela de Nossa Senhora das Mercês tem em seu interior uma rica arquitetura em estilo rococó, além de várias pinturas e douramentos de rara beleza. A capela fica no Largo das Mercês e abre apenas aos domingos.

Capela de Nossa Senhora das Mercês - Tiradentes - MG

Como chegar à Tiradentes

Para chegar até Tiradentes a partir de Belo Horizonte, pegue a BR040 até o Trevo para Murtinho, que fica 5km após passar por Congonhas, e então você passará pelas cidades de Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada e chegará até São João Del Rey. De São João até Tiradentes são 12km.

Dicas

– Para caminhar pela cidade use roupas leves e sapatos confortáveis. As ruas possuem calçamento de pedra. Salto alto, jamais!
– Pegue um mapa no centro de turismo, que fica no Largo das Forras.
– Colabore com a limpeza da cidade, jogue lixo no lixo.
– Evite andar sozinho e não vá para lugares muito afastados.
– Reserve sempre sua pousada, restaurante e passeios com antecedência para não correr o risco de ficar sem.
– É proibido fotografar o interior de quase todas as igrejas. Informe-se antes.

Viagem realizada em outubro de 2013

+ Tiradentes e arredores no Blog Meu Destino

O que fazer em Tiradentes
Centro Histórico de Tiradentes
Hospedagem - Pousada 21 de Abril (econômica)
Onde comer em TiradentesBar do CelsoRestaurante Atrás da MatrizDoce de Leite do BolotaRestaurante Estalagem do SaborChico Doceiro
Hambúrguer do Zé
Bichinho
Museu do Automóvel
Alambique Velho Ferreira
Saiba o que visitar em Bichinho
Santa Cruz de Minas
Cachoeira do Bom Despacho
São João Del Rei
Hospedagem: Garden Hill Small Resort
O que fazer em São João Del Rei
Restaurante Villeiros

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei seu blog!!! Ele é tão útil para viajar, mas também para fazer trabalho escolares. Utilizei para ajudar meu filho no trabalho dele, e foi bem proveitoso. Obrigada!!

    • Nossa Adriana, fico muito feliz em lhe ajudar. Não imagino o quanto estou satisfeito com seu comentário.
      Muito obrigado!!!
      Dê um beijo em seu garotão aí!

Comente!