Roteiro de 1 dia pela cidade medieval de Gante (Ghent), Bélgica

Gante possui belos canais e um centro histórico recheado de belas construções

Gante (ou Ghent) é uma cidade medieval localizada na Bélgica, fundada no século IX, a única cidade do país a possuir um castelo medieval. Com uma bela e interessante rede de canais e um belíssimo centro histórico, a cidade é uma excelente opção para um bate e volta a partir de Bruxelas, as cidades ficam próximas.

Na Idade Média, Gante foi uma das cidades mais importantes do mundo graças às majestosas construções e obras de arte da época de Da Vinci e Michelângelo. Hoje a cidade possui um centro histórico super conservado, com belos e limpos canais e pode ser conhecida em um dia, a pé, as atrações ficam perto uma das outras.

Estive na cidade durante o inverno, participando de um fantour da Surland, então cheguei até ela de ônibus. Mas o mais recomendado (e econômico) é chegar a Gante de trem, são 35 minutos e a passagem custa cerca de 9 Euros. Pra quem vai de trem, a estação é o primeiro ponto a se visitar, dali pegue o Tram 1 para ir até o Centro Histórico e ganhar tempo. Caso não vá de trem, desconsidere visitar a Estação Central, já que ela fica longe.

Gante - Ghent - Bélgica

Roteiro de 1 dia em Gante

– Estação Central de Gante – Sint Pietersstation (se for de trem)
– Catedral São Bavo – Saint-Bavon
– Torre Belfort
– Prefeitura – StadHuis
– Igreja de São Nicolau – St.Niklaaskerk
– Praça KorenMarkt
– Igreja de São João – St. Jacobskerk
– Castelo Gravensteen – Castelo dos Condes

Gante - Ghent - Bélgica

Estação Central de Gante (Sint Pietersstation)

Para quem chega de trem, é um baita cartão de visita da cidade. A estação foi construída com tijolinhos em 1913 para a exposição mundial com destaque para a torre do relógio. A decoração interna da estação também é algo imperdível, vale a pena conhecer.

 Estação Central de Gante (Sint Pietersstation) - Bélgica
Foto: stad.gent

Catedral São Bavo (Saint-Bavon)

Comecei meu roteiro visitando a Catedral Saint-Bavon, que possui lindos trabalhos em madeira. Numa capela lateral está um dos quadros mais célebres da Europa: “A Adoração do Cordeiro Místico”, obra de 1432 do pintor Jan van Eyck. Para observar a obra original é necessário pagar 2,50 euros.

A catedral mantém em destaque crucifixos e candelabros que foram presente de Napoleão Bonaparte, quando ele visitou Gante em 1803. A catedral é linda por dentro e por fora.

Catedral São Bavo (Saint-Bavón) Gante (Ghent) Bélgica Catedral São Bavo (Saint-Bavón) Gante (Ghent) Bélgica

Torre Belfort

A Torre Belfort era utilizada pelos vigias para a proteção da cidade. Ela oferece uma belíssima vista panorâmica de Gante e possui uma enorme caixa de música que, ligada aos sinos da torre, toca uma música a cada 15 minutos. No topo da Torre Belfort há um dragão, guardião simbólico da cidade, servia para assustar os inimigos. Para subir até a torre são 256 degraus mas a vista vale a pena.

Belfort / Campanário de Gante (Ghent_ - Bélgica

StadHuis (Prefeitura)

A Prefeitura de Gante está instalada em um prédio que vale a pena ser visto e fotografado. Como o centro histórico da cidade é pequeno, certamente você passará pelo local, que possui bela arquitetura e fica próximo à Torre Belfort.

Stadhuis (Prefeitura) - Gante - Ghent - Bélgica

Igreja de São Nicolau – St.Niklaaskerk

A Igreja de São Nicolau é bonita por fora e linda por dentro. É de se impressionar a excelente conservação da igreja, que é mais antiga que a Catedral da São Bavo. No interior desta igreja, imensos vitrais e lindas esculturas podem ser admiradas, é um lugar encantador.

Igreja de São Nicolau - St.Niklaaskerk - Gante - Ghent - Bélgica
Foto: Wikimedia

Praça Korenmarkt

A praça mais importante de Gante possui diversos restaurantes que vendem comidas típicas do país, além de algumas redes de fast-food. Ao redor desta praça, há lindas construções que preservam sua arquitetura original, um exemplo é o prédio da torre do relógio, construído entre 1898 e 1910.

Igreja de São João – St. Jacobskerk

A Igreja St. Jacobskerk é uma das mais antigas igrejas romanas e possui duas torres de entrada, que são do período românico. É uma bela construção, porém, é mais modesta (a nível Gante) e já sofreu todos os tipos de destruição, expansão e reconstrução. Nos arredores desta igreja, há diversos bares famosos na cidade.

 

St. Jacobskerk (Igreja de São João) - Gante - Ghent - Bélgica

Castelo Gravensteen (Castelo dos Condes)

O principal ponto turístico da cidade é um castelo medieval reformado, que está no centro histórico da cidade e, por sinal, muito bem conservado, chamado “Gravensteen”, construído em 1180. É possível visitar o interior deste castelo, onde existe uma exposição de armas medievais, com armaduras e espadas. Há também uma exposição da tortura, onde se pode conhecer os objetos que eles usavam para torturar os criminosos e prisioneiros.

A vista do alto das torres do castelo é a mais bonita da cidade, da pra ver boa parte de Gante por um ângulo excepcional, parece uma pintura de um quadro. A entrada no castelo custa 10 Euros e o tour é guiado.

Castelo Gravensteen - Gante - Ghent - Bélgica
Foto: stad.gent

Waffle

Os waffle’s vendidos na cidade são deliciosos, com chocolate quente por cima. Paguei 3 euros por um waffle em um pequeno café ao lado da Catedral de São Bavo, estava uma delícia.

Waffle de Gante (Ghent) Bélgica

Dica: Contrate um seguro viagem

A contratação do seguro viagem é obrigatória para todas as pessoas que viajam para a Europa e vale muito a pena pois com o seguro você evita problemas com extravio de bagagens e fica mais tranquilo caso precise de atendimento médico.

Há muitas empresas que oferecem este tipo de serviço mais é necessário se atentar às cláusulas do contrato oferecido, principalmente para empresas que oferecem o seguro gratuitamente (lembre-se: nada cai do céu). Eu já utilizei e indico aqui a Real Seguro Viagem, que faz uma cotação e lhe mostra as opções com as melhores seguradoras do país.

Viagem realizada em dezembro de 2010

Nos arredores de Gante

Conheça a cidade de Bruges
Um passeio pela linda cidade de Bruxelas

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

2 COMENTÁRIOS

    • Eu acho que é até muito. Os lugares que tem pra visitar são bem próximos um do outro, dando uma agilidade no city tour. Acho que um dia está de bom tamanho. Se quiser pode aproveitar e dar um pulo em Brugges também. Se ainda não conhecer, irei fazer um tópico sobre Brugges em breve. Você mora aonde?
      Obrigado pela visita!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.