Complexo do Grão Mogol, Carrancas-MG

O complexo fica um pouco distante da cidade mas possui atrativos naturais muito bonitos, com destaque para a Lagoa Azul

Complexo do Grão Mogol

O Complexo do Grão Mogol é um dos complexos mais distantes da cidade de Carrancas, está a cerca de 12 quilômetros e possui lindas piscinas naturais, algumas quedas e a Lagoa Azul, principal atrativo do complexo. O Grão Mogol ficou fechado por cerca de 15 anos e foi reaberto para visitação recentemente.

É um pouco complicado chegar até lá, devido ao trecho não ser sinalizado. Se não tivesse contratado um guia, certamente eu não conseguiria chegar até o complexo.

Contrate um guia

Para percorrer o Complexo do Grão Mogol e todos os outros complexos turísticos de Carrancas, é recomendado contratar um guia para acompanhá-lo, pois as trilhas não são sinalizadas e você poderá se perder. Eu recomendo o guia Jhonata (35-99215-6458), nascido e criado em Carrancas.

Como chegar ao Complexo do Grão Mogol

O Complexo do Grão Mogol fica para o mesmo lado do Complexo da Zilda, o mais famoso de Carrancas. Como está localizado em uma propriedade particular, é necessário pegar uma chave em um sítio que fica no caminho, para abrir a porteira que dá acesso ao complexo.

Porém não há nenhuma sinalização indicando o acesso ao complexo e ao sítio onde a chave deve ser retirada, então, o guia é essencial neste roteiro. O casarão principal deste sítio possui mais de 250 anos e fica na Antiga Estrada Real (a verdadeira), sendo o primeiro atrativo deste complexo.

O local não é aberto à visitação pública, mas este blogueiro conseguiu (na cara de pau) conhecer os ambientes deste casarão histórico, várias partes estão preservadas e ainda são originais, sem nenhuma restauração.

Complexo do Grão Mogol
Casarão histórico, no caminho para o Complexo do Grão Mogol

Complexo do Grão Mogol

Depois da rápida visita, peguei a chave com o proprietário, onde é cobrado o valor de R$15,00 (por pessoa) para conhecer o complexo. Achei bem puxado o valor pois, apesar de muito bonito, o complexo tem poucos atrativos.

Cachoeira do Grão Mogol

Estacionei o carro em uma parte mais alta da fazenda e por ali comecei a trilha, sem maiores dificuldades, a trilha até o primeiro atrativo é bem leve. Cheguei à Cachoeira do Grão Mogol, uma queda pequena que deságua em uma piscina natural azul, com cerca de 4 metros de profundidade.

Não tive dúvidas e mergulhei logo nessa piscina natural, que possui água cristalinas e geladas. O local é fundo mas há várias pedras ao redor que podem servir de apoio para ficar dentro d’água, sem afundar. Ao redor da queda, há enormes paredões que formam um pequeno cânion.

Complexo do Grão Mogol
Cachoeira do Grão Mogol
Complexo do Grão Mogol
Paredões próximos à Cachoeira do Grão Mogol

Complexo do Grão Mogol

Muitas pessoas ficam somente por ali durante o dia, mas há um outro atrativo mais interessante no complexo, a Lagoa Azul.

Lagoa Azul

Para seguir até a Lagoa Azul, é necessário ir andando sobre as pedras nas laterais e sobre as águas, trilha com dificuldade média. Use tênis confortável pois é necessário saltar em alguns trechos, passar por baixo de galhos e tomar cuidado para não escorregar em algumas pedras.

No caminho, há alguns trechos que rendem belas fotos, com pequenas quedas, pedras e mata fechada, com águas cristalinas.

Complexo do Grão Mogol Complexo do Grão Mogol Complexo do Grão Mogol

Complexo do Grão Mogol

A trilha é meio chatinha mas o esforço é recompensado com uma linda piscina natural, ótima para um refrescante mergulho. O local é fundo, possui cerca de 8 metros de profundidade, mas também possui pedras que permitem ficar na água sem afundar.

Há uma pequena queda na Lagoa Azul, mas a tonalidade de cores é a grande beleza do lugar, se revezando entre o verde e o azul. A água também é bastante gelada, então procure ir em uma época de calor, para unir o útil ao agradável.

Complexo do Grão Mogol
A Lagoa Azul

Complexo do Grão Mogol

Os atrativos do complexo são apenas estes, são lindos, porém tem poucos, então o ideal seria combinar o Complexo do Grão Mogol com o Complexo da Zilda, já que estão para o mesmo lado. E R$15,00 para acessar apenas dois atrativos é bem puxado, tendo em vista que outros complexos tem muito mais atrativos por bem menos.

Viagem realizada em março de 2017

—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed


+ Carrancas no Blog Meu Destino

Carrancas, a terra das cachoeiras
Onde comer em CarrancasCafé da Roça
- Recanto Bar
- Will´s Burger
Hospedagem
- Pousada Céu e Serra
- Pousada das Candeias
Complexos
- Complexo Grão Mogol
- Complexo Vargem Grande / EsmeraldaComplexo da FumaçaComplexo da TocaComplexo da Ponte / Tira ProsaComplexo da Zilda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!