Passeio de barco por Arraial do Cabo, litoral do Rio de Janeiro

Praias com águas cristalinas e areia branquinha, em Arraial do Cabo você encontrar várias assim

Arraial do Cabo fica no estado do Rio de Janeiro, próximo a cidade de Cabo Frio (aproximadamente 10km) e é um dos lugares mais bonitos que já visitei. Isso porque a cidade possui dunas de areia branca, águas cristalinas e grandes costas que funcionam como mirantes formando um visual incrível.

A cidade é considerada um paraíso para os mergulhadores pois além das águas cristalinas, possui uma rica vida marinha.

Mergulho em Arraial - Foto: Life Sub
Mergulho em Arraial do Cabo – Foto: Life Sub

Como conhecer

Para conhecer “os encantos de Arraial do Cabo”, a melhor maneira é através dos passeios de barco. A grande maioria deles partem da Praia dos Anjos e custam em média R$30,00. Os passeios geralmente duram 4h e os barcos vendem refrigerante, água e alguns tem até churrasquinho. Alguns barcos permitem que o turista leve a sua caixa de isopor e a deixe no barco durante o passeio, desde que não suje as praias.

02 - barcos - arraial do cabo

03 - barcos - arraial do cabo (2)

Um dos barcos de passeio
Um dos barcos de passeio

04 - barcos - arraial do cabo

No trajeto até a Praia dos Anjos, existem alguns mirantes no caminho que valem a pena parar alguns minutos e bater algumas fotos.

Um dos mirantes a caminho da Praia dos Anjos
Um dos mirantes a caminho da Praia dos Anjos
Um dos mirantes a caminho da Praia dos Anjos
Um dos mirantes a caminho da Praia dos Anjos

As Praias de Arraial do Cabo

A principal praia de Arraial do Cabo é a famosa e linda Praia do Farol. Considerada umas das mais bonitas do Brasil, a Praia do Farol é acessível somente por barco e praticamente todos os passeios de barco passam por esta praia, e ficam em média 40 minutos nela para os turistas curtirem as belezas do lugar. Além de linda, a praia é super tranquila. Se você quiser ficar mais tempo nela, sempre há vagas em outros barcos.

Praia do Farol
Praia do Farol
Praia do Farol
Praia do Farol
Praia do Farol
Praia do Farol
Praia do Farol
Praia do Farol

Dica: Leve máscara e snorkel para o passeio de barco para aproveitar e fazer mergulho livre nas praias.

Outra praia sempre presente no roteiro dos passeios de barco é a Praia do Forno. Se não quiser ir à ela de barco pode optar por uma trilha íngreme que, após uns 10 minutos de caminha, chegará nela. Esta praia possui águas claras, várias barreiras de corais e possui também quiosques. Apesar do acesso de barco ser a maneira mais simples de se chegar a esta praia, a vista que se tem do topo do morro (se optar pela trilha) é maravilhosa.

Praia do Forno
Praia do Forno
Praia do Forno
Praia do Forno
Praia do Forno
Praia do Forno

Há um bar flutuante na Praia do Forno onde é possível comer ostras colhidas na hora e outros frutos do mar a preços justos.

Os passeios de barco também costumam passar pela praia do “Pontal”. Por possuir águas calmas e ser muita tranquila, é muito procurada para a prática de mergulho.

Também durante o passeio de barco, você conhecerá a Gruta Azul (o nome vem dos efeitos causados pelas paredes internas, que têm tons dourado e prateado e que se tornam azuis de acordo com a incidência de luz), e conhecerá também a Fenda de Nossa Senhora e Pedra do Macaco.

Gruta Azul
Gruta Azul
Gruta Azul
Gruta Azul
Fenda de Nossa Senhora
Fenda de Nossa Senhora
Pedra do Macaco
Pedra do Macaco

Após o término do passeio de barco, você poderá curtir o resto do dia na chamada “Prainha”. É a praia central de Arraial do Cabo, urbanizada, e mais movimentada que as outras citadas acima. Possui quiosques e águas claras e calmas. Muito boa para curtir o restante do dia em Arraial.

Prainha Central
Prainha Central
Prainha Central
Prainha Central
Prainha Central
Prainha Central

Para finalizar o belíssimo passeio por Arraial do Cabo, recomendos o pôr do sol no Pontal do Atalaia, que é lindíssimo também.

Para os passeios de barco recomendamos as empresas:
Tubarão Riowww.tubaraorio.com.br ou (22) 2622-6854
Saveiro Don Juanwww.saveirodonjuan.com.br ou (22) 2622-5471

Viagem realizada em janeiro de 2012

Nos arredores de Arraial do Cabo

Cabo Frio - Praia das Conchas
Búzios:
Praias da Azeda e Azedinha
As melhores praias de Búzios
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

3 COMENTÁRIOS

  1. Lindo lugar … fiz um bate e volta no último fim de semana e o passeio de barco já está mais salgado, saiu por 50 reais.
    Aconselho também uma visita ao restaurante Bacalhau do Tuga, super recomendado no Trip Advisors

    Meu relato do bate e volta de dois dias no paraíso de Arraial do Cabo :

    http://viajanderia.com/2014/12/23/um-bate-e-volta-ate-arraial-do-cabo-fim-de-semana-de-descanso-e-tranquilidade-no-paraiso/

    Espero que incentive aos indecisos em conhecer este local encantador

    Bjuss

  2. Acabei de chegar em Arraial do Cabo para curtir o feriado. Adorei suas duas. Queria compartilhar uma dica que me ajudou a encontrar uma pousada bem em conta por Arraial: Espero que ajude o pessoal, bjos
    pousadasbaratas.org/pousadas-baratas-em-arraial-do-cabo

Comente!