A badalada Praia de Pipa, litoral sul de Natal

Com rica vida noturna, Pipa possui belas praias e charmosas pousadas

Pipa é uma badalada praia no litoral sul do Rio Grande do Norte, no município de Tibau do Sul, muito procurada por turistas brasileiros e estrangeiros devido ás suas belezas.

Praia de Pipa

Localizada a 85km da capital Natal, Pipa possui inúmeras atrações de lazer, esportes radicais, gastronomia local e internacional além de atrações noturnas. Todos estes ingredientes fazem de Pipa a praia mais internacional do estado.

Pipa recebe este nome pelo fato dos portugueses ao passarem de navio avistaram uma pedra que se parece com uma pipa. Aquela pequena vila de pescadores hoje se tornou uma referência no estado recebendo turistas do mundo inteiro.

praia_pipa_tibau_do_sul_atrações_gastronomia_noturna (4)

praia_pipa_tibau_do_sul_atrações_gastronomia_noturna (20)

Como Chegar

Para chegar até a Praia de Pipa de carro, siga pela BR 101, passando por Parnamirim, São José de Mipibú e Goianinha, onde há uma estrada que leva até Pipa. Há também outras opções como táxi, ou ônibus saindo da rodoviária de Natal.

Onde ficar

Pipa possui várias opções de hospedagem e você pode optar por hotéis confortáveis, pousadas e albergues. Para os que gostam de agito, opte por hospedagens próximos à Rua Principal. Dê uma olhada em algumas opções no Booking.

A nossa indicação é a Pousada Tartaruga que fica na rua principal. A pousada possui chalés e flat´s com vista mar, todas com camas king size, TV e ar condicionado.

Pousada Tartaruga. Fonte: Pousada Tartaruga
Pousada Tartaruga. Fonte: Pousada Tartaruga
Pousada Tartaruga. Fonte: Pousada Tartaruga
Pousada Tartaruga. Fonte: Pousada Tartaruga

As praias

Apesar do distrito receber o nome de Praia de Pipa, não há nenhuma praia com este nome.

Tibau do Sul: possui águas calmas graças a uma barreira de pedras que quebra as ondas, sendo ótima para banho. Possui boa estrutura de barracas para atender os visitantes.

praia_pipa_tibau_do_sul_atrações_gastronomia_noturna (11)

praia_pipa_tibau_do_sul_atrações_gastronomia_noturna (14)

Praia do Madeiro: Considero a mais bonita graças as belíssimas falésias. Possui águas calmas, boas para banho e de vez em quando os golfinhos dão o ar da graça por lá.

Praia do Madeiro
Praia do Madeiro

praia_pipa_tibau_do_sul_atrações_gastronomia_noturna (18)

praia_pipa_tibau_do_sul_atrações_gastronomia_noturna (19)

Praia do Centro: É a mais movimentada de Pipa com diversas barracas. A maré baixa forma algumas piscinas naturais, ótimas para banho. Nela também há uma imagem de São Sebastião, padroeiro da Pipa, que fica dentro d´água. Nas ruas da Praia do Centro há várias lojas de artesanato, restaurantes, sorveterias e outros tipos de comércio.

Praia do Centro
Praia do Centro

praia_pipa_tibau_do_sul_atrações_gastronomia_noturna (3)

Praia do Amor: Nesta praia está o “Chapadão”, nome dado às lindas falésias do local. O nome Praia do Amor se deve ao fato das piscinas naturais em formato de coração.

praia_pipa_tibau_do_sul_atrações_gastronomia_noturna (7)

Sibaúma: A atração principal desta praia é o encontro do rio Catú com o mar, desenhando um lindo cenário.

Praia de Cacimbinha: Ideal para praticantes de esportes náuticos devido aos fortes ventos. Possui lindas falésias e um mirante natural onde pode-se registrar lindas fotos. Possui fortes ondas, não sendo ideal para banho.

Cacimbinhas
Cacimbinha
Mirante Natural
Mirante Natural

Baía dos Golfinhos: O acesso é feito pela Praia do Centro e é possível nadar com os golfinhos em volta.

Parada para mergulho durante passeio de barco na Baía dos Golfinhos.
Parada para mergulho durante passeio de barco na Baía dos Golfinhos.

Praia das Minas: É uma praia deserta e ponto de desova das Tartarugas Marinhas, sendo monitorada pelo Projeto TAMAR.

As atrações

Santuário Ecológico de Pipa: Logo na entrada de Pipa está o Santuário Ecológico, uma propriedade particular que pode ser visitada por todos os turistas e até grupos escolares. O local possui 14 trilhas onde é possível conhecer a mata e comtemplar algumas praias e falésias. No Santuário Ecológico há uma base no Projeto TAMAR, de preservação das tartarugas marinhas.

Santuário Ecológico de Pipa. Fonte: Canindé Soares/UOL
Santuário Ecológico de Pipa. Fonte: Canindé Soares/UOL

Buggy: Existem algumas opções de roteiros para os passeio de buggy. Há um que vai até a Barra de Cunhaú, passando pela Praia do Amor, Praia das Minas, Sibaúma e Baía dos Golfinhos. O outro roteiro vai até Tabatinga, podendo se estender até o Cajueiro de Pirangi e passa pelas praias do Madeiro, Cacimbinhas Lagoa de Guaraíras e Lagoa de Arituba. Reserve seu passeio apenas com bugueiros credenciados pela Associação local.

Tabatinga
Tabatinga
Tabatinga
Tabatinga
Lagoa de Arituba
Lagoa de Arituba

Barco: O passeio mais procurado pelos turistas. Parte da Praia do Centro e tem duração de 1h30 e com parada para banho na Baía dos Golfinhos. O passeio ainda passa pela Praia do Amor e Praia do Madeiro. Recomendamos a empresa Mar Azul para realizar o passeio.

Passeio de barco
Passeio de barco

Arvorismo e Tirolesa: O Arvorismo é feito nas copas das árvores em uma trilha com toda a segurança necessária. São 10 estações ao todo com até 12 metros de altura e na última, o término da atividade se dá com uma tirolesa de 300 metros com uma linda vista para a Praia do Madeiro. O passeio é realizado pela empresa Pipa Aventura.

Arvorismo. Fonte: Pipa Aventura
Arvorismo. Fonte: Pipa Aventura

Além destas atrações, existem várias outras como Passeios de Caiaque, Passeio 4×4, Escola de Surf, Quadriciclo entre outros. Confira outros passeios aqui.

Gastronomia e Vida Noturna

Para aqueles que gostam de variedade Pipa não deixa nada a desejar em Gastronomia. Na vila existem inúmeros opções de restaurantes onde é possível encontrar cozinha nordestina e cozinha internacional.

O Restaurante Pipa Café é muito aconchegante, possui uma belíssima vista, boas opções de pratos e preço justo. O atendimento também merece destaque. Outra boa opção é o Restaurante Tapas que tem como carro chefe o Atum com crosta de Gergelim. O restaurante é rústico, o atendimento é bastante elogiado e o acesso ao local é próximo a rua principal.

Restaurante Tapas. Fonte: Pipa.com.br
Restaurante Tapas. Fonte: Pipa.com.br

Pipa possui uma agitada vida noturna. A Boate dos Calangos é a mais famosa atração noturna de Pipa, que há mais de 15 anos abre suas portas. A programação é bem variada e o local funciona de quinta à domingo. Há também opções de barzinhos como o Oz Music Bar (eletrônica) e o Boobalai (rock´n´roll) localizados na Avenida Baía dos Golfinhos.

Viagem realizada em março de 2011


+ Natal e arredores no Blog Meu Destino

O que fazer em Natal e arredores
Cajueiro de Pirangi (maior cajueiro do mundo)
– Praia de Pipa
Punaú
Mergulho em Maracajaú


—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente!