Sul da Paraíba – Barra do Gramame, Tabatinga e Pedra Furada

O litoral sul da Paraíba reserva grandes surpresas, com lindas e bem estruturadas praias

O litoral sul da Paraíba reserva belas e bem estruturadas praias, verdadeiras belezas naturais do estado que merecem ser visitadas. Uma boa maneira de conhecê-las é através de um passeio de buggy pelo sul da Paraíba, que permite ao visitante conhecer essas e outras praias.

Barra do Gramame

A Barra do Gramame é um lugar calmo, onde há um pequeno rio ótimo para relaxar. O local recebe muitos turistas e amantes da natureza e possui estrutura com mesas sobre a extensa faixa de areia.

O famoso Bar do Zezinho serve bons drink’s e alguns petiscos, mas como era início de passeio, não provei nenhum. Um atrativo do local é o caranguejo gigante, que pode ser tocado, com autorização do pessoal do bar.

Barra do Gramame, litoral sul da Paraíba
Barra do Gramame, litoral sul da Paraíba
Enorme caranguejo do Bar do Zezinho
Enorme caranguejo do Bar do Zezinho

Aproveite sua estada para tomar um banho de mar nas águas calmas da barra do rio. O local é ótimo para famílias e atende à todos os públicos.

Para chegar até a Barra do Gramame a partir da orla de Tambaú, siga pela Av. Cabo Branco, que margeia a orla até a Av. Panorâmica. Esta última avenida vai ser transformar na PB-008 onde deverá seguir até chegar a uma rotatória que dá acessoa à Barra.

Barra do Grammame
Barra do Gramame
Barra do Grammame
Barra do Gramame

Praia de Tabatinga

Talvez esta seja a mais linda praia do estado. De todas que conheci no estado, esta foi a que mais me encheu os olhos de tanta beleza. Conheci Tabatinga do alto, vista de um mirante natural e o visual é fantástico, um cenário perfeito. As fotos deste mirante são dignas de um quadro de tão lindas.

Praia de Tabatinga, a mais bela do litoral sul da Paraíba
Praia de Tabatinga, a mais bela do litoral sul da Paraíba
Praia de Tabatinga
Praia de Tabatinga

A Praia da Tabatinga possui areias claras, lindas falésias, piscinas naturais e o mar tem uma cor turquesa que deixa a paisagem mais linda ainda. A Praia possui estrutura de bar com mesas e espreguiçadeiras. O Bar do Artista serve petiscos e bebidas por lá.

Para chegar até Tabatinga, siga os mesmos passos até a Barra do Gramame, porém continue na PB-008 até chegar nas placas indicando o acesso à praia.

Praia de Tabatinga
Praia de Tabatinga
Praia de Tabatinga
Praia de Tabatinga
Deu tempo até de fazer a famosa foto do pulinho!
Deu tempo até de fazer a famosa foto do pulinho!

Eu cheguei a este mirante graças ao Sérgio, o bugueiro que fez o passeio pelo litoral sul comigo. Na outra ponta deste mirante, dá pra avistar a Praia de Carapibus, também muito bonita com enormes falésias e águas claras. Como a faixa de areia é pequena, não vi nenhuma estrutura de bar nesta praia.

Praia do Amor e a Pedra Furada

A Praia do Amor possui belezas naturais, falésias, formações rochosas e águas calmas e limpas. A praia possui várias pedras e uma delas é muita famosa, a Pedra Furada.

O bugueiro Sérgio nos confidenciou que, segundos os moradores, o casal que passa dentro da pedra é feliz pelo resto da vida. Já os solteiros que passam dentro dela, encontram a sua alma gêmea. Será que já funcionou com alguém?

Praia do Amor
Praia do Amor
Praia do Amor
Praia do Amor
Famosa "Pedra Furada" na Praia do Amor
Famosa “Pedra Furada” na Praia do Amor

Outras praias do litoral sul da Paraíba

O litoral sul da Paraíba ainda tem outras lindas praias como Coqueirinho, Jacumã e Tambaba, esta última naturista. Com um passeio de buggy é possível conhecer todas as praias citadas em apenas um dia e vale muito a pena. Há algumas empresas que realizam o passeio pelas praias com vans ou carros comuns, porém bem menos emocionante.

Viagem realizada em março de 2013

+ João Pessoa e arredores no Blog Meu Destino

Saiba tudo sobre João Pessoa
Orla de Tambaú
Centro Histórico de João Pessoa
Hospedagem - Atlântico Praia Hotel
Hospedagem - Tropical Tambaú
As melhores praias da Paraíba
Cabedelo
- Ilha de Areia Vermelha
Praia de Camboinha
Bolero de Ravel na Praia do Jacaré (Pôr do Sol)
Costa do Conde
- Buggy pela Costa do Conde, litoral sul
- Praia de Tambaba
- Praia de Coqueirinho
- Barra do Gramame / Tabatinga
Restaurante A Arca de Bilú

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

15 COMENTÁRIOS

  1. …João Pessoa foi uma das praias mais bonitas que já conheci,um lugar que vale a pena conhecer,e nunca deixam de fazer o passeio de buggy,principalmente quando o guia é o Sérgio,um amor de pessoa,passamos por lugares encantadores,praias maravilhosas,foi um passeio inesquecível,com pessoas especias em lugares fantásticos!Valeu pela escolha André,foi top nosso passeio…

  2. André Morato, sempre nos dando o prazer de dividir seus momentos especiais, passando dicas indispensáveis e contribuindo para uma escolha de viagem perfeita! Obs: Vi uma placa, não coloque a mão e vc vai e “pega” o bichinho? kkkkk

    • Kkkkkk…na verdade aquela placa é para nao colocar a mão sem permissão. Na foto o funcionario do bar nos deu esta permissão. Mas mto bem observado! Kkkkkkk

  3. Olá pessoal, sou do Rio de Janeiro, em janeiro irei com minha família conhecer essa cidade maravilhosa com povo do sangue quente, queremos muito passear de buggy, é um dos nossos primeiros itens na visita!

  4. Estive em João Pessoa nos dias 22, 23 e 24 de Outubro de 2014. Peguei o contato do Sérgio pelo blog, e fechei com ele o transfer do aeroporto-hotel e hotel-aeroporto, o passeio para o Litoral Sul e o passeio para assistir o por do sol na praia do Jacaré! Acredito que todos esses passeios sem o Sérgio nao seriam os mesmos. Ele é completamente competente, pontual, sabe toda a história da cidade e principalmente é uma pessoa super do bem! Nao poderia esquecer de citar as belas e inesquecíveis paisagens que vi por lá! Obrigada André pelo post e indicação do melhor bugueiro da Paraíba.

    • Olá Fernanda!
      Estou extremamente satisfeito em ter lhe ajudado em sua viagem à João Pessoa. Faço suas as minhas palavras em relação ao bugueiro Sérgio. Profissional muito competente. É muito gratificante quando o leitor volta ao blog para agradecer as dicas.
      No que precisar, estamos à disposição para lhe ajudar nas suas próximas viagens.
      Um grande abraço!

  5. Oi, Morato preciso de um roteiro para excursão em janeiro,se for possível me passe algumas informações.
    Vou passar 4 dias e preciso de um planejamento para usufruir o máximo possível essas belas praias.

    Aguardo contato.

    • Olá Cerilene.
      Quatro dias não serão suficientes para conhecer o melhor de João Pessoa e região. No link a seguir estão resumidas todas as atrações com os respectivos links para os post sobre o local

      https://blogmeudestino.com/2013/05/16/saiba-tudo-sobre-joao-pessoa-e-seus-arredores/

      Se for ficar 4 dias inteiros sugiro:
      1º dia – passeio de buggy pelo litoral sul
      2º dia – Ilha de Areia Vermelha com o Bolero de Ravel na volta (ambas são na mesma direção)
      3º dia – Praia de Camboinha (Norte) ou Praia de Coqueirinho (Sul)
      4º dia – Manhã Livre com City Tour pelo centro histórico à tarde.

      • Ola Andre, eu sou de Foz do Iguaçu e estarei indo a Joao Pessoa no dia 04/02 ficarei alguns dias por la e de imediato gostaria de agredece-lo pelas otimas dicas de passeio tanto de lugares quanto ao bugueiro Sergio o qual logo estarei entrando em contato.
        Creio que fiz uma otima escolha….

  6. André, através do seu blog tive o privilégio de conhecer o Sérgio. Pessoa fantástica! Ele é muito mais do que você descreve aqui. Recomendo João Pessoa para quem quer se surpreender com paisagens encantadoras e ser bem assistido e acompanhado pelo melhor guia turístico do Brasil.

Comente!