Museu da Gente Sergipana, cultura e interatividade em um só lugar!

O museu possui diversas obras interativas que contam um pouco da rica história do estado sergipano

Uma das obras interativas do Museu da Gente Sergipana

Um show de interatividade, uma grande imersão na cultura sergipana e uma estrutura fantástica para receber à todos. Prazer, apresento-lhes o Museu da Gente Sergipana. Confesso que fiquei por horas pensando como escrever sobre minha visita a este museu que me encheu os olhos, mas confesso, é impossível descrever aqui como realmente é a visita.

Este patrimônio do povo sergipano está instalado em um antigo casarão restaurado de 1926 e o responsável por toda essa parte artística e interativa é Marcello Dantas, também responsável pelas obras do moderno Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Festas tradicionais, comidas típicas, danças, personagens e artesanato, toda a cultura do povo sergipano é mostrada através das obras interativas, com tecnologia de ponta.

Museu da Gente Sergipana
Museu da Gente Sergipana

museu-da-gente-sergipana-aracaju-se (5)

O Museu foi vencedor de diversos prêmios, entre eles, “Atração do Ano” pelo Guia Quatro Rodas e “O melhor da arquitetura”, prêmio promovido pela Editora Abril.

Tanta tecnologia e inovação e você já começa a pensar que deve ser uma fortuna visitar este museu né?  Pois é aí que você se engana: É GRATUITO! Quer mais um bom motivo? Os guias que acompanham os visitantes são super simpáticos e fazem o passeio ser “um programão” para toda a família.

Como chegar

O Museu fica no centro de Aracaju, a 3 quadras da Ponte do Imperador na Avenida que fica à beira mar. O local possui estacionamento para dezenas de veículos.

Estátua de Zé Peixe, um dos importantes personagens da cidade de Aracaju
Estátua de Zé Peixe, um dos importantes personagens da cidade de Aracaju

Como é a visita ao Museu da Gente Sergipana

Não dá pra falar muita coisa sobre a visita pois o mais legal é interagir e se surpreender com as obras e se eu falar muito, vai estragar a surpresa. Quero ver todos se surpreendendo como eu, já que não havia lido quase nada sobre o museu. Combinado?  😕

O casarão onde o museu está instalado é a primeira atração do lugar. Após abrigar por 43 anos o Colégio Atheneu Dom Pedro II e ser sede de várias instituições e órgãos públicos, o prédio histórico foi totalmente restaurado, preservando sua arquitetura original.

Casarão reformado de 1926, onde está instalado o museu
Casarão reformado de 1926, onde está instalado o museu

Logo ao chegar, eu e os blogueiros do Projeto #BlogueirosEmAracaju assistimos à um vídeo que, em poucos minutos, mostra a diversidade cultural do estado através das danças, da culinária, dos costumes, das festas típicas e dos personagens ilustres.

Pequeno auditório dentro do museu, onde o visitante assiste à um vídeo sobre os costumes, festas e personagens de Sergipe
Pequeno auditório dentro do museu, onde o visitante assiste à um vídeo sobre os costumes, festas e personagens de Sergipe

O “Josevende” é um vendedor virtual da feira sergipana, um personagem que faz de tudo para vender os produtos da sua banca, que fica ao lado. O visitante interage com o personagem através de um microfone.

Thiago do blog Vida de Turista interagindo com o Josevende
Thiago do blog Vida de Turista interagindo com o Josevende
Barraca de produtos do Josevende
Barraca de produtos do Josevende

Em outra atração, é mostrado um prato típico do estado e o visitante deve selecionar os ingredientes que compõem aquela receita. Gestos com a mão levam os ingredientes até o centro, se a escolha estiver errada, o ingrediente volta ao local de origem.

Selecione os ingredientes e veja se a receita vai ser aprovada
Selecione os ingredientes e veja se a receita vai ser aprovada

O “carrosel”, uma das tradições da época, pode ser relembrado como se estivesse localizado nas praças da cidade. Através das imagens projetadas ao redor, dá pra se sentir em um carrosel na época, com perfeitos detalhes das praças.

Carrosel
Carrosel

Personagens importantes como Lampião e Bispo do Rosário relatam suas histórias em projeções virtuais, sendo possível ouví-las com fones de ouvido.

Um barco interativo leva os visitantes a conhecerem a fauna típica do estado, através das imagens projetadas nas laterais, como se estivesse navegando pelo rio. Dá pra conhecer Xingó através das imagens.

Barco interativo
Barco interativo

Um jogo da memória com diversas imagens da cultura sergipana ensina os visitantes algumas músicas e poemas, uma ótima forma de aprender sobre as festas regionais e se divertir ao mesmo tempo.

Jogo da memória cultural
Jogo da memória cultural

E como o passeio é todo divertido, o final não poderia ser diferente. Nas cabines de repente e cordel, o visitante se diverte criando rimas no improviso e recitando literatura de cordel. O resultado pode ser publicado no canal do Youtube do museu.

Cabine de Repente
Cabine de Repente

Tem váááárias outras obras no museu, não deixe de visitar, vale muito a pena e não custa lembrar, é gratuito!

Nos fundos do museu há um restaurante e lanchonete, o Café da Gente. O local parece bastante agradável, mas infelizmente o roteiro estava cheio e com atraso, não passei por lá.

museu-da-gente-sergipana-aracaju-se (10)

museu-da-gente-sergipana-aracaju-se (7) museu-da-gente-sergipana-aracaju-se (9)

Mídiateca
Mídiateca

museu-da-gente-sergipana-aracaju-se (15) museu-da-gente-sergipana-aracaju-se (19)

Quando visitar

O Museu da Gente Sergipana funciona de terça à sexta feira, de 10h às 16h, sábado domingo e feriado, de 10h às 15h, não abrindo às segundas. A entrada no museu e o estacionamento são gratuitos.

A bela e preservada arquitetura do prédio histórico que abriga o Museu da Gente Sergipana
A bela e preservada arquitetura do prédio histórico que abriga o Museu da Gente Sergipana

Dica: reserve um bom tempo para curtir com calma as atrações do museu, mínimo de 2 horas.

Museu da Gente Sergipana
Av. Ivo do Prado, 398 – Centro
Aracaju/SE
Telefone: (79) 3218-1551
www.museudagentesergipana.com.br

Viagem realizada em abril de 2016

Curta nossas redes sociais:
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed


+  Aracaju no Blog Meu Destino:

Saiba tudo sobre Aracaju
Roteiro de 3, 5 e 8 dias em AracajuOrla de Atalaia: A mais bonita do Brasil
Oceanário e Projeto TAMAR
Marinete do Forró
Cariri
Centro Histórico de Aracaju
Mirante da 13 de Julho
Teleférico de Aracaju
Praia do Mosqueiro:
Pôr do Sol de Aracaju
Croa do Goré
SUP Amigos (stand up paddle)
Praia de Aruana
Onde se hospedar em Aracaju
Onde comer em Aracaju
Delícias da Culinária Sergipana
Passeios nos arredores:
Parque dos Falcões
Praia do Saco
Mangue Seco
Cânion do Xingó
São Cristóvão
Boa Luz Hotel Fazenda

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016
Realização:
Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

André Morato
Nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais, onde moro atualmente. Sou solteiro, colunista, blogueiro, viajante, designer gráfico, agente de turismo... (Oferecimento: Bombril. 1001 utilidades!). Apaixonado por viagens e por fotografia. Viajei para vários lugares no Brasil e no mundo mas confesso, tem muita coisa que ainda quero conhecer. Criador e editor deste blog. Saiba mais...

Comente!