O que fazer em São João Del Rei – MG

Com um belo e conservado centro histórico, a cidade se destaca pelas belas igrejas que possui

Fundada no final do século XVII, São João Del Rei é uma importante cidade de Minas Gerais e pertence ao Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. A cidade é conhecida como “Terra onde os sinos falam” pois, pelo toque do sino, os moradores sabem o que se passa na cidade, se haverá procissão, onde será a missa e quem será o celebrante. A cidade é terra natal de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e de Tancredo Neves, ex-presidente do Brasil.

História de São João Del Rei

Graças ao ouro, a pecuária e a agricultura, a vila, que já recebia o nome de São João Del Rei, se elevou à categoria de cidade, participando de importantes decisões e inclusive participando das revoluções de 1930 e 1964.

Ruas de Pedra de São João Del Rei
Ruas de Pedra de São João Del Rei

sao_joao_del_rei_mg (2)

Como chegar

São João Del Rei fica a 220km de Belo Horizonte e para chegar até lá à partir da capital mineira, siga a BR 040 até a cidade de Congonhas, no primeiro trevo após a cidade, vire à direita sentido São Brás do Suaçuí. Se preferir pode seguir pela BR 040 até Barbacena, entrar na cidade e seguir até a BR 265 (há placas na cidade).

Hospedagem

Recomendamos se hospedar no Garden Hill Small Resort, que fica na entrada de São João Del Rei. O resort é muito confortável e possui um campo de golfe em suas dependências.

garden_hill_small_resort_sao_joao_del_rei_mg-22

Campo de golfe do Gardel Hill
Campo de golfe do Gardel Hill

Igreja São Francisco de Assis

A Igreja São Francisco de Assis fica na belíssima Praça Frei Orlando cercada por palmeiras imperiais. Esta igreja é um dos marcos na arquitetura colonial mineira e um dos mais belos atrativos da cidade.

A construção desta igreja teve início em 1774, uma obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No fundo desta igreja está o Cemitério da Ordem Terceira, onde foi sepultado em 1985 o ex-presidente Tancredo Neves.

No interior da igreja, há um conjunto de talhas na capela-mor representando a Santíssima Trindade e seis altares. Nas paredes laterais, pinturas representam a Traição de Judas e a Santa Ceia. A igreja fica aberta diariamente.

Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis

igreja_sao_francisco_de_assis_sao_joao_del_rei_mg (2)

Bem ao lado da Igreja São Francisco de Assis está a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) onde há um exemplar de Pau Brasil.

pau_brasil__sao_joao_del_rei_mg
Exemplar de Pau Brasil na UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei)

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

A Igreja de Nossa Senhora do Pilar teve sua construção iniciada em 1721 em substituição a uma antiga capela, incendiada durante a Guerra dos Emboabas.

O interior da igreja é belíssimo com várias obras em talha e pinturas barrocas. A Igreja fica na Rua Getúlio Vargas e fica aberta diariamente.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

catedral_nossa_senhora_pilar_sao_joao_del_rei_mg (2)

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

A igreja de Nossa Senhora das Mercês foi reconstruída em 1877, de cantaria de pedra revestida, substituindo uma antiga capela já existente no local, datada de 1751.

O altar-mor possui uma belíssima imagem da padroeira, que atrai vários fiéis durante a festa da santa. A igreja fica na Praça D. Pedro II e fica aberta diariamente.

Igreja Nossa Senhora das Mercês
Igreja Nossa Senhora das Mercês

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Construída a partir de 1733, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo traz inovações do estilo: A portada com elementos escultórios e as torres octogonais recuadas. O interior desta igreja apresenta obras em talha com a cor branca predominando, diferente do douramento encontrado nas outras igrejas.

Há também um bonito portão de ferro forjado ao lado da igreja. A igreja fica no Largo do Carmo e fica aberta diariamente.

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga construção religiosa de São João Del Rei, iniciada em 1719 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos.

Em 1936, a fachada que possuía apenas uma torre que ameaçava cair foi modificada, construindo-se mais duas torres.

No altar-mor, há uma belíssima imagem de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja fica na Praça Embaixador Gastão da Cunha e fica aberta de terça à domingo na parte da manhã.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário

Memorial Tancredo Neves

O Memorial Tancredo Neves está localizado ao lado da Ponte do Rosário na Rua Padre José Maria Xavier e possui nove salas de exposição que reconstituem toda a vida do ex-presidente, desde sua infância até a sua morte em 1985.

É possível, ouvir alguns discursos, ver imagens, fotos, matérias em jornais, objetos da campanha para presidente, e há uma sala onde todos os objetos usados por Tancredo em sua sala da presidência foram preservados. O museu abre de sexta à domingo e aos feriados.

Memorial Tancredo Neves
Memorial Tancredo Neves
Ponte do Rosário
Ponte do Rosário
Foto Jacú: Conversa com Tancredo Neves
Foto Jacú: Conversa com Tancredo Neves
Memorial Tancredo Neves
Memorial Tancredo Neves

Morro do Cristo

O Morro do Cristo possui uma belíssima vista para a cidade de São João Del Rei e há uma grande área aberta ao público com parquinho. Porém esta área está abandonada e o acesso até o Morro não é dos mais seguros. Para os que quiserem uma vista do alto da cidade vale a pena ir até lá mas é só isso que irá encontrar por lá.

Morro do Cristo
Morro do Cristo

Gastronomia

Brics Butiquim Cultural

Uma opção noturna é o Brics Butiquim Cultural, que fica no Centro Histórico de São João Del Rei. O bar fica em um casarão antigo e possui alguns ambientes. Sempre com boa música, o Brics possui um ótimo atendimento, ambiente agradável, e cardápio com ênfase na comida mineira.

Brics Butiquim Cultural
Brics Butiquim Cultural

brics_sao_joao_del_rei_mg

Restaurante Villeiros

O Restaurante Villeiros fica próximo à Igreja de São Francisco de Assis no Centro Histórico, e trabalha com buffet à quilo. Muito aconchegante, o restaurante funciona em um antigo casarão.

Dicas

A cidade possui vários outros atrativos turísticos e recomendamos contratar um guia.
Para caminhar pela cidade use roupas leves e sapatos confortáveis. As ruas possuem calçamento de pedra. Salto alto, jamais!
Colabore com a limpeza da cidade, jogue lixo no lixo.
Bom passeio!

Viagem realizada em outubro de 2013


+ Bichinho e arredores no Blog Meu Destino

São João Del Rei
Garden Hill Small Resort (Hospedagem)
– O que fazer em São João Del Rei
Restaurante Villeiros
Bichinho
Museu do Automóvel da Estrada Real
Visita ao Alambique Velho Ferreira
Saiba o que visitar no distrito de Bichinho
Tiradentes

Desvendando o Centro Histórico de Tiradentes
Hospedagem – Pousada 21 de Abril (econômica)
Onde comer em Tiradentes
– Bar do Celso – Comida gostosa e barata em Tiradentes
– Jantar no Restaurante Atrás da Matriz
– Doce de Leite do Bolota
– Restaurante Estalagem do Sabor
– Chico Doceiro – o delicioso doce caseiro em Tiradentes
– Hambúrguer do Zé
Santa Cruz de Minas
Cachoeira do Bom Despacho


—————Curta nossas redes sociais—————
Facebook – Twitter – Instagram – Youtube – Flickr – Feed

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!!!

    Linda as igrejas… tenho uma dúvida… você conseguiu entrar e fotografar o interior das igrejas de boa??
    Porque já me disseram que é proibido…
    Abraço!!

    • Olá Ricardo.
      Em São João Del Rei a grande maioria das igrejas permite fotografar por dentro da mesma, mas sempre pergunte antes de fotografar, nem todas permitem.

  2. Olá boa tarde, estou em BH e gostaria de visitar Ouro Preto e aproveitar p visitar o memorial de TANCREDO NEVES, os lugares são próximos, consigo visitar em 1 dia?
    Obrigado pelo retorno.

    • Olá Edilamar!
      Ouro Preto está a 163Km de São João Del Rei, cidade onde está o Memorial Tancredo Neves. A visita ao memorial é bem rápida, creio que em 40 minutos você consegue curtir todo o memorial. A questão que pesa no roteiro é Ouro Preto e o memorial no mesmo dia, acho que fica bem corrido pois Ouro Preto exige um tempo maior para que possa curtir as várias igrejas, museus e outras atrações da cidade. Acho bem improvável conhecer Ouro Preto e São João Del Rei em um mesmo dia, mas claro, tudo depende do seu roteiro.

Comente!