Santuário Nacional de Aparecida, maior templo mariano do mundo

Com diversas atrações para toda a família, o Santuário Nacional é um local de paz e adoração

O Santuário Nacional de Aparecida é o maior templo mariano e o terceiro maior templo católico do mundo, recebendo milhões de visitantes todos os anos na cidade de Aparecida/SP.

Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida localiza-se no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo e recebe todo ano cerca de 12 milhões de fiéis em busca de momentos de fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

O Santuário é enorme, possui diversas atrações para toda a família em dezenas de ambientes e abriga a imagem original de Nossa Senhora Aparecida. Com o lema “acolher bem também é evangelizar”, o Santuário Nacional de Aparecida faz jus ao lema, com uma excelente estrutura para receber os fiéis com conforto e qualidade.

Santuário Nacional de Aparecida
Santuário Nacional de Aparecida
Vista panorâmica da Basílica
Vista panorâmica da Basílica
Placas são encontradas em todo o complexo para auxiliar os fiéis
Placas são encontradas em todo o complexo para auxiliar os fiéis

santuario-nacional-aparecida-basilica-nova-sp (11)

O Santuário possui 33 missionários redentoristas e mais de 1500 funcionários para acolher os romeiros, em uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, com quase 143 mil metros quadrados de área construída.

A área específica da Basílica possui diversos pavimentos como a Cúpula Central, as Capelas da Ressureição e do Batismo, além da Torre Brasília. Fazem parte do complexo turístico religioso o Morro do Cruzeiro, o Porto Itaguassu, a Basílica Velha e o Morro do Presépio.

Interior da Basílica
Interior da Basílica
Interior da Basílica
Interior da Basílica

Três Papas visitaram o Santuário Nacional de Aparecida: João Paulo II em 1980, Bento XVI em 2007 e o Papa Francisco em 2013.

História da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

No ano de 1717 três pescadores saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Chegando ao Porto Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Ao jogarem novamente a rede, pescaram a cabeça da mesma imagem que, juntas, eram a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença de Deus naquele singular evento.

santuario-nacional-aparecida-basilica-nova-sp (15)

Por assim ter aparecido, a imagem recebeu o nome de “Aparecida” e outros milagres aconteceram como as velas que se acenderam sozinhas, as correntes do escravo que se soltaram, entre outras.

História da Construção da Basílica

Em 10 de setembro de 1946 foi lançada a sua pedra fundamental, e o serviço de terraplanagem deu-se a partir de 1952 com a construção efetiva iniciada em 1955.

A primeira missa no local aconteceu em 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 1959. Em 1982, aconteceu a transladação a imagem original de Nossa Senhora Aparecida que estava na Basílica Velha para o Santuário Nacional.

santuario-nacional-aparecida-basilica-nova-sp (13)

Santuário Nacional visto do alto da Passarela da Fé
Santuário Nacional visto do alto da Passarela da Fé

Em 2017, será celebrado o grande jubileu dos 300 anos de encontro da Imagem de Aparecida, ano onde serão concluídas as obras internas do Santuário.

Estrutura do Santuário

A grandiosidade do Santuário Nacional de Aparecida está presente em cada detalhe de sua estrutura. A Torre Brasília, a cúpula central, a suntuosa Passarela da Fé e os bondinhos aéreos que ligam o santuário ao Morro do Cruzeiro são apenas um aperitivo da grandiosa estrutura do Santuário.

Bondinhos Aéreos
Bondinhos Aéreos

A acolhida aos peregrinos que chegam de todas as partes do mundo é possível graças ao estacionamento do Santuário, com capacidade para 6 mil veículos de passeio, 4 mil ônibus além de vagas para motos e bicicletas. Já a parte interna da basílica comporta até 45 mil pessoas ao redor do altar central.

Vista panorâmica do estacionamento
Vista panorâmica do estacionamento

O novíssimo Hotel Rainha do Brasil pertence ao Santuário Nacional e também possui ótima estrutura para acolher os fiéis. O hotel está localizado no complexo Cidade do Romeiro, onde também há lojas e praça de alimentação.

Hotel Rainha do Brasil
Hotel Rainha do Brasil

O Centro de Apoio ao Romeiro possui mais de 380 lojas e uma grande praça de alimentação para acolher os peregrinos.

Centro de Apoio ao Romeiro
Centro de Apoio ao Romeiro
Praça de alimentação do Centro de Apoio ao Romeiro
Praça de alimentação do Centro de Apoio ao Romeiro

Todos os locais a serem visitados dentro do complexo do Santuário Nacional serão detalhados no post “O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida”.

Este blogueiro durante visita ao Santuário Nacional
Este blogueiro durante visita ao Santuário Nacional

Santuário Nacional de Aparecida
Avenida Doutor Júlio Prestes s/n
Ponte Alta – Aparecida/SP
(12) 3104-1000 / 0300 210 1210
www.a12.com/santuario-nacional

Viagem realizada em outubro de 2015


+ Aparecida no Blog Meu Destino

Santuário Nacional de Aparecida
– O que fazer no Santuário Nacional
– Bondinho Aparecida (Teleférico)
Basílica Velha de Aparecida (Matriz)
Hospedagem – Hotel Rainha do Brasil


—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!