Pôr do Sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel

O passeio contempla um lindo pôr do sol ouvindo do Bolero de Ravel, um dos passeios mais procurados da Paraíba

Assistir ao espetáculo que é o pôr do sol é uma das atividades que mais me agradam, prova disso é que já acompanhei o pôr do sol em lindos lugares por esse Brasil. Em Aracaju, assisti ao espetáculo na Praia do Mosqueiro e no Rio de Janeiro, assisti ao pôr do sol na Pedra do Arpoador. Na Paraíba esta atividade tem um detalhe muito especial, é na Praia do Jacaré que acontece o pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam João Pessoa.

Localizada na cidade de Cabedelo, vizinha à capital João Pessoa, a Praia do Jacaré não é bem uma praia, é o encontro do Rio Paraíba com o mar e suas águas não são próprias para banho. O pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel é um passeio imperdível e não pode ficar de fora do seu roteiro.

Este post é do ano de 2013 porém foi atualizado neste ano de 2018, já que muita coisa mudou desde a minha última passagem por lá.

Praia do Jacaré

Para chegar até a Praia do Jacaré, basta pegar a BR 230 até a cidade de Cabedelo. Lá, existem placas indicando como chegar até a Praia do Jacaré. Da Praia de Tambaú até lá são cerca de 14 quilômetros. Caso não tenha um carro, poderá pegar um ônibus e ir até o Bessa e de lá existem ônibus que vão direto para a Praia do Jacaré. Outra opção seria alugar um carro, é uma opção mais cômoda e pode ser interessante já que existem vários atrativos nos arredores de João Pessoa.

Quando este blogueiro visitou a Praia do Jacaré, estava hospedado na Praia de Tambaú. Saí do hotel às 15h e cheguei lá aproximadamente 15h30, isso por causa de um engarrafamento que peguei no caminho. Considero o horário de 15h30 ideal para chegar na Praia do Jacaré, pois não sobrou e nem faltou tempo.

Antes de assistir ao pôr do sol ou mesmo após o espetáculo, vale a pena passear, conhecer e até fazer umas comprinhas nas feirinhas de artesanato da Praia do Jacaré. Existem algumas lojas mais sofisticadas e no final existem as famosas “feirinhas”. Elas foram criadas devido ao sucesso do Bolero de Ravel.

Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Lojas na Praia do Jacaré
Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Lojas na Praia do Jacaré
Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Feira de Artesanato da Praia do Jacaré

Como assistir o Pôr do Sol

Antes existiam alguns bares que ficavam à beira do Rio Paraíba e ofereciam decks onde era possível apreciar o pôr do sol. Os bares cobravam pelo acesso e até ofereciam uma boa estrutura e era possível assistir ao Bolero de Ravel com o pôr do sol ao fundo. Mesmo após o fim da apresentação do Bolero de Ravel, a noite era animada e os bares ofereciam música ao vivo.

Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Como eram os bares na orla
Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Como eram os bares na orla

Porém não existem mais bares na Orla da Praia do Jacaré, todos foram demolidos. Os bares ocupavam irregularmente áreas de uso comum da população e uma decisão judicial deu fim a todos eles.

Na época eu havia optado por assistir ao pôr do sol de outra maneira, comprei um passeio de catamarã que dá uma volta pela Lagoa e do próprio catamarã eu assisti ao famoso Bolero de Ravel. A vantagem de assistir ao espetáculo desta maneira é que você fica bem pertinho do barco onde o Jurandy do Sax se apresenta, ele é o responsável pela execução do Bolero de Ravel através de seu saxofone.

Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Jurandy do Sax
Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Jurandy do Sax
Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Jurandy do Sax

Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba

Se por um lado os bares não mais existem, por outro este passeio de barco segue cada vez melhor. A diferença é que agora eles são bem mais concorridos e vale a pena chegar mais cedo por lá para conseguir uma vaga, ou reservar com antecedência. Fiz o passeio com o barco “Thamis & Iralu” e custou R$35.

Além de curtir a apresentação de pertinho, o bar dá uma volta pela Lagoa do Jacaré e oferece, durante essa volta, um Stand-up de humor que me rendeu muitas gargalhadas com o assunto “sogra”. Fiz o passeio pelo Rio Paraíba, ouvi o stand-up e ainda sobrou um tempo livre antes do Jurandy começar a se apresentar, usei este tempo para registrar fotos do pôr do sol, que realmente é muito lindo.

Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Catamarã
Pôr do sol na Praia do Jacaré - Bolero de Ravel - Cabedelo - Paraíba
Stand-up de humor no barco

Caso não queria realizar o passeio de barco poderá assistir ao pôr do sol de pé na orla, no local onde ficavam os bares. Você não pagará nada por isso mas é importante chegar cedo e conseguir um bom lugar para poder assistir.

Barco “Thamis & Iralu”
(83) 98822-2008 – 98601-2297

Viagem realizada em março de 2013

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e aproveite. 
💵 Precisa fazer CÂMBIO para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio.
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your Guide e Tour On.
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo da Paraíba:

- As melhores praias da Paraíba
📝 O que fazer em João Pessoa
- Orla de Tambaú
Centro Histórico de João Pessoa
🏨 Hospedagem
- Atlântico Praia Hotel
Tropical Tambaú
🏜 Cabedelo
- Ilha de Areia Vermelha
Praia de Camboinha
Bolero de Ravel na Praia do Jacaré (Pôr do Sol)
🏜 Costa do Conde
- Buggy pela Costa do Conde 
- Praia de Tambaba
- Praia de Coqueirinho
Barra do Gramame / Tabatinga
Restaurante A Arca de Bilú

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

3 COMENTÁRIOS

  1. Fala André,

    Eu vi esse por-do-sol na praia do Jacaré em 2010…o lugar é lindo mesmo. Mas sou suspeito com esse momento do dia, tenho até uma série lá no blog!!!

    Abração

    • Fala Guilherme!
      Pelo que vi você já assistiu o por-do-sol em várias partes deste planeta. Que honra! Quem não curte um belo por-do-sol né?
      Grande abraço e obrigado pela visita!

  2. Parabéns André pelo blog. Adorei as dicas, assim como vc sou mineira também e do interior. rsrs
    Estou indo a Natal daqui a 2 semanas e quero muito visitar a praia do jacaré. Suas dicas foram ótimas pra mim.
    Valeu!!!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.