Cachoeira do Gato na Praia de Castelhanos, Ilhabela-SP

A mais alta e mais bonita cachoeira de Ilhabela é acessível por trilha a partir da Praia de Castelhanos

A Cachoeira do Gato é uma das atrações da Praia de Castelhanos, em Ilhabela/SP. Através de uma trilha, é possível chegar até esta linda cachoeira, que possui uma enorme queda.

Como chegar

Ilhabela como o próprio nome diz é uma ilha que fica próxima à cidade de São Sebastião, no estado de São Paulo. Para chegar lá, somente através de balsa e os detalhes desta travessia, eu explico neste post.

A Cachoeira do Gato fica na Praia de Castelhanos, no lado leste de Ilhabela e para chegar até a praia, somente por barco ou veículos 4×4. Para saber como ir até a Praia de Castelhanos, acesse o post que conta todos os detalhes da ida até lá.

O início da trilha que leva até a cachoeira fica no lado esquerdo da praia. Se tiver reservado um tour de jipe até a Praia de Castelhanos, verifique se o passeio inclui a ida até o início da trilha.

Canto esquerdo da Praia de Castelhanos, onde se inicia a trilha para a Cachoeira do Gato
Canto esquerdo da Praia de Castelhanos, onde se inicia a trilha para a Cachoeira do Gato
Praia de Castelhanos
Praia de Castelhanos

Percorrendo a trilha…

A maior cachoeira de Ilhabela é um passeio imperdível. Siga para o lado esquerdo da praia, onde há algumas mesas sobre as areias e uma pequena venda. Ali se inicia a trilha.

Canto esquerdo da Praia de Castelhanos, também conhecido como Praia do Gato
Canto esquerdo da Praia de Castelhanos, também conhecido como Praia do Gato

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (5)

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (2)

A trilha é considerada de nível leve e bem demarcada, porém, mesmo assim, recomendamos ir com um guia. São 2km pra ir e 2km pra voltar, gastando em média 45 minutos para cada percurso.

Como havia chovido nos dois dias anteriores à minha ida até a Praia de Castelhanos, a trilha estava “daquele jeito”, com muita lama e escorregadia. O melhor a se fazer é ir de tênis ou sapato fechado para percorrer a trilha e não correr o risco de se machucar.

Não se esqueça do repelente em creme!

Início da Trilha do Gato
Início da Trilha do Gato

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (23)

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (22)

Há alguns trechos com obstáculos, como árvores caídas e degraus naturais, além de pontes para atravessar locais onde a água passa. Há ainda uma charmosa ponte pênsil de madeira, que passa sobre um pequeno rio com águas cristalinas em meio ao verde da mata atlântica, que é muito bonita e vale alguns cliques.

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (18)

Ponte pênsil de madeira na Trilha do Gato
Ponte pênsil de madeira na Trilha do Gato

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (19)

Cachoeira do Gato

Chegando na cachoeira, há uma pequena ponte de madeira para facilitar o acesso às quedas. A Cachoeira do Gato possui cerca de 50 metros de altura e a água cai sobre um poço, formando uma piscina natural ótima para banho.

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (17)

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (16)

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (12)

Assim que cheguei, não pensei duas vezes e corri logo para debaixo das enormes quedas da cachoeira e tomei um bom banho. O local possui muitas pedras dentro da água, é necessário tomar bastante cuidado para não se machucar.

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (10)

Para chegar até as quedas, há um pequeno degrau natural formado pelas pedras e é necessário passar no canto direito pois logo ao lado há uma correnteza que leva a outra queda, de cerca de 15 metros.

Há um pequeno degrau natural por onde as pessoas descem, para ter acesso às quedas
Há um pequeno degrau natural por onde as pessoas descem, para ter acesso às quedas

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (11)

Pra se ter ideia da altura do local onde se localiza e do tamanho das quedas, a Cachoeira do Gato pode ser vista do mar, pelos barcos que passam pela Baía de Castelhanos.

Curta bastante a maior e mais bela cachoeira de Ilhabela. Retorne pelo mesmo caminho da ida. Se tiver ido por conta própria até a Praia de Castelhanos, procure ir na cachoeira nos horários entre 13h e 16h, é quando os guias estão por lá levando os grupos.

Vale a pena ir?

No post sobre o passeio à Castelhanos, há uma reflexão sobre a ida à Cachoeira do Gato. O passeio faz parte de um pacote que leva o turista à Praia de Castelhanos bem como à cachoeira. Se optar por ir à cachoeira, resta pouco tempo para a praia. Se optar somente pela praia, perde uma ótima atração que é esta belíssima cachoeira.

Quando eu fui, fiquei cerca de 30 minutos na cachoeira, 1h20 na praia e o restante do tempo, na estrada, indo pra Castelhanos ou na trilha para a cachoeira. Como eu não sou de ficar muito tempo na água, optei por ir na cachoeira, e não me arrependi.

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (20)

cachoeira-do-gato-praia-de-castelhanos-ilhabela-sp (3)

No meu caso valeu muito a pena, mesmo tendo ficado pouco tempo na praia. Se você gosta de trilhas, cachoeiras e contato com a natureza, não deixe de fazer este passeio.

Viagem realizada em janeiro de 2016

—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed


+  Ilhabela no Blog Meu Destino:

Saiba Tudo Sobre Ilhabela
As melhores praias
Dicas para fugir da fila da balsa
Centro Histórico (Vila)
Mergulho na Ilha das Cabras
Praia de Castelhanos
- Como chegar / O que fazer
- Cachoeira do Gato
Hospedagem
- Ilha Deck Hotel
Gastronomia
- Ilha Deck Bar e Restaurante - Pizzabela
- Creperia Nareia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!