Conheça a belíssima Praia da Joaquina, Florianópolis-SC

Uma das praias mais lindas da capital catarinense é a mais procurada pelos turistas devido à sua estrutura e atrativos naturais

Localizada entre a Praia Mole e Campeche, a Praia da Joaquina é uma excelente praia, dentre as várias que existem em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Localizada no leste da chamada “Ilha da Magia”, esta praia é uma das mais famosas da capital, sendo muito procurada por turistas, por possuir uma excelente infra-estrutura.

História da “Joaquina”

Quanto ao nome “Joaquina”, dizem as rendeiras habitantes do local que no ano de 1850, havia uma rendeira, de nome Joaquina, que tinha o hábito de fazer suas rendas na última pedra do costão daquela praia deserta. Certo dia, Joaquina ficou com suas rendas o dia todo até a noite chegar. Sem perceber a maré subir, veio uma onda e carregou Joaquina, que flutuou na água (graças às rendas) mar adentro, até desaparecer.

No caminho até a Praia da Joaquina, uma opção turística bem legal (e recomendada por mim) é o Mirante Ponto de Vista, com uma bela vista para a Lagoa da Conceição.

Praia da Joaquina - Florianópolis - SC Praia da Joaquina - Florianópolis - SC

Dunas da Joaquina

Antes de chegar até a Praia da Joaquina, você passará pelas Dunas da Joaquina, uma área de preservação permanente, que separa a Praia da Joaquina da Lagoa da Conceição. Lá, você poderá praticar o Sandboard, conhecido como “surf de areia” além de curtir as belezas naturais do local. Tome cuidado com a duna “Waimea” durante a prática do Sandboard pois esta é a maior duna, se tornando a mais perigosa para os amadores.

Praia da Joaquina - Florianópolis - SC
Dunas da Joaquina
Praia da Joaquina - Florianópolis - SC
Dunas da Joaquina

A Praia da Joaquina

A Praia da Joaquina possui uma infra-estrutura completa e conta com hotéis, lojas, restaurantes, posto policial, salva vidas, iluminação noturna e estacionamento, além de duchas e banheiros. A praia possui 3 quilômetros de extensão, águas geladas e ótimas ondas para praticar surf. Por possuir boas condições de surf quase o ano inteiro, vários competições são realizadas na praia durante o ano.

Logo na entrada da Praia da Joaquina (pela entrada principal) você avistará uma feira de artesanato à direita para comprar lembranças da praia e da cidade. À esquerda da praia, há várias pedras na chamada “Ponta do Retiro” que contribuem para o belo visual da praia. Sugiro caminhar até elas, subir na “Pedra Careca” para curtir o belo visual de toda a praia e aproveitar para registrar belíssimas fotos da Praia da Joaquina.

Praia da Joaquina - Florianópolis - SC Praia da Joaquina - Florianópolis - SC Praia da Joaquina - Florianópolis - SC

Dizem que a Praia é muito movimentada durante o verão. Quando fui, era Outubro e encontrei esta praia bastante tranquila. Não tive dificuldades em encontrar uma mesa e o atendimento foi muito bom. Programe o seu passeio para a Praia da Joaquina no verão, pois, nesta época acontecem shows e várias outras atrações por lá. Lembre-se: a água é muito gelada e fora do verão fica quase impossível entrar na água.

Praia da Joaquina - Florianópolis - SC Praia da Joaquina - Florianópolis - SC Praia da Joaquina - Florianópolis - SC

Viagem realizada em outubro de 2011

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

 💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
➡ Reserve o seu hotel com o Booking
➡ Alugue um carro com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em Reais, sem IOF
➡ Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Um pequeno problema de saúde pode se transformar em um grande problema.
➡ Precisa fazer câmbio para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio
➡ Quer evitar filas para comprar ingressos? Compre online com a Get Your Guide e Tour On

+ Florianópolis e arredores no Blog Meu Destino

Florianópolis, a Ilha da Magia
Penha-SC: Beto Carrero World
Balneário Camboriú
Parque Unipraias
Praia de Laranjeiras

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.