A Bahia é um excelente destino turístico e possui vários atrativos que vão muito além de Salvador. Já falamos aqui no blog sobre a Praia do Forte que fica à 90km da capital e possui diversas atrações. Agora vou indicar um excelente local para compras, o Mercado Modelo, o maior shopping de artesanato do Brasil.

O Shopping conta com uma grande diversidade de lojas, que vendem, além do artesanato local, produtos típicos da Bahia.

Um pouco da história do Mercado Modelo

O Mercado Modelo foi inaugurado em 1912 e funcionava como principal centro de abastecimento de Salvador, comercializando produtos do gênero alimentício como frutas, verduras, carnes, peixes, aves etc.

O Mercado modelo antes funcionava em outro prédio e tem sua história marcada por grandes incêndios. O antigo prédio sofreu um incêndio em 1921 e quase foi destruído por completo. Em 1943,  o antigo prédio teve outro incêndio, porém, com menores proporções. Já o incêndio de 1969 destruiu o antigo prédio por completo, obrigando os comerciantes a se instalarem no atual prédio.

Já no novo prédio, um novo incêndio aconteceu em 1984, causando sérios danos ao Mercado Modelo, que fora restaurado e recuperado no mesmo ano.

Atualmente o Mercado Modelo possui um moderno equipamento de prevenção contra incêndio, mais que necessário depois de tantos incêndios.

Mercado Modelo
Mercado Modelo

Estrutura

O shopping possui mais de 260 lojas, mini-bares e dois restaurantes, dispostos em dois pisos que ocupam o prédio de estilo neoclássico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, construído em 1861 para ser utilizado como terceira alfândega de Salvador. Só a visita ao Mercado Modelo é, por si só uma grande atração.

Restaurante do Mercado Modelo
Restaurante

O Mercado Modelo é um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas que viajam à Salvador, pois fica na região do comércio na cidade baixa, próximo ao Elevador Lacerda e ao Pelourinho.

Na área em frente a portaria central do Mercado Modelo, há algumas barracas que vendem artesanato, há também algumas baianas vendendo o acarajé, e se der sorte, poderá ver uma roda de capoeira ao som do berimbau e dos caxixis. O local requer um pouco de cuidado com “os pedintes” que rondam a região.

É um lugar inesquecível em Salvador e ótimo para comprar artesanato e as lembranças da terra boa.

São vários modelos que podem ser comprados como, santos, carrancas, colares, fitinhas, cinzeiros, chaveiros e várias outras lembranças. Abaixo você poderá conferir um pouco do artesanato vendido no Mercado Modelo.

Essa é ótima! rs

Viagem realizada em outubro de 2012

+ Salvador no Blog Meu Destino

O que fazer em Salvador
- Igreja do Bonfim
- Pelourinho e Centro Histórico
- Mercado Modelo
Hospedagem - Mar Brasil Hotel
Praias no arredores de Salvador
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

1 COMENTÁRIO

  1. […] @blogmeudestino | artesanato no mercado modelo – salvador | LINK 33. @sepluganomundo | bariloche [compras] | LINK 34. @turomaquia | artesando em barrerinhas | […]

Comente!