Marken e Volendam, roteiro de 1 dia – Holanda

Duas lindas e pequenas cidades que possuem casinhas coloridas, típicas holandesas

Marken e Volendam são duas pitorescas cidades holandesas, muito procuradas pelos turistas devido ao caráter tradicional que preservam. Como são próximas da capital Amsterdam, podem ser encaixadas em um roteiro de bate e volta, podendo conhecer um pouco das duas cidades em um mesmo dia.

Ambas as cidades são lindas e tem características parecidas, a parte ruim é que eu as conheci no inverno, quando participei de um fantour da Surland, não aproveitando ao máximo toda a beleza delas. De todo caso foi bem interessante conhecê-las mesmo no inverno já que houveram dois fatos marcantes dessa minha viagem à Europa: foi em Marken que peguei a temperatura mais baixa e em Volendam que vi algo impressionante, o mar congelado.

O passeio por Marken e Volendam

No roteiro oferecido pela Surland, havia um dia livre e sugeriram o passeio por Marken e Volendam. Logo que pesquisei sobre as cidades, não tive dúvidas e comprei o passeio com a própria Surland. Localizadas ao norte de Amsterdam, Marken e Volendam encantam pelos campos verdes (no meu caso brancos por conta da neve), pelas casinhas coloridas e pelos belos horizontes.

Volendam - Holanda - Países Baixos

Marken - Holanda - Países Baixos

Marken

Marken foi separada do continente devido a uma tempestade ocorrida no século XIII e ficou por séculos isolada, com sua população tirando o sustento através da pesca. Em 1957, Marken foi reconectada ao continente com a construção de um dique, ficando assim uma península. São 24 quilômetros de Amsterdam até Marken, o trajeto leva cerca de 35 minutos.

O grande charme da cidade são as suas casinhas coloridas, feitas de madeira, elas estão por toda a parte, dá vontade de sair fotografando todas de tão fofas. Outra característica marcante são os trajes típicos usados por alguns moradores, ao caminhar pela cidade a chance de encontrar alguém utilizando estes trajes é grande.

As ruas de Marken são bem calmas, já que apenas moradores locais podem circular com os carros por ela. O fato da cidade estar enfrentando uma verdadeira nevasca fez com que as ruas ficassem ainda mais tranquilas. Conforme eu disse no início do post, aqui eu enfrentei a temperatura mais baixa de minha viagem, -12ºC com fortes ventos, deixando a sensação térmica ainda mais negativa.

Marken - Holanda - Países Baixos Marken - Holanda - Países Baixos Marken - Holanda - Países Baixos

O melhor a se fazer nesta cidade é caminhar pelas ruelas, admirar as casinhas de madeira, visitar a fábrica de tamancos de madeira Zaanse Schans e esticar (se sobrar tempo) até o “Paard van Marken”, um farol de 1839 utilizado até hoje. Eu fiz apenas uma caminhada pela cidade, mas não visitei a fábrica de tamancos e nem o farol.

O roteiro previa ainda uma visita a uma fábrica de queijos no caminho para Volendam, programa meio “turistão” mas foi uma oportunidade de comprar deliciosos queijos típicos e ver os proprietários utilizando trajes típicos holandeses. Não me lembro o nome da fábrica, mas o passeio foi legal.

Fábrica de Queijos - Marken - Volendam - Holanda Fábrica de Queijos - Marken - Volendam - Holanda

Volendam

Volendam é pequena, com 20 mil habitantes, situada às margens do “Ljsselmeer”, o maior lago da Holanda. A cidade é muito linda e possui várias lojas de souvenirs, bares e cafés, além de um porto muito movimentado. Volendam está 22 quilômetros de Amsterdam e a 15 quilômetros (via estrada de terra) de Marken, sendo que há barcos que fazem o transporte entre as duas cidades, encurtando bastante o caminho.

Assim como Marken, Volendam também possui ruelas e charmosas casinhas de madeira, onde se destacam as casinhas que ficam em frente ao porto. Esta pequena vila de pescadores pode ser desvendada a pé e por aqui também há a possibilidade de encontrar moradores usando trajes típicos.

Em Volendam, comece pelo porto e vá caminhando pelo interior da cidade, sentido igreja, percorrendo as ruelas, adentrando lojas de souvenirs e admirando as paisagens típicas da cidade. Durante minha caminhada pela cidade, comprei uma jaqueta com excelente qualidade por 15 Euros, utilizo ela até hoje, foi um ótimo investimento já que o frio estava demais.

Volendam - Holanda - Países Baixos

Foi em Volendam que vi, admirei, me impressionei e até pisei sobre o mar congelado, uma experiência única e fantástica. Apesar de não ter visto o porto em pleno funcionamento, ver o mar congelado foi uma grande surpresa, jamais pensei em ver algo do tipo.

Volendam - Holanda - Países Baixos
Sobre o mar congelado de Volendam

Para conhecer as duas cidades, poderá alugar um carro em Amsterdam e percorrê-las, ficando mais à vontade, lembrando que em Marken não é permitido trafegar. Há a opção de comprar o passeio nas agências de viagem locais, porém você fica limitado ao roteiro pré-programado, não podendo curtir tudo com calma. A outra opção seria utilizar o transporte público para estas cidades, à partir de Amsterdam.

Para ir de Volendam à Marken por conta própria (caso não esteja da carro), a melhor opção é comprar o trajeto de barco com a Marken Expres. E não se esqueça de contratar o seu seguro viagem antes de ir à Europa, é obrigatório e te tira de várias roubadas como extravio de malas e problemas de saúde.

Viagem realizada em dezembro de 2010

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

 💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
➡ Reserve o seu hotel com o Booking
➡ Alugue um carro com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em Reais, sem IOF
➡ Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Um pequeno problema de saúde pode se transformar em um grande problema.
➡ Precisa fazer câmbio para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio
➡ Quer evitar filas para comprar ingressos? Compre online com a Get Your Guide e Tour On

+ Holanda no Blog Meu Destino

O que fazer em Amsterdam
Roteiro de 1 dia em Delft
Roteiro de 1 dia em Marken e Volendam

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

7 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus do Céu !!! Eu estive nesses lugares, mas no verão !!! Impressionante o mar congelado !!!
    No verão as ruas ficam lotadas de gente !!! Nunca imaginei que o inverno lá fosse assim, com tudo branquinho !!! Lindo !!!
    Abraços,
    Sandra Mara

  2. Oi…. amanhã em amsterda pela manhã há um passeio panorâmico previsto e a tarde uma visita a Marken e Volendam. Conheço estas duas cidades ou vale a pena caminhar e bater perna por Amsterdam? Cheguei hoje e terei um passeio de barco à noite.
    O que me fala?

    • Oi Luciana.
      Se você já bateu perna em Amsterdam por um dia eu recomendaria uma visita a Marken e Volendam sim, as cidades são lindas e bem pertinho da capital, vale a pena conhecer!

  3. Oi André!!

    Estive em Marken e Volendam em maio de 2012. Duas cidades realmente lindas. A temperatura era de 4º graus. Comi calsone Gamba, queijos deliciosos, waffer maravilhoso, as crianças mais lindas que já vi e o mais encantador eles tem uma tradição de investir muito na porta da residencia, cada porta mais bonita do que a outra. Tenho uma foto com esta mesma senhora holandesa vestida tipicamente. Comprei muitos souveners e os pássaros vinha comer em nossa mão. Lugar mágico, um dia pretendo voltar.
    A Holanda é linda!! Amo

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.