Visita guiada ao Mineirão e Museu Brasileiro do Futebol, Belo Horizonte-MG

A visita guiada é uma ótima oportunidade de conhecer os bastidores do estádio, podendo acessar vestiários, zona mista e setores especiais, além de chegar pertinho do gramado

Visita guiada Mineirão
Foto: Divulgação Mineirão

O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido por todos como Mineirão, é o principal palco do futebol mineiro e um dos principais palcos do futebol nacional. Eu sou um grande frequentador do estádio e já assisti a vários jogos do meu time do coração, o Cruzeiro (querido, tão combatido, jamais vencido!), mas também já assisti à jogos da seleção brasileira, como a vitória em cima do Uruguai por 2 a 1 na Copa das Confederações 2013.

Frequentei o estádio antes e depois da reforma para a Copa do Mundo de 2014, e posso afirmar que ele está lindão e todo moderninho. Como sempre frequentei o Mineirão em dias de jogos, nunca tive a oportunidade de conhecer os bastidores do estádio, através de uma visita guiada. A oportunidade surgiu neste mês de junho e não tive dúvida, agendei logo a visita ao estádio e ao Museu Brasileiro do Futebol.

A visita guiada e o museu são dois atrativos distintos, sendo possível visitar somente o museu, somente o estádio ou os dois atrativos em um mesmo dia.

Visita guiada Mineirão

Museu Brasileiro do Futebol

O Museu Brasileiro do Futebol foi criado no ano de 2013, na reforma do estádio e o acervo conta com o núcleo original do antigo Memorial do Mineirão. Na visita, é possível conhecer a fundo a história do estádio e do futebol mineiro, através do acervo de imagens, troféus, bolas, bandeiras e camisas de times, exposições interativas, placas, etc.

Visita guiada Mineirão
Museu Brasileiro do Futebol

Dá pra consultar a ficha de todos os jogos realizados no estádio, ver fotos da construção do estádio e da reforma para a copa, ver o hall da fama com os grandes ícones que jogaram no estádio e muito mais. O museu possui capacidade para receber até 50 pessoas por vez e as visitas ocorrem de hora em hora, nos seguintes dias:

Terça feira, de 9h às 20h;
Quarta à Sexta feira, 9h às 17h;
Sábados e Domingos, de 9h às 13h;

Em dias de jogos, os horários podem sofrer alterações, então é sempre bom consultar a disponibilidade da visita antes de ir pra lá.

Visita guiada Mineirão Visita guiada Mineirão Visita guiada Mineirão Visita guiada Mineirão

Visita guiada

A visita guiada se inicia pelo saguão onde os jogadores desembarcam em dias de jogos. Por ali há uma sala com o Fuleco, mascote da Copa de 2014 e uma brazuca gigante, a bola oficial da copa. A guia até brincou que a bola era pequena, mas foi crescendo a cada gol da Alemanha. Impossível esquecer do fatídico 7 a 1 na semifinal da Copa de 2014, no Mineirão.

O Mineirão Tribuna é um dos melhores locais para assistir aos jogos do Mineirão. O espaço conta com uma grande área, exclusiva para aquele setor, onde são vendidas bebidas e lanches e acontecem shows antes dos jogos, quase que uma mini balada. Dá pra assistir o jogo por ali, nos monitores, ou seguir para as cadeiras, e ver o jogo ao vivo, com muito mais emoção. A vista destas cadeiras para o campo é privilegiada.

Visita guiada Mineirão
Mineirão Tribuna

Ao descer, uma rápida passada pela esplanada do Mineirão, onde é possível apreciar a vista para a Pampulha e ver bem de pertinho a estrutura do anel que envolve o estádio, com direito a conferir inscrições dos engenheiros da construção do estádio, preservadas desde 1965.

Visita guiada Mineirão
Inscrições dos engenheiros na construção do estádio em 1965

O próximo passo é chegar ali do ladinho do gramado, na área técnica, onde está o banco dos reservas. Dá pra sentir a emoção de subir as escadas do vestiário para o campo de jogo, pisando em um dos grandes palcos do futebol brasileiro.

Visita guiada Mineirão
Escada de acesso ao gramado

Visita guiada Mineirão Visita guiada Mineirão

Descendo pelas escadas, chega-se à zona mista, onde se instalam os repórteres de campo. Nas paredes, frases famosas de narradores já consagrados. Dá pra conhecer ainda a sala de coletiva de imprensa, o vestiário e até a sala de aquecimento, com grama sintética, dá pra bater uma bolinha lá.

Visita guiada Mineirão
Vestiários
Visita guiada Mineirão
Zona mista

Visita guiada Mineirão

Visita guiada Mineirão
Sala de aquecimento

Após terminar a visita, dá pra passear pela Esplanada do estádio, onde há algumas opções de lazer e uma praça de alimentação. Aproveite para curtir a vista para a Lagoa da Pampulha.

As visitas guiadas ao Mineirão ocorrem de hora em hora e o horário de funcionamento é o mesmo do Museu Brasileiro do Futebol.

Curiosidades sobre o Mineirão

A construção do estádio teve início em 1960, e foi concluída 5 anos depois. Na inauguração, vitória da Seleção Mineira sobre o River Plate, por 1×0.

Ao longo dos anos, o Mineirão foi palco de final de Libertadores com Atlético em 2013 e Cruzeiro em 1976, 1997 e 2009 e Mundial de Clubes com Cruzeiro e Bayern em 1976, além de receber grandes jogos como a vitória de 6 a 2 do Cruzeiro sobre o Santos de Pelé.

O Mineirão também é palco de grandes shows. Em 1983 a Banda Kiss fez um show no estádio. A banda mineira Skank gravou um clipe no estádio, diante de 40 mil torcedores. O Mineirão já recebeu grandes festivais da música, sendo o Axé Brasil o mais famoso deles.

Visita guiada Mineirão
Sala de coletiva de imprensa

O recorde de público no estádio foi registrado na final do Campeonato Mineiro de 1997, onde o Cruzeiro venceu o Vila Nova por 1×0. O Mineirão recebeu nada menos que 132.834 pessoas, recorde impossível de ser batido, pois naquela época o estádio não possuía cadeiras. Hoje o público total não passa dos 60 mil espectadores.

No seu primeiro ano de vida (1965), o estádio se chamava Estádio Minas Gerais, talvez daí tenha surgido o apelido “Mineirão”. No ano seguinte, uma lei alterou o nome do estádio para “Estádio Governador Magalhães Pinto”.

Visita guiada Mineirão

Visita guiada Mineirão

Quanto custa?

A visita ao Museu Brasileiro do Futebol e ao Mineirão custa R$20,00 (os dois atrativos), com meia entrada a R$10,00. Os pagamentos são aceitos apenas em dinheiro e a compra pode ser realizada no ato da visita, na bilheteria do Museu.

Vale a pena visitar?

A visita ao Mineirão valeu muito a pena pois é possível conhecer os bastidores do estádio, vestiários, setores especiais e chegar bem pertinho do gramado. A visita dura cerca de 50 minutos e o guia explica tudo.

Mesmo que você seja frequentador assíduo do Mineirão em dias de jogos, recomendo que reserve um dia para conhecer o Mineirão “por outro ângulo”, já que é possível conhecer setores que não se tem acesso em dias de jogos.

Visita guiada Mineirão

Mineirão – Visita Guiada e Museu Brasileiro do Futebol
Av. Coronel Oscar Paschoal, 932
São José – Belo Horizonte/MG
www.estadiomineirao.com.br

Viagem realizada em junho de 2017

—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed


+  Belo Horizonte no Blog Meu Destino

Pampulha
– Zoológico de Belo Horizonte (Fundação Zoo Botânica)
– Visita guiada ao Mineirão
Mais Atrações
– Circuito Cultural Praça da Liberdade
– Mirante do Mangabeiras
– Mercado Central
Gastronomia
Restaurante Villa Giannina
A Pão de Queijaria
Fiorella Gelato
Food Truck de Pão de Queijo
Hospedagem
– Radisson Blu
– Hotel Nacional Inn
– Hotel Go Inn (Del Rey)
– Clarion Hotel Lourdes
– Ibis Styles Pampulha
Estacionamento no Aeroporto
– BPark
– Air Park Confins


A visita do Blog Meu Destino ao Mineirão ocorreu graças à um convite da assessoria de imprensa do estádio, porém todas as opiniões acima são pessoais e expressam a real experiência deste blogueiro. Fizemos a parceria, mas a nossa opinião é livre quantos aos serviços prestados. Desde já, agradecemos ao Rivelle, assessor de imprensa do Mineirão pela parceria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!