Conheça o Cajueiro de Pirangi, o maior cajueiro do mundo

Pode parecer estranho mas toda a dimensão e todos esses galhos pertencem a apenas um cajueiro

Nas proximidades da capital Natal/RN no município de Parnamirim, encontra-se “O Maior Cajueiro do Mundo”. O Cajueiro de Pirangi fica no litoral sul de Natal e recebe vários turistas que, curiosos, visitam o local para conhecer esta atração bem incomum.

O maior cajueiro do mundo
O maior cajueiro do mundo
maior_cajueiro_mundo (2)
Entrada do Maior Cajueiro do Mundo

História do Maior Cajueiro do Mundo

Trata-se de uma anomalia com mais de 8000m² de copa (equivale a um campo de futebol oficial) com cerca de 110 anos de vida que produz mais de 3 toneladas de caju por safra.

Em 1994 o cajueiro entrou para o Guiness Book como “O maior cajueiro do mundo”. Galhos brotando da terra a todo instante, uma vasta sombra, e uma sensação de estar caminhando por uma floresta. Esta seria a definição perfeita para o Cajueiro de Pirangi.

maior_cajueiro_mundo (3)

maior_cajueiro_mundo (4)

maior_cajueiro_mundo (5)

Definição científica

Do seu tronco original saíram dezenas de galhos que, por sua vez transformaram-se em outros verdadeiros troncos. A explicação para isso é uma anomalia que os agrônomos caracterizaram de fitoteratológica – fito (planta) terato (monstruosidade) lógica (estudo).Por sofrer desta anomalia seus galhos tocam no solo e criam raízes secundárias que ajudam na alimentação da árvore, mas todos eles são dependentes do tronco principal. (retirado do site oficial)

maior_cajueiro_mundo (6)
Encontrei um gatinho desfrutando da vasta sombra do Cajueiro

maior_cajueiro_mundo (9)

O cajueiro de Pirangi é parada obrigatória para todos os turistas que visitam Natal e seus arredores. Além de conhecer o cajueiro, o local possui uma estrutura ao seu redor com lojas de artesanato e guias que falam Inglês e Espanhol.

Para completar a estrutura do cajueiro, um mirante com 10m de altura com vista para todo o espaço coberto pelo cajueiro.

maior_cajueiro_mundo (7)
Vista do mirante
maior_cajueiro_mundo (13)
Vista do mirante

maior_cajueiro_mundo (10)

Dica

O Cajueiro de Pirangi, como o próprio nome diz, fica na Praia de Pirangi que é uma das mais badaladas do litoral Sul. Reserve um dia do seu roteiro para conhecer o litoral sul, passando pelas praias de Búzios, Tabatinga, Lagoa de Arituba e Pirangi, sendo, estas duas últimas, ótimas opções e com boa infra estrutura para passar o dia. Reserve 30 minutos do fim da tarde para conhecer o Cajueiro, pois serão suficientes. Se preferir faça este mesmo roteiro de buggy. Todos os bugueiros param no Cajueiro.

maior_cajueiro_mundo (12)

Quando visitar o Maior Cajueiro do Mundo, não deixe de comer o pastel de carne seca frito na hora em uma lanchonete que fica em frente a entrada. É uma delícia!

O Maior Cajueiro do Mundo
Av São Sebastião 20012-091
Parnamirim/RN
www.omaiorcajueirodomundo.com

Viagem realizada em março de 2011

Natal e arredores no Blog Meu Destino

O que fazer em Natal e arredores
- Cajueiro de Pirangi
- Praia de Pipa
- Punaú
- Mergulho em Maracajaú

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!