Um passeio por São Cristóvão-SE, a quarta cidade mais antiga do país

A cidade possui um centro histórico recheado de atrativos, que podem ser conhecidos através de uma caminhada

São Cristóvão é uma pequena cidade localizada no estado de Sergipe, a quarta cidade mais antiga do Brasil. O passeio por esta bela cidade é um verdadeiro mergulho na história do estado e do Brasil, devido ao valioso conjunto arquitetônico que a cidade possui, o mais importante patrimônio histórico-cultural do estado.

Localizada à 25 quilômetros da capital Aracaju, São Cristóvão foi fundada no ano de 1590 pelo português Cristóvão de Barros e foi a primeira capital do estado de Sergipe, perdendo este posto para Aracaju no ano de 1855.

A cidade possui diversas igrejas e museus em seu charmoso centro histórico, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A Praça de São Francisco, praça principal e cartão de visitas da cidade, foi eleita Patrimônio Mundial pela Unesco. A cidade possui as deliciosas queijadas, uma das tradições do município.

Reservei a parte da manhã para um passeio pelo centro histórico de São Cristóvão. Algumas igrejas abriram só as 10h e quase todos os museus só permitiram fotos externas. Em contrapartida, teve museu que sequer abriu no dia, fiquei frustado pois queria conhecer.

São Cristóvão - SE

Como chegar

Eu aluguei um carro pois a ideia era curtir São Cristóvão de manhã e Laranjeiras à tarde. Porém, tive a informação que Laranjeiras estava perigosa, abandonada e muitos assaltos à turistas estavam acontecendo por lá. Como eu havia trocado de hotel naquela manhã, estava com toda a bagagem, além de todo o equipamento de trabalho, fiquei com receio, e acabei não indo à Laranjeiras, somente São Cristóvão.

Não encontrei agências que realizassem o passeio até São Cristóvão da forma como queira conhecer as duas cidades em um mesmo dia. Tem opção de ônibus, saindo do Terminal do Centro (Rodoviária Velha) que deixa pertinho do centro histórico.

A estrada até São Cristóvão (Rodovia João Bebe Água) é pavimentada, porém não tem acostamento e possui muitos remendos, requer bastante atenção. A viagem dura cerca de 30 minutos.

São Cristóvão - SE
Estrada Aracaju/São Cristóvão, conhecida como Rodovia João Bebe Água

O que visitar em São Cristóvão

Todo o centro histórico está concentrado na parte alta da cidade, e as atrações ficam pertinho uma da outra. Com uma caminhada, é possível conhecer todo o centro histórico, mas é importante se atentar ao horário de visitação das atrações.

São Cristóvão-SE

Estacionei o carro na Praça de São Francisco e procurei o Posto de Informações Turísticas, em busca de um mapa para facilitar a visita. Encontrei, mas estava fechado, então tive que ir andando e desvendando os pontos turísticos da cidade.

Praça de São Francisco

A Praça é um belo cartão de visita da cidade, geralmente o primeiro atrativo a ser visto pelos turistas, já que fica ao lado da ladeira que dá acesso ao centro histórico. Ampla, com calçada de pedra e cercada por prédios históricos, a Praça de São Francisco abriga o mais valioso conjunto arquitetônico de Sergipe, a Igreja e o Convento de São Francisco.

Praça de São Francisco, São Cristóvão - SE
Praça de São Francisco

Igreja e Convento de São Francisco

Fundado de 1693, a Igreja e o Convento de São Francisco são patrimônio mundial da Unesco desde 2010, sendo o único exemplar no Brasil erguido a partir das regras da Ordenações Filipinas (União Ibérica 1580-1640).

Infelizmente a Igreja e o Convento não são abertos à visitação, mas o museu que fica em anexo estava aberto. Através dele, consegui ver a igreja por dentro, muito bonita.

Igreja e Convento de São Francisco, São Cristóvão-SE
Igreja e Convento de São Francisco

Museu de Arte Sacra de Sergipe

Anexo à Igreja de São Francisco está o Museu de Arte Sacra de Sergipe, o terceiro mais importante do país nesta categoria. O museu foi criado para preservar o patrimônio sacro sergipano e possui um acervo com mais de 500 peças de arte sacra do século XVII ao XX.

A entrada custa R$5,00 e a visita é toda guiada, no meu caso por um simpático senhor, que explicou com clareza e objetividade todas as obras do museu. A visita ao museu é imperdível e ocorre das 10h às 16h, de terça à sexta-feira.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Datada do século XVIII, a igreja foi construída pelos jesuítas em estilo barroco. No acervo, imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nosso Senhor Jesus Cristo. As visitas acontecem das 10h às 16h.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, São Cristóvão-SE
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Santa Casa da Misericórdia

Datada do século XVII, o local abriga o Lar e Colégio Imaculada Conceição, oferecendo projetos de inclusão social. As irmãs desta congregação são as responsáveis pela fabricação dos briceletes de São Cristóvão, uma tradição passada pelas Freiras Beneditinas. Na internet, consta que o local está aberto diariamente das 8h às 17h para visitação, mas estava fechado às 9h30.

Santa Casa da Misericórdia

Casa do Folclore

Ao lado do Posto de Informações Turísticas, a Casa do Folclore é um ótimo local para conhecer melhor a cultura sergipana. Artesanato, roupas, festas típicas e personagens sergipanos podem ser conhecidos com uma visita ao local. Fui atendido por uma simpática senhora e pude conhecer melhor a história de diversos personagens típicos sergipanos, como o João Bebe Água, Dona Biu e Mestre Satu. Aberto diariamente, das 8h às 17h.

Casa do Folclore, São Cristóvão-SE
Casa do Folclore
Casa do Folclore, São Cristóvão-SE
Casa do Folclore

Igreja de Nossa Senhora do Amparo

Construída em 1690, esta igreja ficou fechada por 40 anos, mas recebeu uma restauração a partir de 1992, abrindo suas portas 4 anos mais tarde. A igreja possui importantes imagens da santa que leva seu nome, além de imagens de Nossa Senhora do Bom Sucesso e de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aberta diariamente, das 10h às 16h.

Igreja de Nossa Senhora do Amparo, São Cristóvão-SE
Igreja de Nossa Senhora do Amparo

Museu Histórico de Sergipe

Datado do século XIX, o Museu Histórico de Sergipe funciona em um Palácio Imperial, local onde Dom Pedro II se hospedou em 1860. No museu há exposição de cofres, peças de mobiliário, cadeiras feitas com ossos de baleia e diversas obras de artistas sergipanos. O museu funciona de terça à domingo, das 10h às 16h.

Museu Histórico de Sergipe, São Cristóvão-SE
Museu Histórico de Sergipe
Museu Histórico de Sergipe, São Cristóvão-SE
Museu Histórico de Sergipe

Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe

O museu foi criado no ano de 1969 funcionando em Aracaju, sendo transferido para São Cristóvão em 2012. O acervo possui diversas armas, fardamentos, equipamentos e documentos. A visita é guiada por um militar, a entrada é gratuita e o museu abre todos os dias, das 9h às 17h.

Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe
Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe

Conjunto Arquitetônico do Carmo

Formado pela Igreja Conventual, Igreja da Ordem Terceira e Convento do Carmo, o Conjunto Arquitetônico do Carmo é uma construção do início do século XVIII, em estilo barroco. Na Igreja da Ordem Terceira está o Museu dos Ex-Votos, com mais de 260 anos e acervo composto de peças que representam graças alcançadas.

 O acervo possui objetos feitos em madeira, barro, gesso, tecidos e fotografias para cumprir o pagamento de promessas. O Museu abre todos os dias, das 10h às 16h.

Conjunto Arquitetônico do Carmo, São Cristóvão-SE
Conjunto Arquitetônico do Carmo

Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória

Datada do início do século XVII, este é o mais antigo monumento da cidade, com armas dos reis da Espanha em sua fachada. Durante a invasão holandesa, a igreja foi incendiada e depois reconstruída mais de uma vez, mas preserva as imagens de Nossa Senhora da Vitória, São Cristóvão e Nossa Senhora da Conceição.

O altar é de madeira totalmente esculpido com a ponta de canivete. A igreja recebe missas todas as terças às 19h. Visitas de terça à sábado das 10h às 16h e domingos de 9h às 13h.

Igreja de Nossa Senhora da Vitória, São Cristóvão
Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Altar da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, São Cristóvão
Altar da Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Praça Getúlio Vargas (Matriz)

Bonita praça que abriga a Igreja Matriz e vale a pena visitar. Com diversos bancos em meio à sombra das árvores, coretos e jardins bem cuidados, a praça ainda abriga a Casa Paroquial e o Poder Municipal.

Praça Getúlio Vargas, Praça da Matriz, São Cristóvão-SE
Praça Getúlio Vargas

Casa da Queijada

Aproveite para provar a queijada, iguaria gastronômica portuguesa que é muito tradicional em São Cristóvão. O melhor lugar é na Casa da Queijada, localizada na Praça Getúlio Vargas, onde há também licores, cocadas, balas e biscoitos. A queijada mais parece uma broa com cocada em cima, e apesar do nome, não possui queijo.

Fui recebido pela Dona Marieta, uma simpática senhora que fabrica a queijada e os doces da Casa da Queijada. Ela me contou que a receita é de sua bisavó, que foi escrava e aprendeu a fabricar o doce na época da escravidão. A receita é guardada a sete chaves mas ela revela que os doces são feitos em forno de barro, que deixam o sabor do doce ainda mais especial.

Casa da Queijada
Este blogueiro com a simpática Dona Marieta, responsável pela produção dos doces da Casa da Queijada
Este blogueiro com a simpática Dona Marieta, responsável pela produção dos doces da Casa da Queijada

Dicas

Confira algumas dicas do blog para a sua visita à São Cristóvão:

-Tente chegar à cidade por volta de 9h, horário em que algumas atrações abrem;
-Use tênis confortável;
-Leve um boné ou chapéu para se proteger do sol;
-Use protetor solar;
-Leve uma garrafa de água para se hidratar;
-De uma passadinha no PIT (Informações Turísticas) e veja se há mapas;
-Não deixe de experimentar as queijadas.

São Cristóvão-SE

Viagem realizada em janeiro de 2017

Curta nossas redes sociais:
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed


+  Aracaju no Blog Meu Destino:

Saiba tudo sobre Aracaju
Roteiro de 3, 5 e 8 dias em AracajuOrla de Atalaia: A mais bonita do Brasil
Oceanário e Projeto TAMAR
Marinete do Forró
Cariri
Centro Histórico de Aracaju
Mirante da 13 de Julho
Teleférico de Aracaju
Praia do Mosqueiro:
Pôr do Sol de Aracaju
Croa do Goré
SUP Amigos (stand up paddle)
Praia de Aruana
Onde se hospedar em Aracaju
Onde comer em Aracaju
Delícias da Culinária Sergipana
Passeios nos arredores:
Parque dos Falcões
Praia do Saco
Mangue Seco
Cânion do Xingó
São Cristóvão
Boa Luz Hotel Fazenda
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!