Vôo livre na Serra da Moeda com a Escola Base da Nuvem

O local recebe diversos adeptos do esporte e o cenário é simplesmente maravilhoso

Logo quando montei o roteiro do projeto “Nos Caminhos de Minas” pensei em fazer diferentes atividades nas cidades visitadas como ecoturismo, roteiro cultural e esporte radical, assim a Serra da Moeda entrou no roteiro com o vôo livre.

Mas por quê a Serra da Moeda?

A resposta é simples e direta: Praticar vôo livre. Se você digitar no Google “Serra da Moeda” quase todos os resultados estarão relacionados ao vôo livre pela Serra pois o local é ideal para a prática do esporte.

A Serra da Moeda

Com 1.450 metros de altitude e várias rampas naturais com boa inclinação, a Serra da Moeda é procurada por turistas do Brasil e do mundo para a prática do vôo livre. A Serra abrange as cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto, e o local de onde partem os praticantes de vôo livre é conhecido como Topo do Mundo.

Além do esporte, o local é ideal para quem procura paz e descanso, pois possui pousadas e restaurantes que ficam em um vale, entras as montanhas da Serra. Para se hospedar na Serra da Moeda, indicamos o Hostel da Serra, que fica próximo ao Restaurante Casa de Abrahão.

Topo do Mundo
Topo do Mundo, na Serra da Moeda

Expectativa antes de saltar

Logo quando fechei a parceria com a Base da Nuvem – Escola de Parapente, já deu aquele friozinho na barriga só de pensar em saltar dos 1.450 metros de altitude da Serra e também pela ansiedade e expectativa de praticar este tipo de vôo pela primeira vez, sendo que já havia praticado vôo de parasail, bem diferente do vôo livre.

O carro do projeto no Topo do Mundo
O carro do projeto no Topo do Mundo

Para praticar o vôo duplo de parapente, não é necessário um curso para voar, pois o vôo é feito pelo instrutor, que mostra como funciona o vôo livre de parapente. Lembre-se de procurar sempre empresas certificadas e indicamos a Base da Nuvem, escola de parapente que conta com instrutores habilitados pela Associação Brasileira de Voo Livre com vários anos de experiência no esporte.

Topo do Mundo
Topo do Mundo

voo_livre_serra_da_moeda_base_da_nuvem_parapente (11)

voo_livre_serra_da_moeda_base_da_nuvem_parapente (4)

Chegou a hora de voar

Chegado o dia do vôo livre, seguimos (eu e Lucas) para o Topo do Mundo e a vista panorâmica de lá é incrível. O pôr do sol visto de lá, também é maravilhoso e rende belas fotos.

Com uma visão de 360 graus, se você estiver em um dia de sorte e o tempo estiver seco, dá pra avistar Belo Horizonte, e algumas vezes até o Pico do Itacolomi, que fica na cidade de Ouro Preto à quase 90km da Serra.

De acordo com a direção do vento, é possível fazer o vôo pro lado da rodovia BR-040, chamado de “Moedinha”, ou pro lado em que fica o vale, conhecido como “Moedão”.

Moedão.
Moedão
Moedinha
Moedinha
Pôr do Sol visto da Serra
Pôr do Sol visto da Serra

A realização do vôo depende sempre das condições meteorológicas do dia e a previsão para o dia em que agendamos estava ótima. O nosso vôo estava marcado para às 14h, porém já eram 16:30h e ainda não havíamos saído do chão e eu já estava achando que não ia rolar, pois a pressão do vento ainda não estava ideal para um vôo duplo.

Mas a natureza deu uma forcinha e os ventos colaboraram para que pudéssemos ter o prazer de praticar o vôo livre. O nosso instrutor foi o Guilherme Peixoto (Gui) que passou todas as instruções de antes, durante e o pouso do vôo.

Enfim, saí do chão e pude desfrutar desse esporte, que já virei fã.

voo_livre_serra_da_moeda_base_da_nuvem_parapente (6)

voo_livre_serra_da_moeda_base_da_nuvem_parapente (3)

Vale a pena praticar o Vôo Livre?

É praticamente impossível descrever como é um vôo livre, talvez uma mistura de sensações, liberdade em voar como um pássaro, ansiedade, adrenalina de estar a mais de 1450 metros de altitude, satisfação de mais um desejo realizado, enfim, pensei em tudo isso enquanto voava pela Serra da Moeda.

O que eu posso descrever para os leitores do blog é que é muito mais tranqüilo do que todos imaginam, pois não tem queda livre como pára-quedas, o momento de decolagem é tranquilo e o pouso mais tranquilo ainda.

Momentos antes do vôo...
Momentos antes do vôo…

voo_livre_serra_da_moeda_base_da_nuvem_parapente (13)

...e a liberdade de voar...
…e a liberdade de voar…
...no final foi só curtir a bela paisagem...
…no final foi só curtir a bela paisagem

voo_livre_serra_da_moeda_base_da_nuvem_parapente (16)

Lucas em apuros...
Lucas em apuros…
...depois o Lucas se acalmou!
…depois o Lucas se acalmou!

Para registro das fotos e do vídeo durante o vôo, contratamos o Hebrom Tebas que além deste trabalho, também é o dono do Hostel da Serra. Gostamos muito do trabalho do Hebrom tanto das fotos quanto do Hostel e já é parceiro do Blog Meu Destino.

Pegando as técnicas de filmagem com a fera, Hebron Tebas
Pegando as técnicas de filmagem com a fera, Hebrom Tebas

Assista abaixo o vídeo do vôo:

Abrace a Serra da Moeda

O Blog Meu Destino apóia a ONG “Abrace a Serra da Moeda”, que reúne dezenas de comunidades que se opõem ao projeto de exploração mineral da Serrinha (Serena), na Serra da Moeda em Brumadinho.

A ONG reivindica a implantação do Monumento Natural na Mãe D´água na Serra da Moeda como modo de proteger a montanha, mais de 30 nascentes e biodiversidade do local. Saiba mais detalhes no blog da ONG.

7000 pessoas deram um "abraço simbólico" na Serra da Moeda.
7000 pessoas deram um “abraço simbólico” na Serra da Moeda. Foto: Blog da ONG

Viagem realizada em outubro de 2013

Leia também

1ª vez no Inhotim? Confira nossas dicas
 Vale Verde Alambique e Parque Ecológico
Hotel Fazenda Vale Amanhecer

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!