Caminhos das Montanhas – Monte Verde – MG

O município é pequeno mas há várias trilhas a se percorrer, confira quais são as melhores

Monte Verde é um pequeno distrito do município mineiro de Camanducaia, na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Apesar de pequeno, o distrito possui vários passeios e o mais procurado deles é a caminhada até as montanhas.

Caminhos das Montanhas – Monte Verde

O caminho mais procurado é o que leva até Pedra Partida ou Pedra Redonda. Para seguir por ele, vá pela Avenida das Montanhas. A outra opção leva ao Mirante, Platô e Chapéu do Bispo, devendo ir pela Rua da Mantiqueira. No ponto onde as trilhas se inicia há um restaurante, onde pode-se comprar água para levar durante a subida.

monte_verde_caminhos_das_montanhas (5)

Para seguir pelas trilhas, use calçados adequados e confortáveis, leve água em uma garrafa ou cantil, se possível algum alimento leve e não se esqueça do agasalho (por mais calor que esteja o dia, o tempo lá em cima muda por causa da altitude. Sempre percorras as trilhas durante o dia, evitando chuvas e o cair da noite. Não é necessário guia pois as trilhas são sinalizadas e preparadas.

Nunca me canso de falar para não jogar lixo nas trilhas; se possível leve um saquinho e aproveite para pegar o lixo que outros “cidadãos” jogaram pelo caminho. Por mais que isso sempre seja falado e por mais óbvio que seja, ainda tem gente que joga lixo.

Caminhos das Montanhas - Monte Verde
Caminhos das Montanhas – Monte Verde

Mirante

O Mirante é o ponto mais baixo e mais fácil de se chegar, se comparado as outras trilhas. É uma grande rocha plana de onde se tem uma vista de toda a Monte Verde.

Platô

O Platô fica bem próximo do Mirante, da pedra do Chapéu do Bispo e é ponto estratégico para se chegar ao Pico do Selado. Há um bonito visual do topo do Platô, de onde pode-se avistar a imponente Pico do Selado ao fundo, a montanha mais alta de toda região,

Platô
Platô

Chapéu do Bispo

A poucos minutos de caminhada do Platô, a pedra do Chapéu do Bispo está a 2030m de altitude e recebe vários turistas, principalmente nos finais de semana. Os praticantes de rapel podem se aventurar e tentar subir em seu topo.

Caminhos das Montanhas - Monte Verde
Caminhos das Montanhas – Monte Verde

Pedra Redonda

Dentre todas as trilhas pelas montanhas, a Pedra Redonda proporciona um visual incrível e está a 1990m de altitude. Embora algumas pedras estejam há mais de 2000m de altitude, a Pedra Redonda que está um pouco mais abaixo e exige um pouco mais de esforço para atingir o seu cume pois possui uma trilha curta com subidas muito íngremes.

Mesmo assim, vale a pena o esforço pois o visual de lá é muito bonito.

Caminhos das Montanhas
Caminhos das Montanhas

Pedra Partida

Pode se chegar a Pedra Partida pela mesma trilha que leva à Pedra Redonda, porém em um trilha menos íngreme e mais tranquila. A Pedra Partida está a 2050m de altitude. Também possui uma vista muito bonita, semelhante à da Pedra Redonda e dá pra ver a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí e até a cidade de Campos do Jordão.

Pico do Selado

O Pico do Selado é o ponto mais alto de toda a região, está a 2082m de altitude. Para se chegar ao seu cume, é necessário uma caminhada cansativa que dura cerca de 2 horas e possui trechos íngremes. Não recomendamos ir nesta trilha com crianças devido a dificuldade de se chegar até lá. Do topo do Selado, a vista é simplesmente espetacular, ficando acima de algumas nuvens, parece até que está em um avião.

monte_verde_caminhos_das_montanhas (4)

Viagem realizada em agosto de 2010


+ Monte Verde no Blog Meu Destino

Passeios e Trilhas
Caminhos das Montanhas
Hospedagem – Pousada Boa Montanha


—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

3 COMENTÁRIOS

Comente!