Conhecendo a Torre Eiffel por vários ângulos

O monumento mais famoso do mundo pode ser visto de vários ângulos, cada um mais lindo que o outro

Não há dúvidas de que conhecer a Torre Eiffel é o sonho de 9 em cada 10 turistas do mundo inteiro. O monumento, criado em 1889 e símbolo da Revolução Industrial, recebe cerca de 7 milhões de turistas todos os anos e está no coração de Paris.

O título “Conhecendo a Torre Eiffel por vários ângulos”, foi escolhido pelo fato de existir vários lugares com possibilidade de vista para a Torre.

torre_eiffel_guia_paris_tour_eiffel (15)
Torre Eiffel

Um pouco da história

Apelidada como “Dama de Ferro”, a Torre Eiffel possui 303 metros de altura, pesa mais de 10.000 toneladas e é constituída de 18.000 peças de metal, segundo informa o site oficial do país. Sua pintura já foi renovada cerca de 20 vezes. O que me deixa mais surpreso na história da Torre Eiffel é que ela foi construída apenas para a Exibição Universal de 1889 e seria demolida logo em seguida. Felizmente, evitaram que esta “burrice” acontecesse.

Como chegar à Torre Eiffel

A maneira mais barata de se chegar até a Torre Eiffel é através do metrô. Existem 4 estações próximas a Torre que são “Trocadéro”, “Bir-Hakeim”, “École Militaire” e “Champ de Mars Tour Eiffel”. As estações Trocadéro e Bir-Hakeim pertencem a uma mesma linha (Linha 6), assim você poderá optar em qual estação descer, enquanto a estação École Militaire pertence a linha 8 e a Champ de Mars pertence a linha C do RER.

Pra quem não sabe, o RER é a rede ferroviária que serve a periferia da região de Paris.

metro_paris (4)
Ticket do metrô

Se optar pela estação Trocadéro, assim que sair da estação você estará de frente os “Jardins du Trocadero”, de onde têm-se uma linda vista para a Torre (Recomendo!).

Se optar pela Bir-Hakeim ou Champ de Mars, chegará pela lateral da torre (lateral em relação ao Trocadero), sendo a estação Champ de Mars mais próxima da Torre.

Caso opte por descer na estação École Militaire, sairá em frente o o enorme (e lindo) Parque Champ de Mars que fica em frente à Torre.

torre_eiffel_guia_paris_tour_eiffel (1)

Vista do Trocadero
Vista do Trocadéro para a Torre Eiffel
Vista do Trocadero. Fonte: A Próxima Viagem
Vista do Trocadéro para a Torre Eiffel. Fonte: A Próxima Viagem

Funcionamento / Ingressos

O horário de funcionamento da Torre é de 9:30h às 23h no inverno e das 9 às 00h no verão, todos os dias.

A entrada pode ser comprada no site oficial do monumento (http://www.tour-eiffel.fr) ou diretamente nos guichês no momento da visita, lembrando que os ingressos comprados nos guichês valem somente para visita imediata. Prepare-se para enfrentar longas filas nos guichês, mas não desanime, jamais!

Elevador
Elevador

Como subir na Torre Eiffel

Para subir na Torre Eiffel, você pode optar pelas escadas (bem cansativo) ou pelo elevador. No 1º piso a altura é de 57 metros e existem lojas oficiais da Torre, que vendem lembranças do monumento. Há um bom restaurante neste 1º piso da Torre caso queira almoçar ou jantar no local, desfrutando de uma boa cozinha francesa.

Recomendamos reservar o jantar com antecedência, pois é difícil conseguir uma mesa. Se tiver problemas cardíacos, tome cuidado quando chegar a conta. Ao pagar algo em torno de 50 Euros por pessoa, o turista sentirá uma leve sensação de estar comprando a Torre Eiffel inteira, mas ele estará simplesmente pagando o jantar.

Vista da Torre Eiffel
Vista da Torre Eiffel para o Rio Sena
Vista da Torre Eiffel
Vista da Torre Eiffel para o Parque Champ de Mars
Vista da Torre Eiffel
Vista da Torre Eiffel para o Trocadéro

No 2º piso, a altura é de aproximadamente 115 metros sendo possível avistar a Catedral Notre-Dame, a Pirâmide do Louvre, o Arco do Triunfo e até o Palácio de Versalhes. Neste andar também há lojas e restaurante.

Já no andar superior, ou último andar, a vista é panorâmica de toda a cidade e a altura chega a 324 metros, tão alto que existem várias antenas de rádio e TV no topo da torre. Para aumentar ainda mais a emoção, o elevador é panorâmico e o friozinho na barriga é inevitável.

Aproveite para brindar o momento, comprando um champagne no “Bar Champagne”. Para visualizar Paris com mais detalhes, utilize a Luneta (serviço pago). Neste andar também é possível comprar lembranças da Torre Eiffel. Alguns produtos destas lojas são exclusivos, sendo vendidos apenas na Torre Eiffel.

Vista da Torre Eiffel
Vista da Torre Eiffel para o Rio Sena
Vista da Torre Eiffel
Vista da Torre Eiffel para o Rio Sena e Av. Champs Elysées
Vista da Torre Eiffel
Vista da Torre Eiffel
Bar a Champagne
Bar a Champagne
Luneta

Torre Eiffel + Cruzeiro

Um cruzeiro pelo Rio Sena à noite também é uma ótima opção para avistar a Torre Eiffel iluminada. Além da torre, você fará um belo passeio por Paris, passando debaixo das famosas pontes da cidade. Você poderá fazer este passeio durante o dia ou durante a noite, lembrando que o passeio noturno é mais romântico. O passeio passa pela Catedral de Notre Dame.  Aproveite para jantar no Cruzeiro.

A prova de que a Torre Eiffel é o grande símbolo de Paris é que fui até ela 3 vezes na mesma viagem. Assim que cheguei em Paris fui até lá durante a noite para conhecer a Torre iluminada, pela estação Champ de Mars.

Depois voltei durante o dia e desci na École Militaire para conhecer o enorme jardim.

No último dia em Paris, fui conhecer o Restaurante El Chihuahua, um restaurante mexicano, com música ao vivo, drinks e um ambiente muito bacana. Lá fiquei amigo do José, um Peruano que é músico no Restaurante. Ele me levou para conhecer a Torre Eiffel vista do Trocadero à noite.

torre_eiffel_guia_paris_tour_eiffel-19

torre_eiffel_guia_paris_tour_eiffel-21

torre_eiffel_guia_paris_tour_eiffel (5)

Passeio Virtual pela Torre Eiffel

É possível realizar um passeio virtual pela Torre Eiffel através do Google Street View. Dá pra se sentir na torre, podendo percorrer os 3 andares da torre e observar como é a vista lá de cima. Também é possível passear pelo Champ de Mars, aquele parque enorme que fica em frente a Torre.

No fim do tópico está o link para você fazer este passeio virtual. Basta pegar o boneco do Google Street e colocar no local com o marcador azul do mapa. O vídeo abaixo mostra um pouco do Google Street na torre.

Irei disponiblizar o mapa do metrô para facilitar o seu planejamento, já que em Paris, você consegue este mapa nos hotéis e nas estações com grande facilidade.

Mapa do metrô
Guia do turista fornecido pelo site oficial da Torre (EM PORTUGUÊS)
Site oficial da França (EM PORTUGUÊS)
Passeio Virtual pela Torre Eiffel

Viagem realizada em dezembro de 2010

+  Paris e arredores no Blog Meu Destino

Atrações em Paris
- Torre Eiffel
- Bairro MontMartre
Compras: Galeries Lafayette
Metrô de Paris
Restaurante El Chihuahua
Hospedagem - Ibis Styles Paris Bercy
Versalhes: Palácio de Versalhes

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

9 COMENTÁRIOS

  1. Este Blog é foda….
    Que vontade que faz na gente de viajar e conhecer todas estas maravilhas.
    Só não concordo com uma coisa aí André.
    Pra mim.
    Acho que deveria ter sido assim, “Não há dúvidas de que conhecer a Torre Eiffel é o sonho de11 em cada 10 turistas do mundo inteiro”.
    Parabéns e muito sucesso sempre!!!!

  2. Cheguei ontem de Paris e só não concordo com uma coisa…..o valor que vais deixar no restaurante da torre é bem maior do que 50 euros por pessoa, custa 79,50 euros por pessoa no menu, se for a la carte aí podes preparar o bolso, mas vale a pena uma vez na vida. Recomendo também o aluguel de Ferrari para dar uma volta por Paris, fica na frente do Louvre e custa bem barato – 130 euros por 20 min., inesquecível.

    • Talvez seja porque fui à Paris à 4 anos atrás, daí o preço já tenha sido reajustado. Mesmo assim vale muito a pena né?
      Grande abraço!

Comente!