O que fazer em Belo Horizonte-MG, a capital dos mineiros

O que fazer em Belo Horizonte-MG

A minha querida BH tem diversas atividades culturais, eventos, pontos turísticos, rica gastronomia e muita hospitalidade. A capital mundial dos bares não é unanimidade na lista de desejo dos viajantes mas muitos não conhecem tudo o que a cidade tem a oferecer. Há muito o que fazer em Belo Horizonte e, mesmo morando à menos de 2 horas da capital, a minha lista de coisas a se fazer na capital continua grande.

O que fazer em Belo Horizonte

Muita gente utiliza Belo Horizonte como “ponte” para conhecer outras cidades mineiras, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, mas BH tem belas praças e parques, museus e feirinhas e vale a pena passar alguns dias na cidade.

Separei algumas atividades que considero imperdíveis e espero ajudar você a montar um roteiro por esta bela cidade.

Conhecer o Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha agrega 3 construções de Oscar Niemeyer, O Museu de Arte, a Igreja de São Francisco de Assis e a Casa do Baile.

O Museu de Arte da Pampulha conta com mais de 1500 obras expostas ao público e merece ser visitado. O local foi construído para abrigar um cassino, mas se tornou museu anos depois, devido à proibição do jogo no país. A Igrejinha da Pampulha é o principal cartão postal da cidade e merece ser visitada. A Casa do Baile recebe exposições temporárias e se tornou Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design.

Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha
Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha

Visitar o tradicional Mercado Central de BH

O Mercado Central de BH é aquele lugar onde se encontra de tudo. Inaugurado em 1929, o local é parte importante da história da cidade e possui localização privilegiada. São mais de 400 lojas que vendem artesanatos, flores, enfeites, panelas, balas, vasos, temperos, frutas, ervas, queijos, lanches, almoço e chopp, tem até salão de beleza. Uma das opções gastronômicas por lá é o Restaurante Casa Cheia, que faz juz ao nome, está sempre cheio.

Mercado Central de Belo Horizonte
Mercado Central de Belo Horizonte

Curtir a Praça da Liberdade e seu circuito cultural

Um dos lugares mais lindos de BH é a Praça da Liberdade, um lugar encantador. A praça possui várias palmeiras espalhadas por toda a sua extensão, além de jardins, coretos e estátuas em mármore. Graças a um projeto do governo do estado, o lugar virou um circuito cultural, com doze museus e outros espaços culturais. Inaugurado em 2010, é o maior complexo cultural do país.

Praça da Liberdade
Praça da Liberdade

Assistir a um jogo no Mineirão ou fazer a visita guiada

O Mineirão é um dos estádios mais importantes do país e já recebeu diversos jogos importantes, inclusive jogos da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014. Reformado para esta última copa, o estádio ficou moderno e oferece muito conforto aos expectadores. Confira a agenda de jogos e veja se há algum jogo para o período em que você estiver em Belo Horizonte. Há também a opção de fazer uma visita guiada ao estádio para conhecer os bastidores e o Museu Brasileiro do Futebol.

Visita guiada Mineirão

Levar às crianças no Zoológico

O Zoológico de Belo Horizonte possui mais de 3000 animais e existe de 1959. O local conta com Borboletário, Jardim Japonês, Casa de Répteis, Zooboteca, Aquário da Prefeitura e um Parque Botânico. As crianças ficam encantadas com a oportunidade de ver de perto animais como a onça pintada, leão, elefante, gorila, tucano entre outros. O zoológico está localizado na região da Pampulha.

Zoológico de Belo Horizonte
Zoológico de Belo Horizonte

Visitar as cervejarias artesanais

Com mais de 15 cervejarias artesanais, as principais são as Cervejarias Backer e Walls, que possuem um passeio personalizado para aqueles que querem conhecer todo o processo de fabricação. Realizado aos sábados, é possível conhecer diversos setores de ambas, provar as cervejas e fazer hamonizações com os pratos no restaurante. Este passeio está na minha lista de desejos e espero fazê-lo em breve. A Alessandra do blog Tô Pensando em Viajar fez este tour, confira lá no blog dela.

Ver a cidade por um ângulo diferente no Mirante do Mangabeiras

O Mirante do Mangabeiras possui uma das mais lindas vistas para a capital Mineira. Após uma reforma no ano de 2012, o local recebeu um deck de madeira, nova iluminação, paisagismo, adaptação para pessoas com baixa mobilidade e segurança local. A entrada é gratuita.

Mirante do Mangabeiras

Comer o pão de queijo mais gostoso da cidade

O pão de queijo d’A Pão de Queijaria é, sem dúvida, o mais gostoso de BH. O local é pequeno, está sempre cheio, mas vale a pena esperar. O pão de queijo vem sempre quentinho, macio e saboroso e com diversos sabores, feitos com queijo canastra, salitre, parmesão e gruyére. Tem opções recheadas também, é uma tentação!

A Pão de Queijaria
A Pão de Queijaria

Visitar a Feira Hippie e o Parque Municipal

A Feira Hippie de BH acontece todos os domingos de 7h às 14h e possui centenas de barracas vendendo os mais diversos produtos, artesanatos, acessórios, chinelos, bolsas, tapetes, enfeites, etc. A feira ocorre na Av. Afonso Pena, bem em frente ao Parque Municipal da cidade, inaugurado em 1897 sendo o patrimônio ambiental mais antigo da cidade.

Comer frango ao molho pardo no Maria das Tranças

Um dos restaurantes mais tradicionais de Belo Horizonte é o Maria das Tranças. Com duas unidades na cidade, o local é conhecido por oferecer o frango ao molho pardo mais gostoso do Brasil. É uma delícia mesmo, vale a pena provar.

Restaurante Maria das Tranças
Restaurante Maria das Tranças

“Botecar” na capital nacional dos botecos

Tem boteco em tudo quanto é canto dessa cidade. Um dos mais tradicionais, a Choperia Albanos possui duas unidades na cidade e um chopp que já foi premiado diversas vezes. O local é ótimo para um happy hour. Mas há diversos outros bares de qualidade na capital como o Bhar Savassi, o Boteco da Carne e o Rei Fleming.

Choperia Albanos
Choperia Albanos

Nos arredores de Belo Horizonte

Conhecer as obras do Inhotim

O Inhotim é um museu e jardim botânico localizado no município de Brumadinho, cerca de 1 hora da capital e possui belas obras de arte moderna, espalhadas em diversas galerias. O local tem uma estrutura fantástica e vale muito a pena a visita.

Inhotim

Ir ao Topo do Mundo e saltar de parapente (Brumadinho)

O local conhecido como Topo do Mundo é muito visitado pelos belo horizontinos nos finais de semana. Localizado na Serra da Moeda, o Topo do Mundo está a 1450 metros de altitude e a cerca de 25 minutos da capital. O local recebe diversos adeptos do voo livre, possui um restaurante no topo da montanha e uma linda vista para a região ao redor.

Topo do Mundo, na Serra da Moeda

Passar o fim de semana em Macacos (Nova Lima)

Macacos é um arraial que pertence à Nova Lima e fica pertinho de BH, cerca de 24 quilômetros. O arraial possui diversos restaurantes e ótimas pousadas. Localizado em meio às serras mineiras, Macacos é uma ótima opção para passar o final de semana e possui alguns atrativos, como o passeio de quadriciclo. O local vem conquistando cada vez mais os turistas pela simplicidade e ambiente tranquilo.

O que fazer em Macacos - MG
Macacos

Curtir os atrativos do Vale Verde Alambique e Parque Ecológico (Betim)

Localizado em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, o Vale Verde é um ótimo passeio para crianças e adultos. Com extensa área verde, os visitantes podem ter contato com alguns animais e curtir as diversas atividades de lazer do local como Tirolesa, Water Ball e pedalinho. O local ainda conta com uma área destinada a produção de cachaça e um parque de pesca.

Vale Verde
Vale Verde

Tem outras dicas de o que fazer em Belo Horizonte e arredores? Conte pra gente nos comentários do post.

—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!