Um passeio pelo Centro Histórico de João Pessoa

O centro histórico está repleto de construções históricas e as atrações ficam espalhadas pela capital paraibana

O Centro Histórico de João Pessoa é Patrimônio Histórico Nacional e conta a história da cidade de João Pessoa, fundada em 1585. Recheado de construções históricas e diversos pontos turísticos, conhecer o centro histórico da capital paraibana requer algum transporte, já que as atrações ficam distantes uma das outras.

Nesse caso, o melhor a se fazer é conseguir este transporte. Uma das maneiras é realizar os deslocamentos com transporte público, seria a opção mais em conta porém você irá perder boa parte do seu dia dentro do ônibus. Outra opção é comprar um pacote de alguma agência local. Se você dirige, dá pra pensar em alugar um carro e ficar mais à vontade.

Táxi eu considero fora de cogitação por ficar com um valor super elevado. Outra opção seria o UBER, calculei todos os deslocamentos e tudo ficaria em torno de R$120,00, se for dividir com mais gente ainda vale a pena.

Centro Histórico de João Pessoa

Tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Centro Histórico de João Pessoa leva o turista a fazer uma viagem no tempo.

Farol de Cabo Branco e Ponta do Seixas

A Ponta do Seixas é a parte mais oriental das Américas. A Praia da Ponta do Seixas vista do alto da falésia é muito bonita porém a praia é um pouco “popularizada”, deixando a desejar na estrutura. No alto da falésia está o Farol do Cabo Branco, um famoso ponto turístico de João Pessoa, que era a parte mais oriental das Américas. Medições mais recentes comprovam que a Ponta do Seixas ocupa este posto.

Para chegar até o Farol, é necessário uma caminhada íngreme pois não é permitido a entrada de veículos. Além do Farol, há uma área coberta pelas árvores com algumas redes e uma feirinha de artesanato.

Farol de Cabo Branco - João Pessoa - PB
Farol de Cabo Branco
Ponta do Seixas - João Pessoa - PB
Ponta do Seixas

Praça Presidente João Pessoa e arredores

A Praça Presidente João Pessoa está localizada no centro da capital, foi ali que nasceu João Pessoa, a terceira capital mais antiga do país. Lá estão: o edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Governo do Estado e o Tribunal de Justiça, além do prédio da antiga Faculdade de Direito. No centro da praça, há algumas esculturas que simbolizam a história da cidade.

No local onde hoje é o atual Palácio do Governo, era o antigo Palácio da Redenção, um palácio jesuíta de 1586 que abriga as cinzas de João Pessoa, ex-governador da Paraíba que dá nome à cidade.

Centro Histórico de João Pessoa - PB
Palácio do Governo do Estado
Centro Histórico de João Pessoa - PB
Tribunal de Justiça
Centro Histórico de João Pessoa - PB
Praça Presidente João Pessoa

Conjunto de São Francisco

O Conjunto de São Francisco, composto pelo convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, é um importante ponto turístico da cidade, considerado o maior monumento em estilo barroco da América Latina, tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1952. Começou a ser construído em 1589 e só foi concluída em 1788. Pena que estava fechado no dia da minha visita.

Conjunto de São Francisco - João Pessoa - PB
Conjunto de São Francisco

Hotel Globo

Construído em 1929, o Hotel Globo foi o primeiro hotel de luxo da cidade, hoje o local funciona como um centro de informações turísticas e possui algumas exposições em seu hall de entrada. Da parte externa do hotel, é possível assistir a um belo pôr do sol com vista para o Rio Sanhauá. Bem próximo dali, estão as famosas casinhas coloridas, um dos símbolos da cidade de João Pessoa.

Hotel Globo - João Pessoa - PB
Hotel Globo
Hotel Globo - João Pessoa - PB
Exposição no Hotel Globo

Rio Sanhauá - João Pessoa - PB Centro Histórico de João Pessoa - PB

Parque Solon de Lucena

O Parque Solon de Lucena é um parque público urbanizado, com a Lagoa dos Irerês ao centro. Antigamente o local pertencia aos jesuítas e hoje é um belíssimo parque, no centro de João Pessoa, sendo um dos cartões postais da cidade.

Parque Solon de Lucena - João Pessoa - PB
Parque Solon de Lucena

Mercado de Artesanato Paraibano

Finalizamos o passeio por João Pessoa no MAP (Mercado de Artesanato Paraibano). O local é ótimo para comprar aquelas lembrancinhas da cidade pois possui centenas de lojas com várias opções de compras, além de lanchonete para um lanche rápido. O MAP fica há algumas quadras da feirinha de Tambaú.

Mercado de Artesanato Paraibano - João Pessoa - PB
Mercado de Artesanato Paraibano

Viagem realizada em março de 2013

+ João Pessoa e arredores no Blog Meu Destino

Saiba tudo sobre João Pessoa
Orla de Tambaú
Centro Histórico de João Pessoa
Hospedagem - Atlântico Praia Hotel
Hospedagem - Tropical Tambaú
As melhores praias da Paraíba
Cabedelo
- Ilha de Areia VermelhaPraia de CamboinhaBolero de Ravel na Praia do Jacaré (Pôr do Sol)
Costa do Conde
- Buggy pela Costa do Conde, litoral sul
- Praia de Tambaba
- Praia de CoqueirinhoBarra do Gramame / TabatingaRestaurante A Arca de Bilú

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

7 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado por todas as grandes mensagens João Pessoa! Eu definitivamente estarei visitando eles, nós estaremos visitando, em junho. Sinto muito para o Português, estou usando o Google Translate, porque o meu Português é ruim, eu só queria dizer que seus posts são muito úteis para alguém de todo o caminho no meio da América. 🙂

  2. Oi André, boa tarde.
    Sou de Araujos, perto de Divinópolis e estou organizando uma viagem para um grupo de 20 pessoas para a Paraíba, pra março de 2015.
    estava pesquisando no Google sobre os atrativos da cidade e encontrei seu blog, que achei extremamente útil.
    Parabéns pela iniciativa!!!

    • Olá Paula.
      Muito obrigado pelos elogios.
      Espero ter ajudado você a concluir o seu roteiro. Se precisar de mais alguma informação, mande e-mail que terei enorme prazer em ajudá-la!
      Tenho parentes em Araújos. Cidadezinha pacata e acolhedora.
      Espero ainda poder escrever sobre a cidade.
      Um grande abraço!

Comente!