Os principais pontos turísticos da cidade de Ouro Preto – MG

A cidade atrai visitantes do mundo inteiro e está repleta de igrejas museus e construções históricas

O projeto “Nos Caminhos de Minas” teve a honra de passar em Ouro Preto, que fica a aproximadamente 95km de Belo Horizonte, uma das principais cidades turísticas do estado.

A cidade, fundada em 1711, possui o maior acervo arquitetônico do país e foi a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1980.

As ladeiras de Ouro Preto
As ladeiras de Ouro Preto

praça_tiradentes_ouro_preto (2)

A cidade é tão rica em história que, caminhando por ela, você tem a sensação de estar voltando no tempo ou como se estivesse em um cenário de um filme de época. Os casarões e monumentos bem conservados mantém vivos a rica história da cidade.

Ouro Preto possui várias igrejas, museus, chafariz e outros pontos turísticos e a melhor maneira de conhecê-los é caminhando, e que bela caminhada diga-se de passagem.Ladeiras, ladeiras e ladeiras que, apesar de cansativas são um charme que a cidade tem.

Atrações em Ouro Preto

Dentre os vários atrativos da cidade, vou citar os que julgamos mais importantes, tendo em vista que não iria dar tempo de visitar todos. Não temos fotos internas das igrejas pois em nenhuma delas é permitido fotografar.

ouro_preto (1)

ouro_preto (2)

 

Praça Tiradentes

A Praça Tiradentes é um ponto de encontro de moradores e turistas,  e talvez um dos cartões postais mais conhecidos de Ouro Preto. Basta dar uma volta pela praça que você passará por vários turistas brasileiros e estrangeiros, que utilizam a praça como ponto de partida para os outros pontos turísticos.

A vantagem de começar pela Praça Tiradentes é que você pode passar no setor de informações turísticas que fica na praça e pegar um mapa.

Praça Tiradentes
Praça Tiradentes
Praça Tiradentes
Praça Tiradentes

Igreja São Francisco de Paula

Construída entre 1804 e 1898 é a “mais nova” da cidade. Fica em um dos pontos mais elevados da cidade e pertinho da rodoviária. Talvez seja a mais simples de todas que visitei.

Igreja São Francisco de Paula
Igreja São Francisco de Paula
Igreja São Francisco de Paula
Igreja São Francisco de Paula

Museu da Inconfidência

Este museu fica na Praça Tiradentes e ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, dedicado a preservação da memória da Inconfidência Mineira. Possui obras de Ataíde e Aleijadinho. Foi criado em 1938 com peças recolhidas na região, tornando-se um dos mais importantes prédios do país.

museu_da_inconfidencia_ouro_preto

Igreja São Francisco de Assis

Construída a partir de 1766 no estilo rococó, esta igreja possui arquitetura e escultura de Aleijadinho, pintada por Ataíde. A igreja é rica em detalhes, tanto por dentro como por fora e há uma linda imagem de Nossa Senhora da Conceição em seu interior.

Em frente a esta igreja, há uma feirinha que vende produtos artesanais, feitos com pedra.

Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis

feirinha

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Construída entre 1766 e 1772 esta igreja também é obra de Aleijadinho e Ataíde, juntamente com o pai de Aleijadinho e outros artistas de renome. Não é tão rica em ouro porém é a única com painéis de azulejos portugueses em sua capela-mor.

Esta igreja fica ao lado do Museu da Inconfidência.

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Carmo

Museu do Oratório

Fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo e funciona em um casarão histórico, onde morou Aleijadinho. Possui uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens que foram doados ao IPHAN pela colecionadora Ângela Gutierrez e são genuinamente brasileiras.

Museu do Oratório
Museu do Oratório

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Conhecida como igreja das Mercês de Cima foi construída a partir de 1733 e fica próxima a Praça Tiradentes.

Igreja Nossa Senhora das Mercês
Igreja Nossa Senhora das Mercês

Museu Casa dos Contos

Construído entre 1782 e 1787 este museu foi residência e “Casa de Contratos” que recolhia os impostos. Serviu para diversos fins, inclusive de cárcere para os inconfidentes.

Hoje o local é Sede do Museu da Moeda além de ser o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro. O museu é um dos mais completos de Ouro Preto e é possível visitar uma senzala em seu interior.

museu_casa_dos_contos_ouro_preto (1)

Museu Casa dos Contos - Balança e Senzala
Museu Casa dos Contos – Balança e Senzala
Bosque no Museu casa dos Contos
Bosque no Museu casa dos Contos
Museu Casa dos Contos
Museu Casa dos Contos
Museu Casa dos Contos
Museu Casa dos Contos

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Construída a partir de 1785, possui uma fachada em forma circular lembrando algumas igrejas do norte da Europa. Apesar de toda essa beleza externa, por dentro é bem simples. Próximo à igreja, está o tradicional Restaurante Acaso 85.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja Nossa Senhora do Pilar

A igreja mais rica em ouro em Minas Gerais e a segunda mais rica do Brasil. Possui uma ilusão de ótica no teto em uma pintura do Cordeiro de Deus.

Em seu subsolo, há um Museu de Arte Sacra com algumas imagens. O que mais chama atenção é a riqueza dos detalhes em sua parte interna.

Igreja Nossa Senhora do Pilar
Igreja Nossa Senhora do Pilar

Viagem realizada em outubro de 2013

+ Ouro Preto e arredores no Blog Meu Destino

Pontos Turísticos de Ouro Preto
Restaurante Acaso 85
Pico do Itacolomi
Mariana
Praça Gomes Freire
Centro Histórico de Mariana
Minas de Ouro da Passagem

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

37 COMENTÁRIOS

  1. Olá!

    Estou com minha viagem programada para início de março. Você sabe se nessa época faz frio em Ouro Preto?
    E qual a média de preço para visitar os museus da cidade?
    Estou louca pra conhecer essa cidade!! rsrsrs…

    • Olá Jéssica. Em março, assim como na maior parte do ano, Ouro Preto é quente durante o dia e frio durante a noite e o começo da manhã. Os museus costumam cobra entre R$2,00 a R$5,00. A cidade é linda e cheia de história. Leve calçados confortáveis para andar pelas ladeiras da cidade. Bom passeio!

      • Olá André,
        Adorei o relato, eu irei do 9 ao 13 de outubro e penso visitar também Mariana, será que dá para visitar todas as igrejas em 1 dia? vc recomenda algum lugar para comer?

  2. Olá. Meu pai de 83 anos gostaria de conhecer Ouro Preto e as outras cidades históricas. Será fácil para ele se deslocar?? É possível chegar aos pontos turísticos com carro??

    • Olá Marinês. Eu diria que não é o passeio mais recomendado para seu pai. Ouro Preto possui muitas ladeiras e as ruas são de calçamento. Eu mesmo virei o pé uma vez ao caminhar pelas ruas. É possível chegar aos pontos turísticos de carro, porém dependendo de quando você for, poderá encontrar dificuldade para encontrar local para estacionar pois o recomendado é deixar o carro e percorrer o centro histórico a pé.

    • Olá Juliano. Todas as igrejas que citei no tópico acima são indicadas e você conseguirá visitar todas em um único dia. Prefiro não fazer uma escala de “melhor ou mais importante visitar” pois cada uma tem suas atrações à parte, daí vai do gosto do turista. Bom passeio!

    • Olá Tatiana. Depende do tipo de hospedagem que você procura. Hotel, pousada ou Hostel? Em hostel, você vai encontrar as melhores tarifas!

        • Tatiana, barato em Ouro Preto será somente Hostel.
          Já me hospedei no Brummas Hostel, hospedagem boa e fica pertinho do centro, basta subir as ladeiras. O local de acesso ao Hostel não é muito bom. Há também o Hostel “O Sorriso do Lagarto” que também fica perto do centro e é barato.

    • Olá Silvana!
      As pousadas que ficam próximas à Praça Tiradentes são as mais caras porém ficam mais próximas das melhores atrações.
      Já as pousadas mais baratas ficam um pouco mais afastadas da Praça Tiradentes.

  3. […] 2- No inverno leve casacos. Ouro Preto é bem mais frio do que BH. Fontes: Brasil Imperdível Blog Meu Destino Viaje aqui Minas da Passagem SIGA O BLOG DA CABRITA!  Twitter: twitter.com/renataabritta […]

    • Olá Janaína.
      A informação que tenho é que as igrejas e museus de Ouro Preto não abrem às segundas feira.
      Para ter uma informação mais concreta, sugiro que entre em contato pelo telefone (31) 3559-3287.

    • Olá Katia.
      Não resido em Ouro Preto para informar sobre o tempo atual, mas com certeza deve estar bem frio durante o dia e principalmente durante a noite.

  4. Olá André Morato! Brevemente estarei em Ouro Preto e, buscando mais dicas sobre a cidade, acabei encontrando o seu blog.
    Quero parabenizá-lo pelo seu trabalho. As belas fotos que você posta aqui aumentaram ainda mais a ansiedade em conhecer esses belos pedaços da história brasileira.

    • Muito obrigado Leandro!
      Fico feliz em ajudar você e espero continuar ajudando por esse mundão afora.
      Espero que você faça um bom passeio!
      Um abraço.

  5. Oi André! Estamos pensando em ir ano que vem! Somos aqui do RS, pode me informar qual o aeroporto mais próximo de Ouro Preto?! Estou com dificuldade em encontrar hotel tbm.. Os sites nos direcionam para se hospedar no centro de BH. Que fica longe ne?!Se tiver alguma dica, agradeço!

  6. Estou indo para Ouro Preto essa semana, e as dicas foram muito válidas. Por incrível que pareça há poucos relatos de quem já visitou a cidade na rede… Parabéns pelo trabalho!

Comente!