Igreja do Bonfim, símbolo de fé e devoção em Salvador/BA

O santuário do padroeiro do estado recebe muitos devotos e turistas durante todo o ano e fica no alto de uma colina

A Igreja do Bonfim é um importante templo católico localizado em Salvador e recebe diversos devotos e turistas durante todo o ano. O Senhor do Bonfim é o padroeiro da Bahia e a devoção dos baianos por este santo chega a impressionar. A igreja é um dos locais mais importantes e mais visitados da capital baiana.

Onde fica?

A Igreja do Bonfim está localizada no alto de uma colina no Bairro Bonfim e fica de frente à Praça Senhor do Bonfim. Como eu estava hospedado em Itapuã, tive que atravessar quase toda a cidade, já que a igreja está na outra extremidade, cerca de 12km do Farol da Barra.

Fui com um GPS e o caminho foi meio confuso, mesmo com placas, já que os quarteirões são irregulares.

História da Igreja do Bonfim

Em 1669, foi erguida em Setúbal, Portugal, a Igreja do Senhor do Bonfim e a devoção a este santo ganhou forças quando Dom João V fez promessas pelo pai Dom Pedro II, que tinha problemas de saúde.

O capitão da marinha portuguesa Theodózio Faria fez uma promessa durante uma tempestade que, se sobrevivesse, traria para o Brasil as imagens de Senhos Jesus do Bonfim e Nossa Senhora da Guia. E cumpriu sua promessa em 1745, trazendo uma réplica. A partir daí, começou a ser construída e Igreja do Bonfim.

Em 1772, a igreja teve sua construção concluída, em estilo neoclássico com a fachada em rococó. O interior da igreja é rico em detalhes, com um belo afresco no teto.

Igreja do Bonfim
Igreja do Bonfim
Igreja do Bonfim
Igreja do Bonfim

igreja-senhor-do-bonfim-salvador-ba (10)

Tetto da Igreja do Bonfim
Tetto da Igreja do Bonfim

No segundo domingo de janeiro acontece a “Lavagem do Bonfim”, tradicional festa religiosa e uma das mais importantes do estado, onde as baianas percorrem cerca de 8km com água de cheiro e lavam as escadarias da igreja. A tradição ocorre desde o ano de 1754.

Outra tradição por lá são as fitinhas coloridas, amarrada pelos devotos e vendida em todos os cantos da cidade. A tradição existe há dois séculos e deve-se amarrar a fitinha no pulso, dando três nós, sendo que em cada nó, um pedido deve ser feito. Depois é esperar que a fitinha solte com o desgaste natural.

Na grade externa da igreja, você verá milhares dessas fitinhas coloridas, deixando o ambiente alegre, tipicamente baiano.

Fitinhas Coloridas
Fitinhas Coloridas

Em outubro de 1991, a Igreja do Bonfim recebeu a visita do Papa João Paulo II, que rezou aos pés do Senhor do Bonfim.

Como é a visita

Como Salvador possui atrações espalhadas pela cidade, vale a pena alugar um carro. Eu aluguei, e em apenas uma tarde eu conheci o Farol da Barra, o Mercado Modelo, O Elevador Lacerda, o Pelourinho e a Igreja Senhor do Bonfim. Todos ficam relativamente próximos e dá pra fazer tudo em um mesmo dia.

Fui em um dia de semana em baixa temporada e não tive problemas em encontrar vagas. O problema são os flanelinhas, que cobram R$5,00 para poder estacionar na rua.

Logo ao chegar na Praça, vários pedintes irão te oferecer as fitinhas falando que são gratuitas, mas depois irão pedir “uma ajudinha”. Farão de tudo para vender também obras de artesanato, chega a ser chato e deve-se tomar cuidado.

Na praça, há algumas marcações no chão, que indicam o local ideal para bater as fotos de frente à igreja, ajuda bastante.

A visita ao interior da igreja foi rápida e dá pra chegar bem próximo do altar, que é rico em detalhes, muito bonito.

Interior da Igreja do Bonfim
Interior da Igreja do Bonfim
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

Mesmo não sendo a igreja mais bonita de Salvador, vale a pena visitar a Igreja do Bonfim, pela sua importância e pela devoção do povo ao Senhor do Bonfim, padroeiro do estado da Bahia.

Igreja do Bonfim
Largo do Bonfim – Cidade Baixa
Salvador-BA
www.santuariosenhordobonfim.com

Viagem realizada em outubro de 2012


+ Salvador no Blog Meu Destino

O que fazer em Salvador
– Igreja do Bonfim
Pelourinho e Centro Histórico
Mercado Modelo
Hospedagem – Mar Brasil Hotel
Praias no arredores de Salvador


—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!