Macacos-MG: O que fazer e onde ficar no arraial que está encantando os mineiros

O arraial está a 25 quilômetros de Belo Horizonte e possui charmosas pousadas e ótimos restaurantes, um ótimo destino para descansar e sair da rotina

O que fazer em Macacos - MG

Macacos é um pequeno e agradável distrito, localizado à 25 quilômetros da capital Belo Horizonte, que vem conquistando mineiros e turistas de outros estados que buscam um ambiente tranquilo para descansar e sair da rotina.

Quem já conhece Macacos, sabe bem como é revigorante passar ao menos um final de semana por lá, desfrutando de uma boa comida e ótimas pousadas. O distrito ainda oferece passeios de aventura e possui belezas naturais de fácil acesso.

Macacos

Primeiro vamos à aula de Geografia: O nome oficial do distrito é São Sebastião das Águas Claras, Macacos é um nome popular e todos o conhecem por esse nome. Apesar da proximidade com a capital, o distrito pertence à Nova Lima, cidade vizinha à Belo Horizonte.

Agora a aula de história: O povoamento do distrito iniciou-se no século XVIII, com a descoberta de ouro na região. Os bandeirantes portugueses chamavam os contrabandistas de ouro da região de “Macacos” daí surgiu o nome popular do distrito. A principal atividade econômica do distrito era a pequena agricultura, porém, nos últimos anos, o turismo cresceu muito por lá, principalmente o turismo de aventura e o turismo gastronômico.

O que fazer em Macacos - MG

Rodeada por rios e montanhas, o distrito de Macacos vem encantando cada vez mais os turistas, o lugar é muito gostoso. Quem mora em BH costuma fazer um bate e volta até Macacos, mas o mais gostoso é se hospedar por lá, ao menos por um final de semana.

Como chegar à Macacos

A partir do Centro de Belo Horizonte, siga pela Av. Afonso Pena (sentido Mangabeiras) e pegue à direita na Rua Rio Grande do Norte. Seguindo reto por esta rua, chegará até a Av. Nossa Senhora do Carmo, que leva até a BR-356/040. Após alguns quilômetros, você verá placas indicando o acesso à São Sebastião das Águas Claras.

Tome cuidado com a estradinha que leva até o distrito, pois esta não possui acostamento e exige cautela por ser um trecho entre serras. A sinalização é boa.

A empresa Viação Santa Fé realiza o trecho Belo Horizonte / São Sebastião das Águas Claras, através da linha 3915. Confira aqui o valor atualizado das tarifas e os horários.

Onde se hospedar

Acredite, apesar de pequeno, Macacos tem inúmeras opções de hospedagens, tem pousada em tudo quanto é canto e de tudo quanto é jeito, das mais simples às mais luxuosas. Como não há muitas atividades durante o dia, vale a pena investir em uma boa pousada, já que você passará a maior parte do tempo nela.

Pousada Vilarejo Plus

Eu me hospedei na Pousada Vilarejo Plus (não confunda com a Pousada Vilarejo) e gostei bastante da minha experiência por lá. A pousada está a cerca de 2 quilômetros do centrinho da vila, e tem uma linda vista para as montanhas.

A vantagem de estar mais afastado do centro é a paz que o local proporciona, dá pra ouvir até os pássaros cantando. Paguei um preço bem bacana e me hospedei na melhor suíte da pousada, aqui tem o review com todas as informações.

Pousada Vilarejo Plus - Macacos - MG
Pousada Vilarejo Plus
Pousada Vilarejo Plus - Macacos - MG
Pousada Vilarejo Plus

Outras opções

A Pousada Vila Solaris é muito bem recomendada no Trip Advisor. Os Chalés do Beto possuem bons preços e também tem boas recomendações. Mas se quiser dar uma olhada nas outras opções do vilarejo, consulte pelo Booking e veja mais detalhes, fotos e o preço de cada uma. Eu recomendo viajar pra Macacos já com a pousada reservada, mesmo em baixa temporada, evitando o desgaste de ir de pousada em pousada para escolher uma.

O que fazer

Visitar a Capela de São Sebastião

A Capela de São Sebastião foi erguida em meados do século XVIII no centro do Arraial de Macacos. No interior da capela, um singelo acervo com destaque para o Altar-Mor e as diversas imagens em madeira. Em frente a capela há um grande cruzeiro de madeira.

A capela foi completamente restaurada no ano de 1988, preservando suas características originais. A Capela de São Sebastião é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico de Nova Lima.

O que fazer em Macacos - MG
Capela de São Sebastião

O dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, é 20 de janeiro, porém, a festa em comemoração ao santo é realizada no último final de semana de agosto, para se evitar as chuvas que geralmente ocorrem em janeiro.

O que fazer em Macacos - MG

Fazer o passeio de quadriciclo

A atração mais radical de Macacos é o passeio de quadriciclo, que percorre boa parte do arraial e leva os turistas a uma aventura em meio a mata nativa que emoldura o arraial. Em alguns trechos do passeio, é necessário passar por dentro de riachos, deixando o passeio ainda mais radical.

O passeio dura cerca de 1h30 e deve ser agendado com alguns dias de antecedência, para não correr o risco de ficar sem.

Passeio de Quadriciclo em Macacos - QuadriAdventure

Curtir as cachoeiras

Macacos tem algumas boas cachoeiras mas eu nem sei pra que lado elas estavam pois não vi nenhuma placa sinalizando como chegar em alguma delas. Não era o meu interesse, mas cheguei a cogitar ir em uma delas para conhecer, o tempo frio logo fez eu mudar de ideia.

Caso tenha interesse, peça ao pessoal da pousada em que estiver hospedado para lhe dar mais informações. A Cachoeira de Macacos é a mais famosa delas e possui fácil acesso, próxima ao Orangotango’s Bar. Não há muitas informações sobre as cachoeiras de Macacos na internet e os sites que tem, estão com informações trocadas.

Conhecer a feira livre de Macacos

A feira livre acontece todos os sábados, a partir da 10h no centro do arraial de Macacos.

O que fazer em Macacos - MG

Comprar artesanato

Tem algumas boas opções pelo arraial. Eu conheci a loja Tiquim de Tudo, que fica no centrinho da vila, alguns metros acima da igreja. A loja tem artesanatos, lembrancinhas, óculos, chinelos e faz até recarga de créditos no celular. Realmente a loja tem “um tiquim de tudo”.

O que fazer em Macacos - MG
Tiquim de Tudo
O que fazer em Macacos - MG
Tiquim de Tudo

Onde comer

A gastronomia é um dos pontos fortes de Macacos e há vários restaurantes espalhados pelo arraial, dos mais simples aos mais sofisticados, tem restaurante pra tudo quanto é gosto. Aqui tem dicas de onde comer em Macacos.

Sítio Bar e Restaurante - Macacos - MG

Dicas importantes

  1. Boa parte do comércio e as pousadas funciona somente nos finais de semana, consulte antes de ir para lá.
  2. Faça a sua reserva com antecedência.
  3. Não há postos de combustível em Macacos, abasteça antes.
  4. O comércio em geral está aderindo ao recebimento por cartões de crédito, mas ainda há lugares que aceitam apenas pagamentos em dinheiro. Não há caixas eletrônicos por lá, então é bom levar uma quantia em dinheiro, por garantia.
  5. O clima na cidade varia bastante, costuma ser quente durante o dia e frio durante a noite, então, mesmo no verão, é bom levar um agasalho, principalmente se pretende sair para jantar à noite.
  6. As ruas do arraial são estreitas e pode ser difícil conseguir um lugar para estacionar no centro. Mesmo que encontre, não recomendo parar na rua, além de travar o trânsito, você corre o risco de ser batido, a rua é muito apertadinha. O recomendado é utilizar o estacionamento gratuito, que fica alguns metros acima da igreja, próximo à escola.
O que fazer em Macacos - MG
Estacionamento gratuito

Reserve pelo menos um final de semana em Macacos e não programe muita coisa, escolha uma boa pousada e aproveite para descansar. Geralmente eu viajo com o roteiro cheio de coisas para fazer, mas em Macacos foi diferente, reservei apenas o passeio de quadriciclo e selecionei alguns restaurantes.

Fiquei o sábado inteiro curtindo a pousada e descansando, deixei até o celular de lado e me desliguei do mundo. Foi ótimo, uma das poucas vezes que viajei para descansar (literalmente). E valeu muito a pena, espero voltar em breve ao arraial, que já me conquistou na primeira visita.

Pousada Vilarejo Plus - Macacos - MG

Viagem realizada em junho de 2017

—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed


+ Macacos no Blog Meu Destino

O que fazer em Macacos
– Passeio de Quadriciclo
Hospedagem: Pousada Vilarejo Plus
Onde comer em Macacos
 Pimenta Malagueta
– Digníssimo
– Atelier e Massas
– Sítio Bar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!