logo Blog Meu Destino
Início » Brasil » Santa Catarina » Blumenau » 10 bons motivos para você conhecer Blumenau-SC

10 bons motivos para você conhecer Blumenau-SC

Blumenau é um dos destinos mais interessantes do estado de Santa Catarina, a cidade está recheada de construções em arquitetura alemã, possui centro histórico recheado de atrativos e ostenta o título de capital brasileira da cerveja. Esse são apenas alguns dos bons motivos para você conhecer Blumenau.

Eu estive nesta linda cidade em duas oportunidades, uma para participar da Oktoberfest e outra para participar do Blogando no Vale Europeu, um encontro de blogueiros de viagem na cidade. Como amante de cervejas artesanais, tenho vontade de voltar à Blumenau constantemente, mas os motivos vão além de cervejas, a cidade é um destino fantástico.

10 motivos para conhecer Blumenau

1 – A cidade é linda

Um dos bons motivos para conhecer Blumenau é a sua arquitetura diferenciada, uma arquitetura germânica, com características europeias, motivos que por si só, encantam milhões de turistas brasileiros e estrangeiros.

Mas a cidade é linda por vários outros motivos, a educação e receptividade de seus moradores, a organização no trânsito, a limpeza de suas ruas, a conservação de seu patrimônio e a beleza de seus parques, cobertos por muito verde e recheado de flores.

10 bons motivos para você conhecer Blumenau-SC

2 – É a Capital Brasileira da Cerveja

Se você é fã de cerveja, você vai adorar conhecer Blumenau, a cidade está recheada de fábricas de cerveja artesanal, além de lojas especializadas, com centenas de rótulos. Mas saiba que os passeios pelas fábricas de cervejas artesanais são adorados até por aqueles que não são fãs de cervejas, há uma grande diversidade de sabores e algumas cervejarias possuem pubs próprios, que deixam o passeio ainda mais interessante.

Aqui também acontece o Festival Brasileiro da Cerveja, o maior evento cervejeiro do país, que premia as melhores cervejarias do Brasil.

10 bons motivos para você conhecer Blumenau-SC

3 – Aqui acontece a maior Oktoberfest das Américas

A Oktoberfest é a maior festa alemã das Américas e uma das festas mais populares do Brasil. Acontecendo todos os anos no mês de outubro, o Parque Vila Germânica é o responsável por receber esta festa incrível, que remete às tradições alemãs nas competições, na arquitetura, na gastronomia e nos trajes de alguns visitantes.

Sim, durante a festa é possível ver várias pessoas com trajes típicos, inclusive estas não pagam ingresso, um grande incentivo para deixar a festa ainda mais interessante. A Oktoberfest de Blumenau recebe famílias inteiras, já que possui atrações para todas as idades. Ah! Eu já quero voltar!

10 bons motivos para você conhecer Blumenau-SC

4 – Possui um Centro Histórico recheado de atrativos

O Centro Histórico é outro bom motivo para conhecer Blumenau, recheado de atrações que ficam no entorno da Rua XV de Novembro, a mais importante e mais linda avenida da cidade. Dá para conhecer todas as atrações com uma caminhada, passando por construções em arquitetura alemã, igrejas, feira de artesanato, praças, centros culturais e museus.

10 bons motivos para você conhecer Blumenau-SC

5 – A culinária possui pratos deliciosos

Provar as delícias da culinária alemã é uma das atividades obrigatórias de quem visita Blumenau, é uma excelente oportunidade de provar Eisbein, Marreco Recheado, Entrevero, Kassler, Spätzle, entre outros.

Durante todo o ano, a Vila Germâmica oferece estas opções nos diversos restaurantes do parque e também nos festivais que acontecem durante o ano na cidade, provei alguns pratos no festival Sabores de Santa Catarina e fiquei encantado com as delícias.

Festival Sabores de Santa Catarina

6 – A cidade possui pubs fantásticos

Algumas cervejarias artesanais de Blumenau possuem pubs ou bares oficiais, é o caso a Cervejaria Container, que além de produzir uma excelente cerveja, possui um pub em estilo inglês, que fica coladinho com a fábrica.

Este pub possui bombas de chope inglesas, luz baixa, decoração típica inglesa e muito rock’n roll, ambiente perfeito para você se sentir na terra da rainha. O local oferece shows ao vivo em alguns dias da semana, vale muito a pena conhecer.

Outras cervejarias possuem pubs coladinhos à sua fábrica, como a Cervejaria Eisenbahn e a Cervejaria Blumenau.

Fábrica da Cerveja Container - Blumenau-SC

7 – Admirar as construções em enxaimel

O enxaimel é um método construtivo característico da arquitetura europeia, que consiste na articulação de peças de madeira horizontais, verticais e inclinadas, formando um sistema rígido. Em Blumenau, é possível admirar diversas construções que mantém este estilo, a cidade possui a maior quantidade de exemplares do Brasil, umas das principais atrações da cidade.

10 bons motivos para você conhecer Blumenau-SC

8 – Saber tudo sobre a história da cerveja

Além de provar diversos estilos e sabores de cervejas, conhecer Blumenau é também saber tudo sobre a história da cerveja, a cidade possui um museu só para falar do assunto. O Museu da Cerveja expõe documentos e fotos que contam a trajetória da bebida ao longo dos anos na região, além de equipamentos que pertenceram à extinta fábrica da Cerveja Feldmann.

Museu da Cerveja

9 – Aprender a fabricar a sua própria cerveja

Em Blumenau, o que não faltam são incentivos para que você produza a sua própria cerveja. Mesmo contando com inúmeras fábricas, a cidade possui locais que alugam o espaço e equipamentos e vendem insumos para que você mesmo produza a sua própria cerveja.

Um destes lugares é o Vale do Lúpulo, um espaço familiar, aberto à todos, onde é possível comprar ingredientes e equipamentos para produzir a sua própria cerveja em casa. Mas se você não souber nem por onde começar, o local ainda organiza cursos que ensinam a fabricar cerveja, ideia fantástica né?

10 bons motivos para você conhecer Blumenau-SC

10 – Combinar a viagem com cidades próximas

Blumenau fica próxima à outras cidades interessantes de se visitar, uma delas é Pomerode, que possui outro belo conjunto de casas em arquitetura alemã, fábricas de cerveja artesanal, museus e outras atrações.

Balneário Camboriú está a cerca de 1 hora de Blumenau e também é outro interessante destino, recheado de atrações. Para as crianças, o Beto Carrero World está localizado no município de Penha, também a cerca de 1 hora de Blumenau.

Postal Turístico Sul - Centro Histórico de Pomerode-SC

- autor -

André Morato
André Morato
Olá, eu sou o André! Sou influenciador digital de viagens e gastronomia, designer gráfico, desenvolvedor web e trabalho com marketing digital. Apaixonado por viagens e por fotografia, já viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog.

- COMENTÁRIOS -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Sobre -

Sobre o Blog Meu Destino

Somos André e Kalídia! Compartilhamos as melhores dicas para que você possa viajar e curtir o melhor de cada destino.

- tv blog meu destino -

- QUADROS DE VIAGEM -

- NEWSLETTER -

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades do blog e dicas para as suas próximas viagens!

- ATENÇÃO -

Todo o conteúdo do blog está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL Nº: 9.610 de 19/02/1998. Portanto, é proibida qualquer reprodução de textos e imagens contidas neste blog, em qualquer meio de comunicação, sem prévia consulta e autorização dos editores do site.

Blog Meu Destino © 2011-2023 – Todos os direitos reservados