Um passeio pelo Centro Histórico de João Pessoa

O centro histórico está repleto de importantes construções e as atrações ficam espalhadas pela capital paraibana

O Centro Histórico de João Pessoa é Patrimônio Histórico Nacional e conta a história da cidade de João Pessoa, fundada em 1585. Recheado de construções históricas e diversos pontos turísticos, conhecer o centro histórico da capital paraibana requer algum transporte, já que as atrações ficam distantes uma das outras.

Nesse caso, o melhor a se fazer é conseguir este transporte. Uma das maneiras é realizar os deslocamentos com transporte público, seria a opção mais em conta porém você irá perder boa parte do seu dia dentro do ônibus. Outra opção é comprar um pacote de alguma agência local. Se você dirige, dá pra pensar em alugar um carro e ficar mais à vontade.

Táxi eu considero fora de cogitação por ficar com um valor super elevado. Outra opção seria o UBER, calculei todos os deslocamentos e tudo ficaria em torno de R$120,00, se for dividir com mais gente ainda vale a pena.

Centro Histórico de João Pessoa

Tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Centro Histórico de João Pessoa leva o turista a fazer uma viagem no tempo. De acordo com o que pretende conhecer, o tour pode durar até um dia inteiro.

Farol de Cabo Branco e Ponta do Seixas

A Ponta do Seixas é a parte mais oriental das Américas. A Praia da Ponta do Seixas vista do alto da falésia é muito bonita porém a praia é um pouco “popularizada”, deixando a desejar na estrutura. No alto da falésia está o Farol do Cabo Branco, um famoso ponto turístico de João Pessoa, que era a parte mais oriental das Américas. Medições mais recentes comprovam que a Ponta do Seixas ocupa este posto.

Para chegar até o Farol, é necessário uma caminhada íngreme pois não é permitido a entrada de veículos. Além do Farol, há uma área coberta pelas árvores com algumas redes e uma feirinha de artesanato.

Av Cabo Branco – Cabo Branco
Entrada: Gratuita
💡 Domingo à Sexta, de 9h às 20h

Farol de Cabo Branco - João Pessoa - PB
Farol de Cabo Branco
Ponta do Seixas - João Pessoa - PB
Ponta do Seixas

Praça Presidente João Pessoa e arredores

A Praça Presidente João Pessoa está localizada no centro da capital, foi ali que nasceu João Pessoa, a terceira capital mais antiga do país. Lá estão: o edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Governo do Estado e o Tribunal de Justiça, além do prédio da antiga Faculdade de Direito. No centro da praça, há algumas esculturas que simbolizam a história da cidade.

No local onde hoje é o atual Palácio do Governo, era o antigo Palácio da Redenção, um palácio jesuíta de 1586 que abriga as cinzas de João Pessoa, ex-governador da Paraíba que dá nome à cidade.

Centro Histórico de João Pessoa - PB
Palácio do Governo do Estado
Centro Histórico de João Pessoa - PB
Tribunal de Justiça
Centro Histórico de João Pessoa - PB
Praça Presidente João Pessoa

Conjunto de São Francisco

O Conjunto de São Francisco, composto pelo convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, é um importante ponto turístico da cidade, considerado o maior monumento em estilo barroco da América Latina, tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1952. Começou a ser construído em 1589 e só foi concluída em 1788. Pena que estava fechado no dia da minha visita.

Ladeira São Francisco s/n – Centro – (83) 3221-0779
Visita Guiada: R$6
💡 Segunda à Sexta, de 8h30 às 17h | Sábado e Domingo, de 9h às 14h

Conjunto de São Francisco - João Pessoa - PB
Conjunto de São Francisco

Hotel Globo

Construído em 1929, o Hotel Globo foi o primeiro hotel de luxo da cidade, hoje o local funciona como um centro de informações turísticas e possui algumas exposições em seu hall de entrada. Da parte externa do hotel, é possível assistir a um belo pôr do sol com vista para o Rio Sanhauá. Bem próximo dali, estão as famosas casinhas coloridas, um dos símbolos da cidade de João Pessoa.

Largo São Frei Pedro Gonçalves, Pç. São Pedro Gonçalves, 7 – Varadouro
Entrada: Gratuita
💡 Todos os dias, de 8h às 17h

Hotel Globo - João Pessoa - PB
Hotel Globo
Hotel Globo - João Pessoa - PB
Exposição no Hotel Globo

Rio Sanhauá - João Pessoa - PB Centro Histórico de João Pessoa - PB

Parque Solon de Lucena

O Parque Solon de Lucena é um parque público urbanizado, com a Lagoa dos Irerês ao centro. Antigamente o local pertencia aos jesuítas e hoje é um belíssimo parque, no centro de João Pessoa, sendo um dos cartões postais da cidade.

Parque Solon de Lucena
Entrada: Gratuita

Parque Solon de Lucena - João Pessoa - PB
Parque Solon de Lucena

Mercado de Artesanato Paraibano

Finalizamos o passeio por João Pessoa no MAP (Mercado de Artesanato Paraibano). O local é ótimo para comprar aquelas lembrancinhas da cidade pois possui centenas de lojas com várias opções de compras, além de lanchonete para um lanche rápido. O MAP fica há algumas quadras da feirinha de Tambaú.

Av Sen. Ruy Carneiro 241 – Tambaú – (83) 3247-3135
Entrada: Gratuita
💡 Segunda à Sábado, de 9h às 19h | Domingo, de 9h às 17h

Mercado de Artesanato Paraibano - João Pessoa - PB
Mercado de Artesanato Paraibano

Viagem realizada em março de 2013

+ João Pessoa e arredores no Blog Meu Destino

Saiba tudo sobre João Pessoa
Orla de Tambaú
Centro Histórico de João Pessoa
Hospedagem - Atlântico Praia Hotel
Hospedagem - Tropical Tambaú
As melhores praias da Paraíba
Cabedelo
- Ilha de Areia VermelhaPraia de CamboinhaBolero de Ravel na Praia do Jacaré (Pôr do Sol)
Costa do Conde
- Buggy pela Costa do Conde, litoral sul
- Praia de Tambaba
- Praia de CoqueirinhoBarra do Gramame / TabatingaRestaurante A Arca de Bilú

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

9 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado por todas as grandes mensagens João Pessoa! Eu definitivamente estarei visitando eles, nós estaremos visitando, em junho. Sinto muito para o Português, estou usando o Google Translate, porque o meu Português é ruim, eu só queria dizer que seus posts são muito úteis para alguém de todo o caminho no meio da América. 🙂

  2. Oi André, boa tarde.
    Sou de Araujos, perto de Divinópolis e estou organizando uma viagem para um grupo de 20 pessoas para a Paraíba, pra março de 2015.
    estava pesquisando no Google sobre os atrativos da cidade e encontrei seu blog, que achei extremamente útil.
    Parabéns pela iniciativa!!!

    • Olá Paula.
      Muito obrigado pelos elogios.
      Espero ter ajudado você a concluir o seu roteiro. Se precisar de mais alguma informação, mande e-mail que terei enorme prazer em ajudá-la!
      Tenho parentes em Araújos. Cidadezinha pacata e acolhedora.
      Espero ainda poder escrever sobre a cidade.
      Um grande abraço!

  3. Oi André. Estou com viagem marcada para João Pessoa com minhas filhas. Aluguei um carro. Pode me dar ideia de bons lugares pra ir com adolescentes em João Pessoa e arredores? Obrigada. Seu blog me ajudou bastante.

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.