O que fazer na Praia do Forte – BA

Os principais atrativos são a Capela de São Francisco de Assis e o Castelo Garcia D'avila

A Praia do Forte está no estado da Bahia à 90km da capital Salvador. O destino é muito requisitado por turistas que visitam o estado baiano e mesmo que não se hospede por lá, vale a pena ir pra passar o dia.

Como chegar

Para chegar à Praia do Forte, siga pela BA-099, conhecida como a estrada do Coco, que vai do Aeroporto até a Praia do Forte. A rodovia é ótima, em pista dupla, e muito bem sinalizada. O trajeto dura cerca de 40 minutos. Saiba como chegar à Praia do Forte de outras maneiras.

Passeios na Praia do Forte

Assim que chegar na vila, tente reservar os seus passeios principalmente se estiver na alta temporada para não correr o risco de ficar sem vaga. São várias opções de passeios para todos os tipos de gostos e idades. Confira os Passeios na Praia do Forte – BA.

Praia do Forte
Sede da Portomar Passeios

O que fazer na vila

Com os passeios já reservados, aproveite para passear pela vila dos pescadores que fica na entrada da cidade. Esta vila é, em outras palavras, um pequeno centro comercial, onde pode-se encontrar lojas com produtos mais sofisticados até artesanatos, barzinhos, ótimos restaurantes, sorveterias e várias outras lojas.

No final da Alameda do Sol está a Capela de São Francisco de Assis, construída há mais de 110 anos e que presenciou inúmeras mudanças vividas na região. De ponto de encontro dos pescadores da região, que se reuniam após a missa para dançar o reisado e a puxada de rede, até se tornar um dos pontos turísticos indispensáveis no roteiro de quem vai à Praia do Forte.

Capela de São Francisco de Assis, principal ponto turístico da Praia do Forte

A igreja fica de frente a Praia do Porto, belíssima praia de águas calmas e mornas e sempre muito movimentada. Tem várias barracas de praia que oferecem mesas, cadeiras e ducha.

Projeto TAMAR

Atrás da Capela de São Francisco está o Projeto TAMAR, um projeto de pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto TAMAR.

Projeto TAMAR

Mais à frente do Projeto TAMAR estão as piscinas naturais de Lord e Papa Gente, com águas cristalinas formadas por enormes recifes e com profundidade máxima de 3 metros. Para flutuação e mergulho livre, alugue equipamento tipo máscara / snorkel. De frente às piscinas naturais existem barracas que alugam os equipamentos. Procure ir às piscinas naturais de manhã, enquanto a maré está baixa.

Praia das Piscinas Naturais de Lord
Piscinas Naturais de Lord

Gastronomia

Durante a sua visita à Praia do Forte não deixe de experimentar o famoso bolinho de Peixe do Bar do Souza. Crocante e sequinho por fora, ele surpreende com seu recheio molhadinho e bem temperado. Durante a alta temporada o Bar do Souza chega a vender 4 mil bolinhos por dia. Você pode optar pelo bar que fica na entrada da vila ou na filial que fica dentro do Projeto TAMAR.

Bolinho de Peixe do Bar do Souza

Não deixe de visitar também as feiras de artesanato da Praia do Forte, onde tem algumas boas opções de lembranças e presentes do local.

Feira de Artesanato da praia do Forte

Instituto Baleia Jubarte e Castelo Medieval

A Praia do Forte oferece ainda outras opções de turismo como o Instituto Baleia Jubarte e o Castelo Garcia D’ávila, considerado a primeira grande edificação portuguesa construída no Brasil, exemplar único de Castelo em estilo medieval construído na América,  em 1551.

Suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil. Garcia D’Avila chegou ao Brasil na expedição de Tomé de Souza, em 1549, sendo nomeado o feitor e almoxarife da Cidade do Salvador e da Alfândega.

Pra quem quiser conhecer a Praia do Forte (e ficar por lá alguns dias -> RECOMENDO) existem várias opções de hospedagens, hotéis, resorts e até albergues. Tem opções pra todos os gostos.

Viagem realizada em outubro de 2012

+ Praia do Forte no Blog Meu Destino

Como chegar
O que fazer por lá
Os melhores passeios
Projeto TAMAR
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

2 COMENTÁRIOS

  1. Ola André, curti muito sua pagina, espero que voce não se encomode por eu ter postado algumas Fotos suas no meu Face, estou divulgando praia do forte jacuipe, arembepe, que sao minha regiao, mas infelizmente minhas fotinhas nao sao tao lindas quanto as tuas, rsrs Nao modifiquei nada nas tuas Fotos, pelo contrario deixei o nome do teu blog, assim divulgo seu blog também. obrigada e um abraço.
    Eli

Comente!