Roubaram meu passaporte no exterior. E agora?

Uma situação constrangedora que pode gerar vários problemas, saiba o que fazer caso isso ocorra com você

Em uma viagem ao exterior, poucas coisas dão mais dor de cabeça do que ficar sem o seu passaporte. Roubaram meu passaporte, e agora? O que fazer? Se você teve o seu documento roubado, o primeiro passo é ir à delegacia mais próxima e fazer um boletim de ocorrência. Depois, deve-se ir pessoalmente ao consulado ou à embaixada mais próxima da cidade em que está para pedir um novo.

Roubaram meu passaporte, e agora?

Se você estiver em uma cidade sem representação brasileira, será preciso viajar até ao consulado mais próximo. Vale lembrar também que os órgãos consulares não abrem aos finais de semana e feriado, assim, a viagem poderá ser adiada por mais alguns dias.

Se você perdeu o passaporte pouco tempo antes do retorno ao Brasil poderá solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) no consulado ou embaixada. O documento é gratuito e pode ser utilizado apenas uma vez para voltar ao País.

Roubaram meu passaporte no exterior. E agora?

No entanto, se estiver no meio da viagem e for viajar para outros países, será preciso pedir um novo passaporte. Neste caso, será preciso pagar uma taxa para a confecção do documento, que custa geralmente o dobro do preço de renovação no Brasil. Dependendo da urgência e da época do ano em que foi pedido, o documento pode ser entregue no mesmo dia ou em poucos dias. Vale lembrar que o prazo de validade do passaporte pode ser reduzido a critério da autoridade consular.

Para solicitar uma ARB ou um novo passaporte, o consulado costuma pedir alguns documentos, como o registro de ocorrência policial, documentos brasileiros originais ou fotocópias autenticadas, como RG ou a certidão de nascimento (ou de casamento) acompanhada de outro documento brasileiro com foto, que você poderá solicitar que alguém te mande uma cópia por fax do Brasil.

Uma forma de facilitar o processo é sempre ter uma cópia autenticada das páginas 1,2 e 3 do seu passaporte em outro local seguro (bolsa ou mala). Os consulados podem exigir ainda o título de eleitor e o certificado de reservista para os homens para um novo passaporte.

Roubaram meu passaporte no exterior. E agora?

Outros documentos

Os consulados, no entanto, não poderão fornecer ou providenciar documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor e a Carteira de Identidade, que devem ser solicitados no Brasil. Se estiver utilizando o documento de identidade para viajar pela América Latina e este for roubado, depois de fazer o boletim de ocorrência, o consulado poderá lhe fornecer uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).

 ➡ AQUI COMEÇA A SUA VIAGEM:

💡 Reservando através dos nossos links, nós ganhamos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar no ar, dando dicas de viagem.
🏨 Reserve a HOSPEDAGEM da sua próxima viagem com o Booking.
🚗 Alugue um CARRO com a RentCars em qualquer lugar do mundo e pague em até 12x sem juros no cartão de crédito e sem IOF. Desconto de 5% no boleto.
✈️ Pesquise PASSAGENS AÉREAS com a Passagens Promo, com pagamento em até 6x sem juros. 
🛄 Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu SEGURO VIAGEM, ele é obrigatório em alguns países da Europa e altamente recomendo em qualquer viagem que você faça. Faça uma cotação com a Real Seguro Viagem e aproveite. 
💵 Precisa fazer CÂMBIO para viajar? Consulte preços através da Melhor Câmbio.
💳 Quer evitar filas para COMPRAR INGRESSOS? Compre online com a Get Your Guide e Tour On.
✈️ Teve algum IMPREVISTO COM COMPANHIAS AÉREAS? (voo cancelado, atrasado, perda de conexão, overbooking ou extravio de bagagem) Faça uma consulta gratuita com a Resolvvi e veja se tem direito a indenizações. Você só pagará pelo serviço se ganhar a indenização.

+ Conteúdo sobre Planejamento de Viagem:

✈️ Voos
- Vai viajar de avião pela 1ª vez? Confira nossas dicas
- Regras de Bagagem
- Como é voar com Avianca
- Como é voar pela GOL
- Como é voar pela Azul
🚗 Terrestre
- Alugando um carro pela Localiza Hertz
- Testamos o Cabify
- Calculando os gastos com táxi
📝 Dicas Gerais
- Dicas de câmbio
- Como escolher seu hotel
- 10 dicas para tirar boas fotos em viagens
- Montando o meu próprio roteiro 
- Check List para Homens
- Check List para Mulheres
- Como arrumar as malas de viagem
- Dicas infalíveis para quem viaja com regularidade
📑 Documentação de Viagem
- Check List Documentos de Viagem
- Vacinas
- Como tirar passaporte
- Roubaram meu passaporte no exterior. E agora?

 

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.